Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Projeto Cultura nos Bairros de Teresópolis alegra tarde no Caleme

A comunidade do Caleme parou para assistir as atrações
Cultura nos Bairros alegra tarde no Caleme

Teresópolis, 26 de agosto de 2014 - A comunidade do Caleme viveu uma tarde de festa e alegria no último domingo, 24 de agosto, com o Projeto Cultura nos Bairros. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o projeto levou atrações diversas ao bairro, apresentadas no Palco sobre Rodas, o caminhão da Cultura.

“Em um dia bonito e ensolarado como foi este domingo, nada melhor do que uma atividade cultural ao ar livre para animar a tarde. E foi isso que fizemos ao levar o Cultura nos Bairros ao Caleme. Promovemos cultura e arte, animando o dia dos moradores”, comemorou o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, que também é o coordenador do projeto.

Realizadas no ponto final do ônibus do bairro, as atividades começaram por volta das 15h30 já em grande ritmo com o forró dos músicos Fernando Mello e Marcos André. Acompanhados ainda pelo secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, Andréa Sant’Anna, PC de Si e Bruno Valardan (Babão), os músicos alegraram o público com clássicos como ‘Luiz respeita Januário’, ‘Sabiá’, ‘Sala de Reboco’ e ‘Xote das meninas’.

Logo depois, foi a vez da arte circense, comandada por Ivo Bernardo, com números de palhaçada e exibição de diversos tipos de malabares, incluindo bolas e bastão chinês. A apresentação, que contou com a intervenção de Lucas Pereira e Liv Milla, alunos do curso de circo da Secretaria de Cultura, teve ainda a participação do pequeno Daniel Oliveira, morador do bairro. “Gostei de participar. Foi bem legal”, disse o menino, de sete anos.
A criançada se divertiu com as pinturas feitas por Andréa Sant'Anna e Jeanette Albuquerque
A meninada se diverte com as pinturasIvo Bernardo e o pequeno Daniel Oliveira, que participou do quadro
Liv Milla e Lucas Pereira, alunos do curso de circo da Secretaria de Cultura
Outro ponto alto do dia foi a recreação infantil promovida pelas agentes culturais Andréa Sant’Anna e Jeanette Albuquerque, que divertiram a criançada com pintuagens e brincadeiras.

O evento teve ainda a participação especial do grupo de rap ADL MC’s, organizadores da Roda Cultural do Alto. Guilherme e Roger divertiram a garotada com alguns sucessos do grupo, além de raps de improviso, sempre com mensagens de protesto contra a violência.

No encerramento, mais forró com Fernando Mello e Marcos André, novamente acompanhados por Arnaldo Almeida, Andréa Sant’Anna e Bruno Valardan (Babão), que fecharam a edição com sucessos como ‘Apelo ao Soberano’ e ‘É proibido cochilar’.

Quem esteve presente, aprovou. “Achei muito legal toda a apresentação. Aliás, não só eu. O Rian também se divertiu pintando o rosto”, comentou a moradora Michele Avelino, referindo-se ao filho Rian, de um ano e oito meses, que aproveitou o evento. Ana Lúcia de Souza foi outra que aprovou, não apenas as atrações, mas também o caminhão. “Achei uma ideia muito bem elaborada. E dá pra levar a qualquer lugar. Incrível”, disse a jovem.

Lançado em 2009, o projeto Cultura nos Bairros tem como objetivo levar atrações artísticas e culturais às comunidades, sempre nas tardes de domingo, identificando os artistas populares que estão espalhados pela cidade e promovendo um mapeamento cultural do município. Mais de 50 comunidades já foram visitadas pelo projeto.
O evento teve a participação especial do grupo de rap ADL MC's
O forró de Fernando Mello, com PC, Arnaldo Almeida e Marcos André
Texto: Geórgia Jahara​
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário