Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ceasa terá primeiro mercado de produtos orgânicos do estado do Rio

Primeiro mercado de produtos orgânicos do estado será inaugurado na Ceasa-foto Marcelo Horn
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO
Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2014
Núcleo de Imprensa

Ceasa terá primeiro mercado de produtos orgânicos do estado

Objetivo é incentivar o setor por meio da comercialização dos alimentos em um só espaço

Com incentivo do Governo do Estado, a Ceasa-RJ, segunda maior central de abastecimento da América Latina, vai abrigar o primeiro mercado do Rio destinado à comercialização de produtos orgânicos. O Pavilhão Orgânico será instalado em uma área de 348 metros quadrados na unidade de Irajá e deve abrigar, por dia, cerca de 80 produtores que vão utilizar o local em sistema de rodízio, de acordo com o tamanho da produção de cada um. A expectativa é de que o mercado de orgânicos seja inaugurado ainda este ano e que mais de dois mil agricultores passem pelo pavilhão mensalmente.

De acordo com o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), o mercado de produtos orgânicos movimentou no país R$ 1,5 bilhão em 2013 e tem estimativa de chegar a R$ 2 bilhões este ano. Atualmente, o estado conta com 313 produtores no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Além de incentivar o setor, a novidade vai representar um salto de qualidade para a agricultura orgânica fluminense.

– A ideia é que o novo pavilhão proporcione uma redução nos preços dos produtos orgânicos, que hoje são mais altos do que os convencionais, e que isso estimule a população a comprar mais os orgânicos. Todos vão sair ganhando: o agricultor e o consumidor, que vai ter a oportunidade de consumir produtos livres de agrotóxicos – explicou o secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Bonifácio.

O projeto aguarda a criação de uma instituição que represente as 15 associações existentes na Ceasa e responda também pela administração da nova unidade. O objetivo é reunir no mesmo espaço todos os produtos orgânicos para a comercialização, com certificação de auditorias, do Sistema Participativo de Garantia (SPG) e de organizações de controle social.

– O Rio de Janeiro possui uma grande vocação para a agricultura, e estimular o setor de orgânicos está entre os objetivos da Ceasa. Temos um desafio pela frente, mas tenho certeza de que estamos trabalhando para algo que tem futuro – disse o presidente da Ceasa, Sérgio Marcolini.

Venda direcionada e redução de custos

No Pavilhão Orgânico da Ceasa, os produtos serão vendidos no atacado e no varejo. Produtor de hortaliças orgânicas em Teresópolis, Marcelo Montenario acredita que o novo mercado vai permitir o direcionamento do consumidor.

– A estrutura é ótima e a possibilidade de reunir vários itens em um mesmo lugar ajuda muito o consumidor. O novo espaço vai chamar mais clientes e, com isso, nosso custo operacional será menor, permitindo reduzir o preço final – disse o agricultor.

A produtora Anita Santoro, do município de Silva Jardim, vende seus produtos há dez meses em mercados, feiras do circuito orgânico carioca e pela internet. Desde a inauguração de sua empresa, ela deseja comercializar sua produção na Ceasa.

– Para nós é muito importante comercializar na Ceasa. Com a novidade, pretendemos aumentar a produção gradualmente, vender mais e, com isso, ter um impacto positivo em nosso faturamento. O pavilhão será um ótimo canal também para o consumidor, que poderá ter a certeza de que está comprando produtos certificados, de alta qualidade – afirmou a produtora.
Primeiro mercado de produtos orgânicos do estado será inaugurado na Ceasa-foto Paulo Filgueiras

Fotos de Paulo Figueiras e Marcelo Horn
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário