Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Prefeitura de Teresópolis entrega certificados a 48 formandas do Projeto Florescer

Prefeitura entrega certificados a 48 formandas do Projeto Florescer
Cursos capacitaram mulheres em Meios de Hospedagem

Teresópolis, 4 de junho de 2014 - Cerca de 50 mulheres receberam, na noite desta terça-feira, 3 de junho, o certificado de conclusão dos cursos profissionalizantes do Projeto Florescer - Capacitação de Mulheres em Meios de Hospedagem. A solenidade de encerramento aconteceu no auditório do Unifeso, no Alto, e contou com as presenças da primeira-dama e secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, do secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, e da reitora do Unifeso, professora Verônica Albuquerque. 

A primeira-dama elogiou e parabenizou as formandas pelo empenho e pela vitória alcançada. “Este é um momento muito feliz e que nos enche de orgulho ao ver que vocês conseguiram superar barreiras e conciliar o curso com as múltiplas jornadas que cumprem. Meu desejo é que esta seja a primeira de muitas conquistas da vida de cada uma”, disse Alessandra Rosa. 

O Projeto Florescer é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, e o Governo Federal, com foco no incentivo à autonomia econômica e ao empreendedorismo feminino. A iniciativa visa à sustentabilidade, autoestima e melhoria de vida da mulher e de sua família, que é o ponto central para atender os objetivos da questão de inclusão no mercado de trabalho, evidenciando principalmente as mulheres em situação de desemprego e baixo poder aquisitivo. 

Ao todo foram quatro cursos de qualificação voltados para a área do turismo: garçonete em meios de hospedagem; camareira em meios de hospedagem; organizadora de eventos; e produção de eventos sociais e recepcionista em meios de hospedagem. Todos foram ministrados pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), que venceu o processo de licitação realizado pela Prefeitura. 

Com carga média de 200 horas, os cursos contaram com noções de cidadania e empreendedorismo, apresentação pessoal, noções de inglês e de informática, além de conteúdos específicos.

“Procuramos implementar políticas sociais que preparem as mulheres da nossa cidade para entrar no mercado de trabalho e alcançar sua independência socioeconômica, melhorando, assim, sua autoestima. E hoje, com o encerramento dos cursos, já estamos sendo procurados por empresários da cidade, interessados nesta mão de obra qualificada”, declarou Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humana e Sociais da Feso e coordenadora do Projeto Florescer em Teresópolis.
A primeira-dama e secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, entrega os certificados as alunas do curso de recepcionista em meios de hospedagem Com o certificado em mãos, a  produtora de eventos Olga Sueli está animada A primeira-dama e secretária dos Direitos da Mulher, Alessandra Rosa, entrega os certificados as alunas do curso de recepcionista em meios de hospedagem
Para Cristiane Helena e Nilza Soares, alunas do curso de recepcionista em meios de hospedagem, a capacitação significa esperança de um emprego melhor. “Foi muito importante para mim esse curso. Uma grande oportunidade que tivemos para nos fortalecer profissionalmente”, comentou Nilza. Para Cristiane, o curso também foi bastante proveitoso. “Essa é a minha primeira qualificação e estou esperançosa de conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho”, disse.

A produtora de eventos Olga Sueli também está animada. “O curso foi muito bem elaborado. Fomos tratadas com carinho e dignidade profissional e o melhor aprendi muito”, disse.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Davi Almada
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário