Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Prosperar incentiva participação de agroindústrias fluminenses em eventos de gastronomia

Angelo e Marta cuidam da produção e comercialização credito Divulgação (1)
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2014
Núcleo de Imprensa

Prosperar incentiva participação de agroindústrias fluminenses em eventos de gastronomia

Aproximação com os canais de comercialização aquece negócios de pequenos produtores

O programa Prosperar, vinculado à Secretária de Agricultura e Pecuária, incentiva a participação de pequenos produtores do estado em eventos gastronômicos e feiras do setor. A aproximação com os canais de comercialização ajuda fabricantes de cachaças, embutidos, frutas desidratadas, geleias e doces a aumentarem seus lucros. Mais de 200 agroindústrias fluminenses recebem, por meio do projeto, ajuda na capacitação, no financiamento para adequação das instalações, além de legalização sanitária e tributária. 

A Secretaria de Agricultura e Pecuária costuma indicar os participantes do Prosperar para eventos do setor, como o Circuito Rio Gastronomia, que acontece de 15 a 24 deste mês, Brasil Rural Contemporâneo, Salão Nacional de Turismo, Feira da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) e Brasil Orgânico e Sustentável.

Proprietária de uma pequena fábrica de produtos em conserva de Lumiar, na Região Serrana, Marta de Abranches é uma das beneficiadas pelo Prosperar. Em 2013, a empresária foi encaminhada pelo programa para participar de Rodadas de Negócios de eventos de gastronomia, onde foi sondada por duas redes de restaurantes cariocas. 

– Vendemos em três dias de feira o que levamos normalmente sete dias para comercializar. Estamos tão empolgados que, além das conservas, vamos ampliar a produção e levar também fubá branco e feijão manteiga para oferecer ao público – disse Marta. 

Dono de uma empresa de água de coco em Cachoeiras de Macacu, Fábio Lewin também viu suas vendas se multiplicarem, com o apoio do Prosperar, após a indicação de participação em eventos do setor. Foram cerca de 12 novos clientes corporativos e outros 100 para entrega em casa, conquistados em apenas três dias.

– As participações na rodada e na feira foram fantásticas para nossa empresa. Produzimos de forma artesanal e, por isso, é muito interessante ter contato com pessoas ligadas à gastronomia, que valorizam mais nosso produto. Às vezes, levamos três a quatro meses para concretizar um negócio, mas lá fechamos quase que de imediato. É uma oportunidade, que só se tornou possível por intermédio do projeto Prosperar – afirmou Fábio. 

Primeiro a conseguir o selo “Produzido no RJ”, criado pelo Estado para identificação da produção do Rio de Janeiro, o fabricante de cachaça Ely Werneck também obteve financiamento do Prosperar. 

– O programa me ajudou muito. Aumentei a produção em 47% entre 2012 e 2013. Pulei para 32% já no primeiro semestre de 2014 em relação ao ano anterior – afirmou Ely.
O produtor Fabio Lewin expandiu o negócio com a ajuda do Prosperar credito Divulgação

Crédito com juros de 2% ao ano

O programa Prosperar já investiu mais de R$ 6,2 milhões em agroindústrias familiares em todo o estado. O projeto oferece crédito, com recursos do Tesouro Estadual, com juros de 2% ao ano e condições especiais para pagamento. 

– A agroindústria familiar fluminense vem se firmando pelo padrão de qualidade e por apresentar, como diferencial, uma convivência harmoniosa com o meio ambiente – afirmou o secretário de Agricultura, Alberto Mofati.

Fotos: Divulgação
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário