Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Mais três trens chineses chegam ao Rio de Janeiro

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 11 de junho de 2014
Núcleo de Imprensa 

Mais três trens chineses chegam ao Rio

A partir de julho, um lote com quatro composições desembarcará por mês. Juntos, os 60 trens chineses adquiridos pelo Estado aumentarão em 576 mil a oferta diária de lugares

Mais três dos 60 trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado para circularem na SuperVia desembarcaram, nesta segunda-feira (9/6) no Porto do Rio. A primeira composição chegou em maio, com quatro meses de antecedência, e, a partir de julho, um lote de quatro trens será desembarcado por mês. A previsão é de que as quatro unidades entrem em operação plena em, no máximo, 90 dias. Quando começarem a circular, os 60 novos trens representarão aumento diário de 576 mil lugares nos ramais ferroviários do Grande Rio. 

Os vagões contam com tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frenagem. Os interiores são mais amplos e confortáveis, equipados com ar-condicionado, TVs, painéis de informações de LED e câmeras de monitoramento. A licitação foi considerada a mais rápida da história do Banco Mundial, registrando o valor mais baixo em compra de trens na América Latina. Com financiamento do Banco Mundial, o governo estadual investiu US$ 306 milhões na aquisição dos novos veículos, fabricados pelo consórcio chinês CMC/CNR/CRC.

Os novos trens chineses se somarão a outros 30 adquiridos pelo Estado, que circulam nos ramais da SuperVia desde fevereiro de 2012. Em 2007, a SuperVia atingia média diária de 325 mil passageiros por dia, e tinha apenas 10 trens climatizados. Atualmente transportando 600 mil passageiros/dia, o sistema opera com 180 trens, sendo 104 com ar condicionado. Até o dezembro de 2014, serão 150. Toda a frota será refrigerada até o fim de 2015.
– O investimento do Governo do Estado está revolucionando o transporte ferroviário do Rio de Janeiro. O processo foi iniciado com a chegada de 30 composições, que já estão em operação. Este reforço permite que atualmente o sistema de trens transporte quase o dobro de passageiros que utilizavam o modal em 2007. Hoje, são cerca de 640 mil usuários nos horários de pico. Além dos avanços nos trens, metrô, barcas e transporte rodoviário também passaram por melhorias, sem falar no Bilhete Único Intermunicipal. São importantes avanços em relação à mobilidade urbana – disse o governador Luiz Fernando Pezão.

Link da matéria:

Crédito de fotos: Divulgação
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário