Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Estado Lança Nova Fase do Portal Mapa de Cultura do Rio

Estado Lança Nova Fase do Portal Mapa de Cultura do Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 16 de junho de 2014
Núcleo de Imprensa

Estado Lança Nova Fase do Portal Mapa de Cultura do Rio

Enciclopédia online tem versão em inglês, novos conteúdos, guia impresso e aplicativos para celulares e tablets

O Governo do Estado lançou, nesta segunda—feira (16/6), a segunda fase do portal Mapa da Cultura do Rio de Janeiro, que ganhou versão em inglês, novos conteúdos para divulgar as manifestações culturais fluminenses e aplicativos para tablets e celulares (IOS e Android). A enciclopédia online conta com 120 vídeos documentários, 3.500 verbetes e oito mil fotos, tudo reunido no relançamento do projeto. Outra novidade é a criação do guia impresso bilíngue Cultura.RJ, que será distribuído em bibliotecas e escolas do Estado e também será vendido em livrarias.

Além de trazer todo o conteúdo disponível no site sobre os 92 municípios do Estado, os aplicativos possuem interface própria e sessões chamadas Por Perto e Meu Mapa, onde o usuário pode pesquisar pontos como atrações culturais próximas à sua localização ou montar roteiros por região do estado, integrando-os ao Google Maps. Já o guia impresso tem 416 páginas e apresenta um recorte de algumas das principais atrações e roteiros do Mapa de Cultura do Rio de Janeiro. Com tiragem inicial de 5 mil exemplares, a publicação traz 10 mapas, cerca de 250 fotos e informações de serviços, apresentando o estado em todas as suas faces e diversidades culturais, que engloba desde Theatro Municipal do Rio até os cineclubes da Baixada Fluminense, passando pelas folias de reis do Norte e Noroeste do Estado e pelas fazenda e atabaques do Vale do Paraíba.

- Fico muito feliz com esse projeto, que valoriza cada município do estado do Rio. Sem cultura, as coisas não acontecem. Se a gente tem cultura, tem educação forte. E, certamente, teríamos menos problemas na segurança pública e na educação. Temos que olhar a cultura com mais carinho ainda. Precisamos criar novos mecanismos sustentáveis e formas de financiamento para a cultura, porque não podemos deixar o patrimônio histórico do estado se deteriorar. Esse é um belo trabalho para entregar à população do estado e do mundo - disse o governador Luiz Fernando Pezão, durante a solenidade de lançamento dos novos conteúdos, que aconteceu no Salão Nobre do Palácio Guanabara.

O Mapa da Cultura do Rio de Janeiro é uma iniciativa da Secretaria de Cultura com financiamento da Petrobras e conteúdo da Diadorim Ideias. A Faperj aderiu ao projeto em 2014, viabilizando os aplicativos e o guia impresso Cultura.RJ.

Para concretizar a iniciativa, foi necessário o trabalho de equipes de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que percorreram 15 mil quilômetros do território fluminense entre 2011 e 2013, reunindo materiais de pesquisa e catalogando espaços culturais, patrimônios materiais e imateriais, personagens, agenda cultural fixa e grupos artísticos dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro.

A secretária de Cultura, Adriana Rattes, explica que aproveitou a realização da Copa do Mundo para lançar e divulgar os novos conteúdos e aplicativos do Mapa da Cultura:

- Decidimos lançar os novos conteúdos, o guia e os aplicativos durante a Copa do Mundo para mostrar aos turistas o estado e a cidade do Rio de um ponto de vista cultural, que somos muito ricos. Temos muita coisa para mostrar e dizer, e esse é um momento muito propício. O Rio é um caldeirão cultural, uma espécie de resumo de toda a cultura brasileira, porque durante toda a história do Estado vieram povos, pessoas de todos os lugares do Brasil e isso gerou um caldo de cultura muito rico, diverso e interessante. Através do portal, dos aplicativos e do guia, o usuário vai poder procurar por cidades e por todas as categorias tradicionais que conseguimos mapear. Esse trabalho é contínuo e permanente. Em 2013, as equipes voltaram em 25 municípios para aprofundar o mapeamento, e no ano que vem, faremos mais visitas, permanentemente. Queremos que a população do Rio e os turistas descubram todo o potencial cultural do estado fluminense - afirmou Adriana.

O grupo vocal Negros e Vozes, da comunidade da Grota em Niterói, é um dos conjuntos musicais que integra o Mapa de Cultura do Rio. Os artistas se apresentaram durante a cerimônia de lançamento e destacaram a importância do projeto estadual para divulgar a cultura dos municípios fluminenses:

- Fazer parte do Mapa é importante para divulgar nosso trabalho, que foca na valorização da cultura negra, e também de grupos e artistas de diversos municípios. Essa é uma ferramenta que vai abrir um leque de conhecimentos. Eu mesmo fiquei surpreso com a riqueza cultural do estado, há muitas manifestações que muita gente não conhece, e agora, vai ter acesso - disse Ubiraci Barbosa da Silva, um dos vocalistas do grupo Negros e Vozes.

Crédito da foto: Shana Reis 
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário