Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Teresópolis recebe encontro regional de Núcleos de Defesa Civil

 Secretário Municipal de Defesa Civil, Coronel Roberto Silva, abre o 2º Encontro de NUDECs
Teresópolis recebe encontro regional de Núcleos de Defesa Civil

Teresópolis, 5 de agosto de 2014 – Teresópolis recebeu no último sábado, 2, o 2º Encontro de NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) do Estado do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Defesa Civil, na Ermitage, e reuniu representantes da cidade e também dos municípios de Petrópolis, Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Niteroi, São João de Meriti e São Gonçalo. A iniciativa conta com o apoio da organização humanitária Care Brasil e da Secretaria Estadual de Defesa Civil.

“Em Teresópolis, temos 28 NUDECs, somando com a recém-inaugurada em Providência. Com pontos da Defesa Civil dentro da comunidade, a população da área é quem esquematiza sua rota de fuga e o seu ponto de apoio, e é também quem gerencia este ponto em conjunto com a Defesa Civil”, disse o secretário municipal de Defesa Civil, Coronel Roberto Silva.

O encontro faz parte do Projeto Redes Comunitárias e Escolares de Redução de Riscos de Desastres, apoiado pelo Escritório de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (ECHO), cujo objetivo é promover um intercâmbio e articulação entre as defesas civis e comunidades locais para o atendimento e prevenção de catástrofes. 

“É importante a troca de informações e a interação que promovemos com esse encontro. Estamos nessa caminhada de prevenção em todas as comunidades, tornando nossa cidade mais preparada para os eventuais problemas que possam acontecer”, enalteceu o subsecretário municipal de Defesa Civil, Tenente Francisco Cordeiro.
Teresópolis recebe encontro regional de Núcleos de Defesa Civil
Durante o 2º Encontro de NUDECs, foi apresentado o Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro 2014, lançado na última terça-feira, dia 29 de julho, pela Defesa Civil Estadual. Em pauta, melhores práticas de NUDECs e a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, a expansão da Rede de NUDECs no Estado e a formatação do Plano de Ação Estadual da Rede.

Teresópolis possui 28 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs) nas áreas de risco do município. Esses grupos são compostos por voluntários, que são treinados para orientar a população sobre como agir em situações adversas que envolvam riscos, como deslizamentos de terra e alagamentos. Eles também são preparados para dar a primeira resposta aos moradores em época de fortes chuvas, até a chegada dos órgãos oficiais de socorro.
O encontro aconteceu reuniu representantes da cidade e também de diversos municípios do Rio de Janeiro

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário