Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Festival Sesc de Inverno 2014 - Destaque teatral inédito na região serrana do Rio

Festival Sesc de Inverno 2014  - Destaque teatral inédito na região serrana do Rio
A peça “Romeu e Julieta – o encontro de Shakespeare e a cultura popular”, inédita no Rio, abre a programação teatral do Festival Sesc de Inverno em Petrópolis em uma releitura regional de uma das tragédias mais reconhecidas internacionalmente

No próximo dia 26/7, Petrópolis recebe, ao ar livre, a primeira montagem teatral do festival. O Instituto Garajal, que assina a montagem, realiza a oficina “Ritmos de Rua” no dia seguinte

O projeto Palco Giratório, que se destaca pela diversidade cultural de companhias teatrais, aterrissa na manhã do primeiro dia do Festival Sesc de Inverno em Petrópolis, com a peça “Romeu e Julieta – o encontro de Shakespeare e a cultura popular”. Inédita no Rio, a montagem do Instituto Garajal será encenada às 11h do dia 26/7, na Praça D. Pedro. No lugar da versão tradicional da tragédia de William Shakespeare, que se passa em Verona, na Itália, e foi escrita entre 1591 e 1595 contando a história de dois jovens de famílias rivais que se apaixonam – Julieta Capuleto e Romeu Montecchio -, o Instituto Garajal apresenta uma releitura do texto clássico. Agora, a história de amor mais encenada no planeta é transposta para um terreiro de reisado, festa típica do regionalismo nordestino. A entrada é franca tanto para o espetáculo quanto para a oficina que o grupo ministrará no dia 27/7.

A ela são agregadas as figuras de Mateus, Catirina e Jaraguá, além de príncipes e guerreiros a mediar o embate dos Montecchio e dos Capuleto, duas famílias que não se entendem e conspiram para o trágico desfecho. A expressão corporal é apoiada em lutas de espadas, danças e brincadeiras, como pau de fita e roda de coco. Uma escada de madeira para pintor é convertida em principal suporte cenográfico e se transforma, por exemplo, na clássica cena dos namorados na sacada de uma janela. Os artistas jogam com todos esses elementos na gangorra entre o bardo inglês e o folguedo brasileiro.

Para transmitir ao público uma pitada do conhecimento da cultura popular, o Instituto Garajal realiza a oficina “Ritmos de Rua” no dia 27/7, das 13h às 20h, no Sesc Quitandinha. Ela é desenvolvida por atores-palhaços que têm o objetivo de apresentar o universo artístico a partir da cultura nordestina. Como ensinar noções de técnicas de teatro de rua popular, técnicas circenses, danças e músicas tradicionais, como reisado, cabaçal, mineiro-pau e maracatu cearense, entre outras.

A proposta da peça e da oficina é fortalecida nas experiências que o Garajal acumula. Ao longo de uma década, o Instituto da cidade de Maracanaú mantém o foco no processo da valorização da memória da cultura popular tradicional. E valoriza a figura do palhaço e das técnicas circenses em processos formativos culturais para estudantes, além da efetivação da formação de plateia na cidade. Assim, o grupo se define em três eixos: pesquisa, criação da obra e formação cultural.
A peça “Romeu e Julieta – o encontro de Shakespeare e a cultura popular”Festival Sesc de Inverno 2014

Palco Giratório: Os espetáculos do Palco Giratório, uma realização do Sesc no Brasil, se destacam pela diversidade cultural das companhias de teatro selecionadas. São 30 peças que circulam pelo país nos pequenos e grandes centros promovendo a circulação de linguagens, estéticas e temas regionais.

Instituto Garajal: Contribui para o fortalecimento das raízes da arte popular, sua memória histórica, regata seus mestres e conscientiza culturalmente as pessoas. Tudo isso a fim de manter acesa a chama da cultura popular, das artes cênicas, circenses, do folclore, e assim preservar e ajudar a conservar o Patrimônio cultural e histórico do país. O Grupo Garajal, consciente de seu papel na cultura, realiza estudos e pesquisas visando defender e preservar o desenvolvimento cultural e humano.

Ficha Técnica:
Texto/concepção: William Shakespeare.
Direção: Mário Jorge Maninho e Diego Mesquita.
Adaptação e tradução: Victor Augusto.
Trilha sonora: Maurício Rodrigues.
Concepção e Direção Musical: Maurício Rodrigues.
Cenografia: Grupo Garajal.
Figurinos: Dielan Viana e Lu Nunes.
Portfólio e Fotografias: José Roberto Oliveira

Serviço:
Espetáculo “Romeu e Julieta – O encontro de Shakespeare e a cultura popular”
Local: Praça D. Pedro, Centro, Petrópolis RJ.
Dia: 26/7/2014
Horário: 11h.
Classificação indicativa: Livre.
Preço: Gratuito.
Duração do espetáculo: 70 minutos.

Oficina Ritmos da Rua
Local: Sesc Quitandinha – Salão Social III
Endereço: Av. Joaquim Rolla, 2, Petrópolis.
Informações para a oficina: (24) 2245-2020
Disponibilidade: 20 vagas.
Dia: 27/7/2014
Horário: Entre 13h e 20h.
Classificação indicativa: Livre.
Preço: Gratuito. 

Fonte:Mariana Trigo/ Sesc Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário