Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Projeto da Escola M. Belkis Morgado de Teresópolis - Banda Reciclarte comemora 7 anos de criação

 Integrantes da banda com equipe diretiva da E. M. Belkis Morgado
Banda Reciclarte comemora 7 anos de criação
Música e preservação ambiental dão o tom do projeto da Escola M. Belkis Morgado

Teresópolis, 14 de julho de 2014 – Criada em 2007, a banda musical Reciclarte da Escola M. Belkis Frony Morgado, localizada em São Pedro, completa em 2014 sete anos de existência. Com uma proposta que preza pela conservação do meio ambiente, o aprendizado das crianças vai muito além da consciência ambiental e do conhecimento musical. Os instrumentos são criados a partir de materiais recicláveis, como latas de tinta, tubos de PVC e de alumínio, galões de plástico.

“Os alunos aprendem muito ao participarem da banda, pois o trabalho envolve várias vertentes, como a social, afetiva e cognitiva. A música é muito rica para o aprendizado das crianças de uma maneira geral e a banda contribui muito nesse aspecto. Atividades como essa tornam a escola um lugar atrativo, dinâmico. Com isso, as crianças querem estar aqui, valorizam o espaço escolar”, frisou a diretora da escola, Danielle Antunes, que assumiu a gestão no início deste ano. A diretora ressaltou ainda o apoio da Secretaria de Educação aos projetos da escola, em especial, ao trabalho da banda. Um dos exemplos do apoio foi a entrega de camisas novas para os integrantes da Reciclarte.

Cristiane Corradini, que é orientadora pedagógica e integra a equipe diretiva da unidade de ensino, ressalta que a gestão investe em propostas novas para a escola. “A nossa ideia é trazer novos projetos para a escola, incentivando a integração entre o Belkis e a comunidade. Fizemos uma parceria com o Sesc, que tem promovido peças teatrais e oficinas na escola. Também realizamos a 1ª Copa Belkis, envolvendo os alunos e a comunidade, através da participação dos pais”, destacou a orientadora, pontuando que a direção também faz questão dar continuidade aos bons projetos existentes, como a banda Reciclarte. 
Proposta preza pela conservação ambiental, os instrumentos são criados a partir de materiais recicláveis, como latas de tinta e galões de plástico
 Maestro Edmilson Mello Lima comanda ensaios duas vezes por semana​
A banda foi criada com o objetivo de oferecer a arte musical para que os seus componentes desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através dos sons emitidos dos objetos de reciclagem. Também tem por objetivos promover educação ambiental e desenvolver nas crianças a habilidade de se expressar musicalmente.

Atualmente a Reciclarte é formada por 13 alunos do 4º e do 5º ano, com idades entre oito e 13 anos, mas o maestro Edmilson Mello de Lima está realizando testes a fim de selecionar novos alunos para integrar o grupo. Os ensaios acontecem duas vezes por semana, com duração de cerca de 40 minutos por dia.

“Todo ano integrantes da banda terminam o 5º ano e vão para outras escolas e nós promovemos a renovação do grupo fazendo testes com os alunos interessados. Levamos em conta a capacidade de concentração, o ritmo, mas também o empenho da criança em querer fazer parte da banda”, explicou o maestro, que está no projeto desde a sua criação.

O maestro falou ainda sobre as etapas de ensinamento musical. “Neste primeiro semestre, demos prioridade ao desenvolvimento rítmico deles. Trabalhamos a cadência, a timbalada, e eles aprenderam a tocar a música Garota de Ipanema, de Tom Jobim. Com certeza, para o segundo semestre, teremos mais músicas, com repertório bem diversificado”.

As crianças confirmam que a experiência traz diversos aprendizados. “Participar da banda é muito bom porque a gente aprende a tocar os instrumentos, conhece novas músicas e também somos estimulados a ter disciplina, respeitar os colegas, não faltar aula”, disse Raquel Carvalho, de 11 anos, aluna do 5º ano, e integrante da banda desde 2013.

Jonathan Andrade Pires foi um dos selecionados para tocar na banda a partir deste ano e está engajado na proposta de conservação ambiental do projeto. “Foi muito legal ser escolhido para tocar na banda. Estou gostando muito de aprender a tirar som, música, de instrumentos feitos a partir de materiais que iam virar lixo”.

A escola Belkis Morgado tem 506 alunos, distribuídos entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental, e funciona em dois turnos. A partir do segundo semestre, a unidade contará com o Programa Mais Educação. “Estamos felizes porque teremos na escola oficinas de capoeira e de artesanato, aulas de hip hop e recreação, além do acompanhamento pedagógico em linguagem e Matemática”, pontuou a diretora Danielle Antunes.

O Programa Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo sete horas diárias, por meio de atividades optativas: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Atualmente, 40 unidades escolares fazem parte do Programa Mais Educação na Rede Municipal de Ensino e a possibilidade de inscrição está aberta para mais 27 escolas ainda este ano.
 Para a aluna Raquel Carvalho participar da banda é um enorme aprendizado para a vida

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Ramon Pózes
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário