Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Grupo Galpão abre a 13ª edição do Festival Sesc de Inverno em Teresópolis com o espetáculo “Till, a saga de um herói torto”

Grupo Galpão abre a 13ª edição do Festival Sesc de Inverno em Teresópolis com o espetáculo “Till, a saga de um herói torto”
Grupo Galpão abre a 13ª edição do Festival Sesc de Inverno em Teresópolis com o espetáculo “Till, a saga de um herói torto”

Montagem da consagrada companhia estreia o festival ao ar livre, com apresentação inédita no Rio

Para dar início ao Festival Sesc de Inverno em Teresópolis, a cidade recebe o reconhecido Grupo Galpão, uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro. Com mais de 30 anos de história, o grupo apresenta o espetáculo “Till, a saga de um herói torto” na Praça Juscelino Kubitscheck, às 18h. Inédita no Rio, a peça se destaca por ser uma das quatro do grupo com direção de integrantes. Júlio Maciel dirige a montagem que alia um grande poder de comunicação com o público através de uma aprofundada pesquisa cênica e um alto rigor técnico teatral.

O Galpão, que tem a fama de sempre hipnotizar as plateias com cenários e figurinos multicoloridos e impactantes em suas montagens, dessa vez conta a história de seu herói Till ao ar livre, na fria cidade serrana aquecida pelo início das atrações do festival. Na história, o Demônio aposta com Deus que se tirassem algumas qualidades do homem, ele cairia em perdição. Deus, aceitando o desafio, resolve trazer ao mundo a alma de Till. Vivendo em uma Alemanha miserável, povoada de personagens grotescos e espertalhões, o protagonista logo é abandonado em meio ao frio e à fome e descobre que a única maneira de sobreviver é se tornar ainda mais esperto e dissimulado.

Assim começa sua longa caminhada, repleta de presepadas e velhacarias. Criado pela cultura popular alemã da Idade Média, Till é o típico anti-herói que age com diversas artimanhas e é dotado de um charme irresistível. Um personagem que tem parentesco com tipos de várias culturas, como, por exemplo, o ibérico Pedro Malasartes e o brasileiríssimo Macunaíma. Em um mundo onde é cada vez mais corriqueira a presença dos excluídos e desprovidos de qualquer suporte material, a parábola das aventuras do anti-herói Till Eulenspiegel apresenta uma contemporaneidade inquietante.

Com este cenário de fácil identificação popular, a peça já realizou 120 apresentações em mais de 68 cidades e agora aporta no Festival Sesc de Inverno. Além de Teresópolis, a obra será apresentada no dia 27/7 no lago do Sesc Quitandinha, às 18h, e no Sesc Nova Friburgo no dia 29/7, às 18h, na Praça Demerval.
Grupo Galpão abre a 13ª edição do Festival Sesc de Inverno em Teresópolis com o espetáculo “Till, a saga de um herói torto”

Grupo Galpão – Criado em 1982, o Galpão é reconhecido por dialogar cenicamente com o popular e o erudito, o tradicional e o contemporâneo, o teatro de rua com o palco e o regional brasileiro com uma linguagem internacional. O grupo é formado por atores que trabalham com diferentes diretores convidados, como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Paulo de Moraes, Yara de Novaes e Jurij Alschitz, entre outros. Nestes 32 anos de existência, o Galpão já participou de 41 festivais internacionais na Europa, América Latina, Estados Unidos e Canadá. No Brasil, foram 70 festivais em todas as regiões do país. E foi o único grupo brasileiro a se apresentar no “Globe Theather”, em Londres (no qual já realizou duas temporadas). O Grupo possui 21 montagens no currículo e mais de 100 prêmios brasileiros, com destaques para o “Prêmio Shell” (1994, Rio de Janeiro), nas categorias melhor direção, melhor figurino e melhor iluminação, e para os prêmios do estado de Minas Gerais “Usiminas Sinparc” e “Sesc Sated”, de reconhecimento cultural pelos 25 anos de Atividades.

Ficha técnica:

Elenco
Antonio Edson (Borromeu / Povo / Anão)
Arildo de Barros (Parteira / Juiz / Camponês / Carrasco / Padre / Miserável)
Beto Franco (Parteira / Português / Padre / Camponês / Miserável)
Chico Pelúcio (Demônio / Camponês / Voz do Soldado)
Eduardo Moreira (Doroteu / Povo)
Inês Peixoto / Paulo André (Till)
Lydia Del Picchia (Parteira / Consciência / Cozinheira / Menino)
Simone Ordones (Alceu / Povo)
Teuda Bara / Regina Souza (Mãe / Miserável)

Equipe Técnica
Direção: Júlio Maciel
Texto: Luís Alberto de Abreu
Cenografia e Figurino: Márcio Medina
Direção musical - arranjos, adaptações e composições: Ernani Maletta
Preparação corporal para cena: Joaquim Elias
Iluminação: Alexandre Galvão, Wladimir Medeiros
Caracterização: Mona Magalhães
Adereços: Luiza Horta, Marney Heitmann, Raimundo Bento
Sonorização: Alexandre Galvão
Cenotécnica e contrarregra: Helvécio Izabel
Preparação vocal: Babaya
Construção do palco: Tecnometal
Fotos: Guto Muniz / Casa da Foto
Produção executiva: Beatriz Radicchi
Direção de produção: Gilma Oliveira
Produção: Grupo Galpão

EQUIPE GRUPO GALPÃO
Gerência executiva: Fernando Lara
Coordenação de produção: Gilma Oliveira
Consultoria de planejamento: Romulo Avelar
Coordenação de planejamento: Ana Amélia Arantes
Coordenação de comunicação: Beatriz França
Coordenação administrativa: Wanilda D’artagnan
Coordenação técnica e iluminação: Rodrigo Marçal
Produção executiva: Beatriz Radicchi
Cenotécnico: Helvécio Izabel
Sonorização: Vinícius Alves
Assistência de produção: Evandro Villela
Analista de comunicação: Ana Carolina Diniz
Assistência de planejamento: Natálha Abreu
Assistência financeira: Renata Ferreira
Assistência administrativa: Andréia Oliveira
Auxiliar técnico: William Teles
Recepção: Cídia Santos
Serviços gerais: Lê Guedes

Serviço:

“Till, a saga de um herói torto”


Teresópolis
Endereço: Praça Juscelino Kubitscheck
Data: 26/7/2014
Horário: 19h
Classificação indicativa: Livre.
Preço: Gratuito.
Duração: 90 minutos.


ATENÇÃO: O espetáculo "Till, a saga de um herói torto" que abre o Festival Sesc de Inverno em Teresópolis, foi transferido do anfiteatro da Casa de Cultura para a quadra do Sesc Teresópolis, por conta da chuva que atinge a cidade. A apresentação se mantém às 19h, com entrada gratuita, mas é necessária a retirada de ingressos na bilheteria do Sesc Teresópolis, até a hora do espetáculo, sujeito à lotação do espaço.

Petrópolis - Sesc Quitandinha –
Endereço: Av. Joaquim Rolla 2.
Data: 27/7/2014
Horário: 18h
Classificação indicativa: Livre.
Preço: Gratuito.
Duração: 90 minutos.

Nova Friburgo
Endereço: Praça Demerval Barbosa Moreira.
Data: 29/7/2014
Horário: 18h
Classificação indicativa: Livre.
Preço: Gratuito.
Duração: 90 minutos.

Fonte:Mariana Trigo/ Sesc Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário