Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Teresópolis sedia Seminário ‘Artes Cênicas é Legal!’

Secretário de Cultura Arnaldo Almeida, representantes de entidades e artistas da cidade, durante o Seminário Artes Cênicas é legal!
Teresópolis sedia Seminário ‘Artes Cênicas é Legal!’

Teresópolis, 5 de junho de 2014 - Na última segunda-feira, 2 de junho, foi realizado em Teresópolis o Seminário ‘Artes Cênicas é Legal!’. O evento, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com apoio do Grupo Setorial de Trabalho Dança, Teatro e Circo e da Aldeia Cultural Casa Viva, aconteceu na Casa de Cultura Adolpho Bloch, reunindo dezenas de artistas locais para debater questões referentes à legalização das atividades ligadas ao teatro, circo e à dança, e teve resultados positivos.

Com organização da coordenadora de projetos da Secretaria de Cultura de Teresópolis, Nara Zeitune, o encontro contou com representantes da Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj), do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ) e do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated/RJ).

Com o tema ‘Como, onde, o que é necessário e porque se profissionalizar. Quais as vantagens da profissionalização’, o evento teve como público-alvo, atores, artistas circenses, dançarinos e produtores.

Na ocasião, foram debatidos diversos assuntos, como a criação de uma campanha visando a construção do Teatro Municipal de Teresópolis, a realização de cursos gratuitos para técnicos de espetáculos no município, o apoio para a aquisição do registro profissional dos artistas da Região Serrana, e a abertura de um espaço na Secretaria de Cultura para que a equipe do SPDRJ possa atuar em Teresópolis.

Também foram discutidas a criação de uma delegacia regional do Sated no município, a realização de um festival de esquetes na cidade e a possibilidade de ser promovida em Teresópolis a prova do Sindicato dos Profissionais de Dança, feita por bailarinos e dançarinos para obtenção do registro profissional, abrangendo profissionais de toda a Região Serrana.

Presente ao evento, o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, saiu satisfeito com o Seminário ‘Artes Cênicas é Legal!’. “Uma excelente oportunidade para estreitarmos o relacionamento com entidades importantes para as artes cênicas e a dança. Tivemos uma ótima representação e debatemos questões fundamentais acerca da legalização das atividades de teatro e dança. Deste encontro, com certeza surgirão ações decisivas para o fortalecimento e o aprimoramento destes segmentos no município”, comentou o secretário, lembrando que uma carta, com os impactos e as reivindicações abordadas no seminário, será elaborada e enviada à Funarte e à Secretaria de Estado de Cultura.

Texto: Geórgia Jahara
Foto cedida​
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário