Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de julho de 2014

Flores do Horto Municipal embelezam Teresópolis

 Horto possui área de lazer e piquenique para visitantes
Flores do Horto Municipal embelezam Teresópolis
Por mês, cerca de 1.600 mudas de hortênsias são cultivadas no local

Teresópolis, 15 de julho de 2014 – Visando manter o embelezamento Teresópolis, a subsecretaria de Parques e Jardins, ligada a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, vem intensificando a produção e o cultivo de plantas e flores que enfeitam os espaços públicos da cidade, como praças, parques, ruas e canteiros do município. Tendo a hortênsia como principal flor, o Horto Municipal produz cerca de 20 mil mudas por ano, o que corresponde a mais de 1.600 mudas por mês.

“Nós temos um foco muito grande nas hortênsias, flores que foram trazidas de Portugal. Tentaram plantá-la no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, mas não deu certo. A flor se adaptou muito bem aqui em Teresópolis, em Petrópolis e em Nova Friburgo. Hoje, Teresópolis é campeã na produção de hortênsias”, disse o subsecretário de Parques e Jardins, Tião Corrêa.

Além das hortênsias, as rosas também são bastante cultivadas no espaço. Segundo Tião Corrêa, a planta apresenta uma resistência maior às mudanças climáticas e uma vida mais longa. “As rosas são flores que aguentam as intempéries do tempo. As pétalas caem, mas a roseira continua, pois são duradouras e permanentes. As roseiras duram até 10 anos. Podando apenas uma vez por ano, elas nunca deixam de dar flores”, finalizou Tião Corrêa.
Funcionários tratam diariamente as plantas do Horto Municipal
Horto Municipal possui salas de aula e biblioteca especializada em botânica e biologia
 As rosas também são bastante cultivadas no Horto

Horto Municipal e o Meio Ambiente

No próximo dia 2 de agosto, o Horto receberá uma palestra e um café da manhã, abordando a temática da preservação do Meio Ambiente. No evento, estarão presentes representantes da CEAT - Centro de Ecologia Aplicada de Teresópolis, da Petrobrás, da BR Distribuidora, da Shell e da Ipiranga.

Vários projetos para modernização do Horto Municipal estão sendo colocados em prática pela subsecretaria de Parques e Jardins. Em parceria com a Secretaria de Educação, o local recebeu mobiliário e livros para a formação de salas de aula e biblioteca especializada em botânica e biologia. Atuando na preservação ambiental, o horto municipal utiliza caixas tetra pak para cultivar novas mudas, com a finalidade de aprimorar mais o trabalho e atender às demandas do município.

“O prefeito Arlei tem uma preocupação muito grande em ornamentar toda a cidade, e daí a nossa razão de dar um suporte maior ao Tião Corrêa, que é um veterano por aqui e tem procurado conseguir matriz para produzir novas mudas. Estamos arborizando a cidade, evidentemente dentro daquilo que nos é possível”, destacou Roberto Rosa, secretário municipal de Serviços Públicos.
Atuando na preservação ambiental, o Horto Municipal utiliza caixas tetra pak para cultivas novas mudas

Serviço

O Horto Municipal de Teresópolis fica na Rua Tobias Barreto, número 21, bairro 40 Casas. A visitação é aberta ao público de segunda a sábado, das 8h às 12h. Projeto do engenheiro Osíris Rahal, o Horto foi criado no dia 6 de julho de 1965, na administração do Prefeito Waldir Barbosa Moreira. O terreno de aproximadamente 10.000m² foi doado à Prefeitura pelo empresário Carlos Guinle.
 Plantas raras, como a magnólia, também são cultivadas no Horto
Flores do Horto Municipal embelezam Teresópolis
 Por mês, cerca de 1.600 mudas de hortênsias são cultivadas no Horto Municipal

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marcelo Rosa
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário