Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Livro de Hudson Fernandes é lançado com sucesso em Teresópolis

 Hudson Fernandes com Valéria Tricano e seu filho Pedro
Livro do poeta Hudson Fernandes é lançado com sucesso
‘Pietro, o menino que contava estrelas...’ é voltado para o público infantil

Teresópolis, 26 de junho de 2014 - Em uma noite de encanto, nesta quarta, dia 25, na Prefeitura, o poeta e funcionário público municipal Hudson Fernandes lançou o livro ‘Pietro, o menino que contava estrelas...’. O evento contou com a presença de autoridades, colegas de trabalho, amigos e muitas crianças, além da equipe de produção do livro.

A quinta obra do escritor traz a história de um garoto encantado pela natureza, com destaque para a relação dele com uma coruja, símbolo da sabedoria. O autor falou sobre a experiência de escrever o primeiro livro para o público infantil.

“Os meus livros anteriores traziam poesias, crônicas e cartas. O Pietro veio do somatório de todas as experiências vividas, sentidas e sonhadas por mim. Ele é a prova de que eu continuo com três, quatro anos de idade, e que continuo precisando ouvir a voz de minha mãe Eunice me chamando para dormir, acordar, ir à escola... Pietro é a prova de que continuo nascendo cotidianamente”, destacou Hudson Fernandes.

O vice-prefeito Marcio Catão prestigiou o lançamento do livro. “Hudson é um amigo, figura irreverente, culta, que luta pelo processo cultural do nosso município. Temos na Prefeitura uma pessoa íntegra, carismática. Fico feliz de estar aqui hoje para prestigiá-lo”, frisou Catão, que estava acompanhado da mãe, Maria José Catão.
Hudson Fernandes e o secretário de Educação e de Governo, Leonardo Vasconcellos, um dos principais incentivadores do projeto
A funcionária pública Viviane Granito e o filho Thierry com o autorHudson Fernandes comemora o lançamento do livro com professoras da Rede Municipal de EnsinoDiversas crianças participam do lançamento do livro infantil
Andrea Pacheco, pres. do SindPMT, e o diretor da entidade, Leonardo de Oliveira, parabenizam o poeta por mais uma obra
 O escritor recebe o vice-prefeito Marcio Catão e a mãe Maria José Catão
Os secretários de Turismo, Ronaldo Fialho, e de Educação e de Governo, Leonardo Vasconcellos, também participaram e ressaltaram a versatilidade do escritor. “Hudson é um grande escritor, autor de várias obras, que agora tem a capacidade de escrever para o público infantil. Muitos pensam que redigir para criança é fácil, mas dominar esse tipo de linguagem não é simples. E o Hudson está mostrando que tem conhecimento e versatilidade para isso”, comentou Leonardo Vasconcellos, um dos principais incentivadores do projeto.

Funcionários de diversas secretarias também fizeram questão de comparecer, como as professoras da Rede Municipal de Ensino. “Hudson é uma pessoa muito querida, que tem uma sensibilidade imensa. Escrever para o público infantil não é para qualquer um, porque é preciso captar a beleza e a simplicidade de que uma criança precisa para compreender uma história, e ele fez isso muito bem”, disse a diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Educação, Carla Rabello.

A presidente do SindPMT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis), Andrea Pacheco, destacou o estímulo ao trabalho do funcionário da Prefeitura. “O sindicato deve incentivar a cultura em nossa cidade, ainda mais em um caso como este em que um funcionário realiza uma obra tão linda”, mencionou Andrea, que estava acompanhada do diretor de Educação e Cultura da entidade, Leonardo de Oliveira.

O evento contou ainda com a presença de diversas crianças, entre elas, Thierry, de cinco anos, filho da funcionária pública Viviane Granito, que frisou a importância de incentivar a leitura. “Meu filho está se interessando por livros e eu não poderia deixar de vir, prestigiar o Hudson e comprar um exemplar dessa obra que está linda. Tenho certeza de que o Thierry vai gostar”.

O livro é todo impresso em papel couche e traz espaços para que a criança desenhe e pinte, interagindo com a história. As ilustrações são da estudante de Designer Luiza Mauad, com capa do empresário e estudante de Publicidade Ramon Pózes. “Desde que comecei a fotografar, tinha o sonho de fazer a foto da capa de um livro e tem uma que tirei do meu filho Rômulo que o Hudson gosta muito. Então tive a ideia de usá-la neste trabalho. Além de realizar um sonho, fiz uma homenagem ao Rômulo”, comentou Ramon Pózes. 

A coruja Januária, um dos principais personagens da história, foi criada pela comissária da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Teresópolis, Valéria Tricano. “Conheço Hudson há alguns anos e já tive a oportunidade de ler outros trabalhos dele. Quando ele me falou sobre esse projeto, fiquei entusiasmada com o pedido dele para criar a personagem. Estou feliz com o resultado”.
Hudson Fernandes, a ilustradora Luiza Mauad (à direita) e Ramon Pózes, criador da capa do livro, sua esposa Juliana Medeiros e o filho Rômulo

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário