Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de agosto de 2014

No Rio , Mais quatro trens chineses entram em circulação no sistema ferroviário

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2014
Núcleo de Imprensa

Mais quatro trens chineses entram em circulação no sistema ferroviário

As composições seguem o mesmo modelo das 30 composições que já operam na SuperVia

Quatro dos 70 trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado entraram em circulação nesta segunda-feira (11/8), após passar por fase de testes. Eles vão circular nos ramais operados pela SuperVia.

Com tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frenagem, os trens são mais amplos, climatizados e equipados com TVs, painéis de informações de LED e câmeras de monitoramento. As composições têm capacidade para transportar até 1.200 passageiros. Os veículos seguem o mesmo modelo de outros 30 trens chineses entregues pelo Estado à população em 2012.

A compra dos veículos, fabricados pelo consórcio chinês CMC/CNR/CRC, foi considerada a mais rápida da história da instituição. Somados, os 70 novos trens representam aumento de 840 mil lugares por dia no sistema ferroviário do Grande Rio.

Dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu ainda 10 trens nacionais, que estão sendo montados em fábrica própria da concessionária. A entrada em operação começou em fevereiro de 2014 e oito deles já estão em pleno funcionamento. Compostas por oito carros, as composições também contam com ar-condicionado, passagem interna entre carros, sistema de travamento de portas durante as viagens e capacidade para transportar até 2.400 passageiros.

Modernização da frota

Em 2007, a SuperVia transportava, em média, 325 mil passageiros por dia, e contava com apenas 10 trens refrigerados. Atualmente, são 116 composições refrigeradas, 60,3% da frota, atingindo picos de 640 mil passageiros por dia. Os investimentos na modernização da frota, que somam R$ 3,3 bilhões em parceria com a concessionária, vão permitir ao Estado encerrar o ano de 2014 somando 150 trens equipados com ar-condicionado. Até o fim de 2015, toda a frota será refrigerada.

– Vamos encerrar este mês de agosto com 122 trens refrigerados em operação, o que representa mais de 60% da frota. Até o fim do ano, serão 150 trens com ar no Rio de Janeiro. Estamos muito satisfeitos com o cumprimento dos cronogramas estabelecidos inicialmente – disse a secretária de Transportes, Tatiana Carius.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário