Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de julho de 2014

Unidades escolares agrícolas oferecem formação técnica aos alunos da rede do Estado do Rio

Fachada C E Jose Francisco Lippi - Hidroponia
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2014

Unidades escolares agrícolas oferecem formação técnica aos alunos da rede-Há seis delas espalhadas pelo estado

No Centro Interescolar de Agropecuária de Itaperuna, os alunos do curso técnico em Agropecuária contam com uma área de 121.000 m² para pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Nele, além das disciplinas da base nacional comum, os estudantes têm aulas de Zootecnia, Agricultura, Irrigação e Drenagem, Construções e Instalações Rurais, Administração de Propriedade Rural, Desenho e Topografia, e Planejamento e Projeto. A unidade - uma das seis escolas agrícolas da rede estadual - também oferece Ensino Médio Regular e 9º ano do Ensino Fundamental.

- Na nossa escola há bovinocultura, suinocultura, caprinocultura, piscicultura, cunicultura, avicultura (de corte e costura), apicultura e silvicultura, além da criação de codornas. Na área agrícola, temos café, milho e hortas (tradicionais e orgânicas – destacou Rachel Mafra, diretora do colégio.

Aos 16 anos, Carolina Bueno passa mais tempo na escola do que em sua própria casa, para onde só vai aos fins de semana. Moradora de Miracema, a aluna da 2ª série do Ensino Médio já faz planos para o futuro.

- Tenho aprendido muito e quero ser engenheira agrônoma. O contato direto com animais e plantas é muito bom para o nosso aprendizado na escola e nos dá a dimensão da importância da preservação do meio ambiente – disse Carolina Bueno.

De acordo com a diretora, o caminho que a aluna pretende trilhar já foi seguido por muitos que concluíram os estudos na unidade escolar.

- Alguns alunos atuam em órgãos públicos, lojas de produtos agropecuários e propriedades rurais. Muitos deles, inclusive, têm o próprio negócio ou trabalham nas propriedades rurais de suas famílias – explica Rachel.

Mas não é apenas o Noroeste Fluminense que conta com uma unidade agrícola. Na Região Serrana do Rio, mais precisamente em Venda Nova, 3º distrito de Teresópolis, está situado o Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi. Dos 19.428 m² de área da instituição, 12.000 m² são destinados a atividades agrícolas, como a horta, a estufa de hidroponia, a fruticultura, o cultivo de hortaliças e plantas ornamentais. Há, ainda, minhocário e o desenvolvimento de piscicultura, avicultura e apicultura.

Em junho, a escola inaugurou o espaço “Eco Sustentável”, onde são desenvolvidas oficinas voltadas para a preservação ambiental. No local, serão criadas peças de artesanatos, com latas e caixas recicladas, e será produzido sabão, com óleo vegetal reutilizado.

A rede estadual de ensino também conta com outras unidades aos mesmos moldes: CE Agrícola (Itaboraí), CEI Agroecológico (Magé), CIA Monsenhor Tomas Tejerina de Prado (Valença) e Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I (Nova Friburgo).
Centro Interescolar de Agropecuária de Itaperuna

Fotos:Chris Torres/Márcia Costa
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário