Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Governo do Estado inicia mais uma obra para a despoluição da Baía de Guanabara

Governo do Estado inicia mais uma obra para a despoluição da Baía de Guanabara
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa
Rio de Janeiro, 03 de julho de 2014

Governo do Estado inicia mais uma obra para a despoluição da Baía de Guanabara- Iniciativa vai beneficiar 230 mil pessoas em São Gonçalo

O Governo do Estado vai iniciar, em agosto, a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário de Alcântara, em São Gonçalo, que será a primeira obra do Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM). O equipamento integra coleta e tratamento de esgoto e reduzirá em 800 litros por segundo o lançamento in natura na baía, volume equivalente a 1,152 milhão de litros por dia. Inicialmente, 230 mil pessoas serão beneficiadas. O anúncio da obra foi feito nesta quinta-feira (3/7) pelo governador Luiz Fernando Pezão.

O sistema inclui a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alcântara, com capacidade para tratar até 1,2 mil litros de esgoto por segundo. A estação captará o esgoto dos bairros de Trindade, Luiz Caçador, Mutondo, Galo Branco e Jardim Catarina, este último o maior loteamento de América Latina com mais de 170 ruas. A obra vai gerar 500 empregos diretos e 500 indiretos.

– A obra de despoluição, que contará com investimento de R$ 355 milhões, vai melhorar a qualidade de vida da população de São Gonçalo – afirmou o governador.

O secretário do Ambiente, Carlos Portinho, destacou que a intervenção será uma das maiores obras de esgotamento do Estado do Rio.

– É um projeto grandioso porque fica dentro de uma região adensada e que tem muita necessidade de redes de esgoto e tratamento de água. Será uma das maiores obras de esgotamento do estado, que vai beneficiar a população e também a Baía de Guanabara – disse Portinho.

Segunda fase da obra 

Em uma segunda etapa, a ETE Alcântara também se estenderá aos bairros de Tribobó, Arsenal, Jockey Club, Colubandê, Coelho, Alcântara e Salgueiro, atendendo a 450 mil pessoas no total.

O novo projeto se junta a outros inaugurados pelo Governo do Estado, como as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Alegria, no Caju, de Sarapuí e da Pavuna. Até o fim do ano também entra em operação a ETE São Gonçalo.

– A ETE Alcântara, juntamente com a estação de São Gonçalo, na Rodovia Niterói-Manilha, vai fazer com que o volume de esgoto tratado na região aumente de zero para 50%. A ETE São Gonçalo começa a operar em 60 dias, em fase de testes, em regime primário e será inaugurada até o fim do ano, já operando com 100% de sua capacidade – explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

O Sistema de Esgotamento Sanitário foi elaborado por técnicos da Secretaria do Ambiente e será financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).


Crédito das fotos: Bruno Itan
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário