Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Rio é candidato à sede do Congresso Mundial de Energia de 2019

Rio é candidato à sede do Congresso Mundial de Energia de 2019
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Rio é candidato à sede do Congresso Mundial de Energia de 2019

O Rio de Janeiro é candidato a sediar o Congresso Mundial de Energia de 2019 (WEC 2019). Com o apoio do Governo Estado, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) apresentou, nesta segunda-feira (22/9), no Palácio Guanabara, o projeto da candidatura da Cidade Maravilhosa a integrantes do corpo consular no Rio. Se a proposta vencer, será a primeira vez que uma cidade brasileira abrigará o evento e a segunda que ele ocorrerá na América Latina. O Rio está na disputa com as cidades Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, e São Petersburgo, na Rússia.

- A cidade tem um papel muito relevante na área de energia. O Rio, cada vez mais, pretende ser uma cidade internacional. Reitero o nosso entusiasmo em trazer esse evento tão importante – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

Além de lançar a candidatura do Rio, a reunião coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e pelo subsecretário de Relações Internacionais, Pedro Spadale, teve o objetivo de sensibilizar os membros dos consulados para que eles mobilizem as representações de seus países a votar no Rio. Cada país tem direito a um voto. Para o secretário-geral do IBP, Milton Costa Filho, o Rio tem uma grande vantagem para disputa.

- O Brasil tem uma matriz energética muito diversificada e uma grande vantagem tecnológica na área de petróleo – afirmou o secretário-geral do IBP.

A decisão sobre a escolha do local do congresso de 2019 ocorrerá no fim de outubro, em um encontro do Conselho Mundial de Energia, em Cartagena, na Colômbia.

Para tornar a candidatura do Rio vitoriosa, o Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia se associou ao IBP, com o objetivo de aproveitar a experiência do instituto na realização de eventos. Ainda de acordo com Milton Costa Filho, o Brasil foi o único país a enviar representantes de sua candidatura a todos os eventos regionais do conselho no exterior.

Sobre o WEC

O Congresso Mundial de Energia (WEC) foi criado em 1923. A próxima edição do evento será realizada em 2016, na cidade de Istambul, na Turquia. Organizador do evento, o Conselho Mundial de Energia (World Energy Council) é um grupo privado, com sede em Londres, que reúne 3 mil organizações distribuídas por 92 países. Na única vez em que foi realizado na América Latina, o Congresso Mundial de Energia aconteceu na cidade de Buenos Aires, na Argentina.
Fotos de Marcelo Horn
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário