Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Rio vai sediar congresso mundial de arquitetura

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2014
Núcleo de Imprensa

Rio vai sediar congresso mundial de arquitetura
Capital fluminense venceu eleição, desbancando Paris e Melbourne

O Rio de Janeiro foi eleito cidade-sede do Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA) de 2020. A votação ocorreu no domingo (10/8), durante a assembleia geral da entidade, realizada em Durban, na África do Sul. A candidatura carioca foi acirrada e desbancou dois fortes concorrentes: Melbourne (Austrália) e Paris (França). O Governo do Estado, através da Secretária de Turismo, incentivou a candidatura com materiais promocionais. O governador Luiz Fernando Pezão gravou um vídeo de apoio, que foi apresentado durante a assembleia. 

Este é o primeiro grande evento que o Rio atrai após o sucesso da Copa do Mundo. Para o secretário de Turismo, Cláudio Magnavita, as transformações arquitetônicas realizadas na cidade nas últimas décadas e as que estão ocorrendo já começaram a chamar a atenção internacional.

– Este evento é emblemático e com efeito multiplicador. Serão mais de 15 mil profissionais avaliando as intervenções realizadas atualmente e outras que ficarão prontas até 2020. A realização deste congresso vai manter viva a chama dos grandes eventos que o Rio está sediando, além de divulgar mais a nossa cidade – disse o secretário.

A eleição foi disputada até o último minuto. No primeiro turno, o Rio de Janeiro obteve 85 votos. Melbourne e Paris tiveram 73 e 44, respectivamente. No segundo turno, o Rio ganhou 107 votos e Melbourne, 95. Ao todo, 202 delegados da UIA participaram da escolha da cidade que vai sediar o evento.

Com o tema “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, a proposta do Rio é discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas de construção das cidades, e promover a reinserção da profissão no meio social. De acordo com o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães, o compromisso da entidade é aproveitar os seis anos até a realização da UIA 2020 Rio para trabalhar o fortalecimento da arquitetura e da cultura arquitetônica no Brasil.

– Estamos felicíssimos com a receptividade da candidatura do Brasil e a aprovação dos colegas do mundo todo. A realização do congresso de 2020 será uma oportunidade para estreitar as relações internacionais com as Américas, África e com os países de língua portuguesa, que foram nossos principais apoiadores – afirmou Magalhães.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário