Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Instalação do 28º Nudec em Teresópolis - Defesa Civil instala núcleo comunitário no bairro dos Pinheiros

Secretário de Defesa Civil, coronel Roberto Silva: prevenção e preparação de voluntários
Defesa Civil instala núcleo comunitário no bairro dos Pinheiros

Teresópolis, 26 de agosto de 2014 – A Defesa Civil Municipal vem intensificando o trabalho de prevenção através da implantação de NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) no município. São unidades formadas por grupos de moradores, que participam de atividades de defesa civil como voluntários.

Até esta quinta-feira, dia 28, prossegue o ciclo de palestras, no bairro dos Pinheiros, para a instalação do 28º núcleo do município. O encontro é realizado às 19h30, na Escola Municipal Governador Portella (Rua Lucília Bastos Pereira, s/nº).

O curso tem por objetivo organizar e preparar a comunidade local para atuar na prevenção de acidentes e na pronta resposta após a ocorrência de desastres naturais, como inundações e deslizamentos de terra, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.

No dia 17 de agosto, a Defesa Civil encerrou o curso de implantação do NUDEC de Providência, no 2º Distrito, com a entrega dos certificados de conclusão aos membros do núcleo. Foi realizado ainda o reconhecimento da rota de fuga para ser usada em caso de emergência. Também foi feita a visitação à população local, quando os novos membros se apresentaram, uniformizados, e fizeram a entrega das cartilhas de orientação "Comunidade mais segura" para todos os moradores.

“Acredito que tendo pessoas preparadas, as comunidades mais vulneráveis sofrerão menos, terão voluntários com orientações básicas de defesa civil”, pontua o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Roberto Silva.

Preparação

O ciclo de palestras detalha o projeto de instalação dos NUDECs e aborda temas como riscos geológicos e noções de primeiros socorros, com abordagem e transporte de vítimas, de acordo com os protocolos de segurança.

Os participantes também recebem a cartilha “Comunidade mais segura – mudando hábitos e reduzindo riscos de movimentos de massa e inundações”. Elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil, o material transmite conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente os movimentos de terra e alagamentos.

No final, os moradores percorrem o bairro para mapear as áreas de risco e definir as rotas de fuga até os pontos de apoio na comunidade, ou seja, os lugares seguros para onde deverão se dirigir em caso de ocorrências.

Os agentes comunitários dos núcleos recebem mochila, capas de chuva, lanternas e camisetas de identificação. O programa de instalação dos NUDECs prevê também a entrega de rádio-comunicador e/ou telefone celular aos voluntários, para que mantenham contato direto com a Defesa Civil Municipal em caso de emergência.
Foto Nudec Pinheiros: Moradores do bairro dos Pinheiros participam do ciclo de palestras
Foto Nudec Providência rota de fuga: Voluntários percorrem a comunidade, em Providência, e definem as rotas de fuga
Foto Nudec Providência: Agentes voluntários do NUDEC de Providência, o 27º do município, com uniforme e equipamentos
Fotos– crédito Jeferson Hermida e Divulgação/Defesa Civil
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário