Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Arte urbana ocupará cidades da Região Serrana na 13ª edição do Festival Sesc de Inverno 2014

SESC RIO
A arte urbana invade a serra carioca na 13 ª edição do Festival Sesc de Inverno de 26 de julho a 10 de agosto. Para dar um gostinho do que será o festival - que terá shows, espetáculos teatrais, exposições e muito mais-, os grafiteiros Airá Crespo e Rafo Castro, com mais sete artistas visuais, dentre eles, vários de reconhecimento internacional, fizeram imensos painéis nas unidades do Sesc em Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. As atrações do evento vão ocupar as ruas e paredes das cidades e 80% de toda a programação será gratuita. Para Airá Crespo, que assina com mais três grafiteiros o painel do Sesc Quitandinha e faz diversas exposições no Sesc há exatos 10 anos, a iniciativa é muito vanguarda. “Levar este estilo para a região serrana é enriquecedor para o público”, diz. Já para o designer e grafiteiro Rafo Castro, o painel grafitado em Teresópolis parece ter sido produzido em 3D. “O Sesc me surpreende por sempre topar as ideias dos artistas sem fazer restrições”, afirma.

Arte urbana ocupará cidades da Região Serrana na 13ª edição do Festival Sesc de Inverno

O Festival Sesc de Inverno, maior evento cultural da Serra Fluminense, se inspira, em sua 13ª edição, no tema “Arte de Rua”. Com o festival, que acontece entre 26 de julho e 10 de agosto, o Sesc ocupa, com arte urbana, as ruas e construções das três maiores cidades da região, Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Ou seja, a expressão artística mais representativa das metrópoles estará presente em cada canto destes municípios. E 80% das atividades do Festival Sesc de Inverno serão gratuitas, realizadas em espaços públicos, visando a maior proximidade e interatividade com as plateias. Para dar um gostinho do que vem por aí, o público já pode apreciar três belos painéis inéditos, feitos exclusivamente para o evento, que acabam de ser instalados no Sesc Quitandinha, no Sesc Teresópolis e no Sesc Nova Friburgo.

Uma prévia sobre arte de rua com a ação cultural “Painéis temáticos para o Festival de Inverno 2014”, espaço de experimentação e conexão coletiva de diversos grafiteiros em três painéis – um em cada unidade do Sesc nas cidades da Região Serrana. Cada painel possui a dimensão de 8,80 m x 3,20 m e está disponível à visitação pública e gratuita. Enquanto eram grafitados, os painéis foram filmados por três videoartistas – um em cada cidade. Cada videoartista criou dois formatos diferentes de vídeos sobre o trabalho dos grafiteiros. Depois, realizaram a edição e finalização dos vídeos com edições diversas, somando seis videoartes – dois em cada cidade -, o que possibilitou ao processo uma visão artística durante a confecção de outra obra. Ou seja, a arte gerando um segundo processo artístico, que também fará parte da programação do Festival Sesc de Inverno. Vale a visita para contemplar o trabalho artístico em cada município (fotos em anexo).

- É fundamental para mostrar a revitalização das cidades através da arte. No meu caso, comecei a grafitar após a tragédia em que morreram centenas de pessoas em Friburgo com os deslizamentos. Foram construídos muitos muros de contenção e eles eram escuros e feios. Resolvi apagar aquelas dores com cor – comenta Diego Monnerat sobre o painel exposto no Sesc Nova Friburgo.

Arte de rua - O movimento começou no final da década de 60, em Nova Iorque, e chegou ao Brasil no final dos anos 70, em São Paulo. Hoje a corrente artística faz parte da identidade visual das grandes cidades. Contextualizada por ações individuais e coletivas, a arte urbana possui papel fundamental na democratização da arte e explora a interação e o diálogo entre diversas linguagens artísticas, como teatro, artes visuais, música, cinema, literatura e dança, através de oficinas, palestras, exposições, shows, apresentações e espetáculos teatrais. Todos visando estimular a inclusão social e cultural, a formação de plateias e o estímulo à reflexão e à transformação social.

- Meu maior foco é tocar as pessoas que estão vendo meu trabalho, a forma que elas interagem. Neste painel, fiz um rosto branco com uma expressão facial muito forte, criando uma sobrecarga de emoção. A execução do desenho do grafite é a menor parte no todo. Pinto faces que remetem ao realismo, mas de forma desconstruída. O importante é ver as pessoas associando estes rostos que pinto com personagens da cidade que elas conhecem – diz Rodrigo Doug, de Petrópolis.

SERVIÇO:

Exposição “Painéis temáticos para o Festival de Inverno 2014”

Sesc Nova Friburgo -
Grafiteiros: Diego Monnerat (local), Marcelo Ment (convidado), André Kajaman (convidado).
Endereço: Av. Presidente Costa e Silva, 231.
Telefone: (22) 2543-5000.
Horário: Ter. a sex. de 7h às 21h. Sab., dom. e fer. de 9h às 18h.
Classificação etária: livre.
Valor: gratuito.

Sesc Quitandinha
Grafiteiros: Rodrigo Doug (local), Airá Crespo (convidado), Davi Baltar (convidado).
Endereço: Av. Joaquim Rolla, 2, Petrópolis.
Telefone: (22) 2245-2020.
Horário: Ter. a qui. de 9h às 21h. Sex. e sab. De 9h às 23h, dom. e fer. de 9h às 22h.
Classificação etária: livre.
Valor: gratuito.

Sesc Teresópolis
Grafiteiros: Rafael Se7 (local), Rafo Castro (convidado), Joana César (convidada).
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749, Teresópolis.
Telefones: (21) 2743-6959 e 2743-6939.
Horário: Ter. a sex. de 9h às 21h. Sab., dom. e fer. de 9h às 18h.
Classificação etária: livre.
Valor: gratuito.

Fonte:Mariana Trigo / Assessoria de Imprensa Sesc Rio
www.sescrio.org.br | twitter: @sesc_rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário