Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Justiça do trabalho de Teresópolis ingressa na era eletrônica

Repassando
Prezados,

Segue em anexo e abaixo sugestão de pauta com a chegada do PJe-JT em Teresópolis

JUSTIÇA DO TRABALHO DE TERESÓPOLIS INGRESSA NA ERA ELETRÔNICA NA PRÓXIMA 6ªF (11/7)

O Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) se expande pelo Estado do Rio de Janeiro, sendo implantado na próxima sexta-feira (11/7) na Vara Única do Trabalho de Teresópolis, localizada no Centro do município.

A distribuição de ações pelo sistema terá início na próxima segunda-feira, dia 14/7. A partir dessa data a unidade só receberá petições iniciais (peças que instauram o processo) através do PJe-JT. Já os processos físicos (em papel) existentes continuarão a tramitar como habitual, ou seja, fisicamente.

Projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que teve adesão nacional da Justiça do Trabalho, o PJe-JT é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais. Ele torna mais ágil os serviços da justiça trabalhista, eliminando diversas tarefas burocráticas, como carimbar e numerar folhas, e ainda traz ganhos inegáveis para o meio ambiente, já que representa o fim dos processos em papel.

Atualmente, a Vara de Teresópolis dispõe de acervo de cerca de cinco mil processos. A partir do uso do processo eletrônico, o acervo físico vai sendo reduzido gradualmente até ser extinto.

De acordo com a Titular da VT de Teresópolis, juíza Benimar Ramos de Medeiros Marins, a expectativa da unidade com a chegada do PJe-JT é positiva, apesar da apreensão natural que envolve o manejo de uma nova ferramenta. “Sem dúvida, o sistema trará mais celeridade à Justiça”, disse ela.

Para peticionar eletronicamente, os advogados que militam na comarca devem adquirir um Certificado Digital, por meio de uma autoridade certificadora (AC). Escritórios de advocacia devem buscar a certificação para todos os seus operadores, inclusive os estagiários cadastrados, pois estes estão aptos para operar no sistema e protocolizar petições, não podendo, entretanto, assiná-las.

Também em 11/7 o PJe-JT chega à Vara Única do Trabalho de Magé. Com essa expansão, o sistema estará instalado em126 Varas do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, além de um Posto Avançado.

A Vara Única de Teresópolis fica na Rua José Augusto da Costa, 53, Centro.

Fonte:Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TRT/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário