Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Sustentabilidade é tema da III Conferência Municipal da Agenda 21 de Teresópolis

 III Conferência contou a presença derepresentantes de associações de moradores e da sociedade civil organizada
Sustentabilidade é tema da III Conferência Municipal da Agenda 21
Durante o evento, foi realizada composição do Fórum da Agenda 21

Teresópolis, 22 de agosto de 2014 – Com o objetivo de promover um conhecimento maior sobre sustentabilidade, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu na noite desta quinta-feira, 21, a III Conferência Municipal da Agenda 21, que tem como principal meta promover um planejamento de desenvolvimento sustentável do município durante o século XXI. A palestra sobre sustentabilidade e gestão socioambiental foi o ponto principal da Conferência.

Participaram do encontro o coordenador do Fórum da Agenda 21 e subsecretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Coutinho, o representante da gerência da Petrobras, Ricardo Frosini, a palestrante, professora Lucila Martinez, o vereador Antônio Francisco e representantes de associações de moradores e da sociedade civil organizada.

Para Leandro Coutinho, é fundamental a promoção de palestras sobre o meio ambiente. “Durante estas conferências, podemos abordar temas como sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável, não só na área ambiental, mas também na área de transporte, saúde, educação, habitação e meios de desenvolvimento do município”, explicou.

A professora Lucila Martinez, que palestrou sobre sustentabilidade e gestão socioambiental, destacou que é primordial estimular o cidadão para que ele participe ativamente de ações que transformem as cidades em lugares ideais para se viver. “Uma cidade ideal para se viver bem está diretamente relacionada à possibilidade de participação realmente cidadã, para que acompanhe no setor público e conquiste no setor privado, para que as associações não governamentais e associações de bairro sintam que o desenvolvimento do município tem que começar em cada um de nós”, concluiu.
Ricardo Frosini, representante da gerência da Petrobras
 Professora Lucila Martinez palestra sobre sustentabilidade e gestão socioambiental
O Comperj - Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, em Itaboraí, tem como objetivo expandir a capacidade de refino da Petrobras para atender ao crescimento da demanda de derivados no Brasil, como óleo diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação, coque e GLP (gás de cozinha). Com a implementação do complexo, toda a região começou a se desenvolver economicamente, fazendo com que a empresa e os municípios do entorno do Comperj pensassem em um desenvolvimento sustentável, como explica o representante da Petrobras, Ricardo Frosini.

“Umas das iniciativas da Petrobras foi criar o programa da Agenda 21 Comperj, cujo principal objetivo é fomentar as organizações da sociedade junto com o poder público para pensar as questões do município, entre eles construir planos para o desenvolvimento sustentável de cada região”, ressaltou.

Durante a Conferência, foi realizada composição do Fórum da Agenda 21, com representantes do1º Setor (Prefeitura, Poder Legislativo e Judiciário, Órgãos e Empresas Públicas), 2º Setor (Empresas de Capital Privado, Associações e Federações do Setor Produtivo), 3º Setor (ONGs, Sindicatos, Associações de Classe, Clubes, Fundações) e 4º Setor (Comunidade). Os membros escolhidos terão mandato de dois anos.
Sustentabilidade é tema da III Conferência Municipal da Agenda 21 de Teresópolis

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário