Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Corpo de Bombeiros do Estado do Rio inicia treinamento para as Provas Profissionais 2014

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2014
Núcleo de Imprensa

Corpo de Bombeiros inicia treinamento para as Provas Profissionais 2014
Preparação vai reunir 1.750 militares de 39 unidades operacionais

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro iniciou, nesta segunda-feira (11/8), o treinamento para as Provas Profissionais 2014, competição interna disputada pelos militares. Até o dia 9 de setembro, 1.750 bombeiros de 39 unidades operacionais do Estado, incluindo os grupamentos marítimos e os quartéis de atividades especializadas, participarão dos treinos que acontecem no Quartel Central, no Centro.

As Provas Profissionais 2014 vão ocorrer no período de 15 e 25 de setembro reunindo um total de dez modalidades: bombeiro mais resistente, agilidade, pista de aparelhos, ordem unida, linha direta, reconhecimento de ferramentas, atendimento pré-hospitalar, corda lisa, nós e voltas e operação simulada. 

De acordo com o representante da coordenação e organização das Provas Profissionais 2014, major Keith Markus, o treinamento realizado é uma forma de os participantes se aperfeiçoarem profissionalmente.

- O treino exige resistência, agilidade, entre outros atributos fundamentais em nossa atividade fim, que é a do salvamento de vidas. Além disso, também é um momento de troca de experiências porque os integrantes das unidades operacionais se reúnem – disse o major.

Atletas serão selecionados para os Jogos Mundiais

Os primeiros colocados na categoria bombeiro mais resistente participam dos Jogos Mundiais, em 2015, na Virgínia, Estados Unidos. A previsão é de que pelo menos nove atletas façam parte da delegação que seguirá para o estado norte-americano. No ano passado, o Corpo de Bombeiros venceu na categoria Bombeiro Mais Resistente (30-34 anos), na Irlanda do Norte. Cerca de 160 atletas de 21 países participaram da disputa.

O treinamento para a prova Bombeiro Mais Resistente exige força física, fôlego e muita agilidade do militar, explicou o representante da coordenação da modalidade, tenente Edson Gomes.

- Quatro etapas acontecem para a categoria Bombeiro Mais Resistente O bombeiro precisa se esforçar intensamente para realizar todas as atividades. Além disso, deve ter condições de, ao fim do circuito, prestar socorro a uma vítima, que na simulação é um boneco com o peso médio de uma pessoa de verdade. Cada unidade contará com um representante nesta categoria – informou o bombeiro.

Bombeiro Militar há seis anos, o cabo Bruno Calvano de Freitas vai representar o 3º GBM (Niterói) nas Provas Profissionais deste ano. Ele está confiante e ansioso para conseguir a vaga e disputar a categoria Bombeiro Mais Resistente nos Jogos Mundiais, nos Estados Unidos.

- Estou treinando para ter um ótimo resultado. É uma modalidade difícil. É a primeira vez que disputo esta prova – disse o cabo. 
Crédito: Salvador Scofano
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário