Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A primeira das nove novas barcas adquiridas pelo Estado já tem nome e deve chegar ao Rio em novembro

A primeira das nove novas barcas adquiridas pelo Estado já tem nome  e deve chegar ao Rio em novembro
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2014
Núcleo de Imprensa

A primeira das nove novas barcas adquiridas pelo Estado já tem nome e deve chegar ao Rio em novembro

A “Pão de Açúcar” vai atender aos usuários da linha Praça XV-Araribóia

As nove novas embarcações compradas pelo Governo do Estado para o sistema de transportes aquaviário do Rio de Janeiro já têm nome e data para a primeira entrega. Com 80% dos votos, o tema pontos turísticos foi escolhido pela população, que votou por intermédio do site da concessionária e de totens eletrônicos instalados nas estações Praça XV e Araribóia. A primeira barca terá o nome de “Pão de Açúcar”, que tem previsão de chegada para novembro deste ano.

Os nomes escolhidos das outras oito embarcações serão “Corcovado”, “Copacabana”, “Parque da Cidade”, “Fortaleza de Santa Cruz”, “Ilha Grande”, “Angra do Reis”, “Itacoatiara” e “Praça Araribóia”.

- A campanha fez sucesso entre os passageiros. Ao todo, foram 2.847 votos, dos quais 80% escolheram os pontos turísticos – conta a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius.

Em 2013, o Governo do Estado investiu R$ 273 milhões na compra de nove embarcações. Sete delas, com dois mil lugares cada uma, estão sendo fabricadas na China, pelo estaleiro China Shipping Group/ AFAI, e vão operar na linha Praça XV-Araribóia. As outras duas, com capacidade para transportar 500 passageiros, estão sendo montadas pelo estaleiro Inace, no Ceará, e farão o trajeto Mangaratiba-Ilha Grande-Angra do Reis.

Equipadas com ar-condicionado, as novas embarcações possuem janelas panorâmicas e maior espaço interno para embarque e desembarque simultâneo. Idosos e deficientes vão contar com entradas exclusivas pelas laterais.

A secretária destacou também a diminuição do tempo de viagem com a chegada das novas embarcações.

- O tempo médio de travessia Rio-Niterói, que hoje é de 18 minutos, passará para apenas 10 minutos. A chegada das novas embarcações permitirá ainda a ampliação da capacidade de fluxo de passageiros na linha Rio-Niterói de 12 mil para 24 mil usuários por hora em cada sentido, no horário de pico. 

Até 2007, o sistema de transporte aquaviário contava apenas com 19 embarcações em operação e transportava em média 62 mil pessoas por dia. Hoje são 24 barcas, incluindo 15 catamarãs e nove barcas tradicionais. Após investimentos no setor, como a reforma de estações e a ampliação da oferta de viagens, chegam a ser transportadas até 140 mil pessoas em um único dia.

Crédito fotos: Shana Reis
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário