Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora 105 anos

Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora 105 anos
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa
Rio de Janeiro, 03 de julho de 2014

Theatro Municipal comemora 105 anos
Celebração vai contar com 12 horas de programação gratuita

O Theatro Municipal do Rio completa, no dia 14 de julho (segunda-feira), 105 anos de existência. Para celebrar a data, o local terá programação cultural especial e gratuita, com duração de 12 horas. Todos os anos a Fundação Theatro Municipal, vinculada à Secretaria de Cultura, realiza a festa.

A abertura será feita às 10h pelo Coral Infantil da UFRJ, nas escadarias do teatro, para dar boas-vindas aos visitantes. No repertório, estão interpretações de canções folclóricas e músicas de compositores famosos como Mary Lynn Lightfoot, Donald Moore, Jayme Ovalle e Edmundo Villani-Côrtes. O coral, criado em 1989, já realizou mais de 300 apresentações ao lado de diversas orquestras brasileiras.

Logo depois, às 11h, a Escola de Dança, Artes e Técnicas do Theatro Municipal Maria Olenewa faz um espetáculo com danças históricas e interpretações como O Quebra Nozes, com coreografia de Dalal Achcar.

O maestro Silvio Viegas, regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e diretor artístico interino, considera o evento uma grande oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre a cultura.

– Essa festa democratiza a cultura e o trabalho realizado aqui no Theatro Municipal. É importante para lembrar que o teatro é a casa de todos, todos são muito bem-vindos. Estou aqui desde 2008 e a reação do público é sempre positiva – afirmou o maestro.

Outra atração é a Orquestra Infanto-juvenil das Comunidades Pacificadas, que sobe ao palco às 15h. No repertório, composições de Mozart, Beethoven e Villa-Lobos, sob a regência do maestro Juliano Dutra. Fundada em 2010, a orquestra é integrada por 70 crianças e adolescentes das comunidades Santa Marta, Babilônia, Chapéu Mangueira, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Complexo do Alemão, Complexo da Tijuca e Cidade de Deus. O conjunto já se apresentou em espaços como o Circo Voador, o Museu Nacional de Belas Artes, o Consulado da Alemanha, o Clube Caiçaras, além do próprio Theatro Municipal.

Para encerrar as comemorações, às 20h, o balé e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal se apresentam, levando ao palco o espetáculo La Bayadère. Dividido em dois atos e cinco cenas, a obra é ambientada na Índia Real e conta a história do amor impossível entre a dançarina religiosa de um templo, Nikiya, e o guerreiro Solor.

O Theatro Municipal, que fica na Praça Floriano, s/nº, no centro do Rio, foi construído em 1909, com capacidade para 1.739 espectadores. Em 2008, o local passou por uma restauração, na qual foram investidos R$ 64 milhões, reabrindo em 27 de maio de 2010.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário