Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Operação Lei Seca lança revista em quadrinhos

Operação Lei Seca lança revista em quadrinhos
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Secretaria de Estado de Governo
Núcleo de Imprensa
Quarta-feira, 04 de junho de 2014

Operação Lei Seca lança revista em quadrinhos 
Publicação Soprinho e Seus Amigos será voltada para crianças de 7 a 12 anos

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Governo, lançou nesta quarta-feira (4/6) a revista em quadrinhos Soprinho e seus Amigos para conscientizar o público infantil sobre os riscos da mistura álcool e direção. O material, que terá em sua primeira edição tiragem de 30 mil exemplares, contou com a direção de arte do desenhista Daniel Azulay. A publicação da OLS conta a história de Pedrinho e sua turma em seu primeiro contato com o Soprinho, personagem que é um etilômetro.

– Ensinar as crianças desde cedo sobre os problemas gerados por esta mistura fatal - álcool e direção - é essencial. Vamos distribuir a revista em toda a rede educacional. A campanha da Operação Lei Seca é hoje um modelo que serve a todo o Brasil e acredito que a revistinha também será. Diversos técnicos brasileiros procuram a Secretaria de Governo para conhecer este grande projeto de fiscalização e conscientização, que reduz acidentes, os atendimentos nas emergências dos hospitais e salva vidas – disse o governador Luiz Fernando Pezão.

De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, a proposta de conscientizar as crianças marca a ampliação das ações da campanha permanente, que antes eram direcionadas apenas ao público adulto e adolescente.

– Estamos investindo nas futuras gerações e a intenção é conscientizar estes futuros motoristas para que cresçam com a ideia de que beber ao dirigir não é bom, não é admissível, traz consequências. Queremos que as crianças entendam a mensagem por meio de uma linguagem adaptada. Vamos realizar palestras em escolas para meninos e meninas de 7 a 12 anos, nas nossas blitz entregaremos às crianças também, e em locais de grande circulação – afirmou o coordenador.

Para o secretário de Governo, Affonso Monnerat, a proposta da revista em quadrinhos também permitirá que o público infantil cumpra o papel de lembrar os pais sobre a importância de não beber ao dirigir.

– Esta operação tem tido grande sucesso e é estruturada em cima da conscientização. Já avançamos muito e vamos avançar muito mais. Esta iniciativa da revista é fundamental. A criança tem uma comunicação espontânea com os pais. Eles serão guardas mirins da OLS, levando a informação para dentro de casa – explicou o secretário.

Segundo o diretor de Arte da revista, Daniel Azulay, o grande desafio da revista foi encontrar a identidade certa para cada personagem e passar a mensagem sobre os riscos da bebida ao dirigir de forma divertida e consciente.

– A realização desta revista consumiu quase 8 meses de ajustes e desenvolvimento dos personagens, que têm a responsabilidade de criar um modelo de comportamento para que as crianças possam alertar seus pais e possam ter já na vida adulta, ao tirar a carteira de motorista, a consciência de que é preciso ter um comportamento solidário ao volante porque aquele que bebe e dirige coloca sua própria vida em risco e a de pessoas inocentes – disse o desenhista.

Sete personagens foram criados para a revista Soprinho e seus Amigos. São eles: Pedrinho, Tati (amiga de Pedrinho), Dedé (vizinho e grande amigo de Pedrinho), seu Bafo (pai de Dedé que adora beber), Juju e João (pais de Pedrinho), e o policial Luis, que trabalha na Operação Lei Seca.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário