Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de julho de 2014

2ª dose vacina contra HPV em Teresópolis

TERESOPOLIS
Vacina contra HPV: adolescentes devem tomar a 2ª dose em setembro

Teresópolis, 16 de julho de 2014 – Pais e responsáveis de meninas de 11 a 13 anos devem estar atentos, pois está marcada para o mês de setembro a 2ª dose da vacina contra o HPV (vírus do papiloma humano), que previne contra o câncer de colo de útero. A campanha de introdução dessa vacina no calendário vacinal das adolescentes foi realizada entre 10 de março e 10 de abril em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Agora, a imunização está disponível de forma permanente nas unidades de saúde do país.

Em Teresópolis, das 3.507 meninas desta faixa etária previstas para serem imunizadas, 3.237 receberam a primeira dose, com uma cobertura de 78% do público-alvo. O percentual ficou um pouco abaixo dos 80% preconizados pelo Ministério da Saúde.

“Peço que os pais levem as suas filhas aos postos de saúde em setembro, pois a segunda dose é fundamental para que elas fiquem protegidas. De preferência, as adolescentes devem ir às unidades onde tomaram a primeira dose”, alerta Daurema Docasar, chefe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, informando que uma 3ª dose de reforço deverá ser tomada daqui a cinco anos.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. 

A vacina tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Entretanto, ela não substitui a realização do exame preventivo ginecológico, nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário