Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

‘Rio Interior: O Futuro em Nossas Mãos’ passa por Teresópolis nos próximos dias 13 e 14

 Integrante da comissão organizadora do evento, Christiane Armond, apresenta detalhes do projeto itinerante da InterTV​
‘Rio Interior: O Futuro em Nossas Mãos’ passa por Teresópolis nos próximos dias 13 e 14
Projeto itinerante da InterTV terá ações de cidadania, esporte e cultura

Teresópolis, 3 de setembro de 2014 – Com atividades gratuitas voltadas para práticas esportivas, culturais, educacionais, de lazer e de saúde, acontece em Teresópolis nos próximos dias 13 e 14 o ‘Rio Interior: O Futuro em Nossas Mãos’. No sábado, 13, haverá uma programação especial, entre 9h e 20h30​, na Praça Balthazar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, no centro; e no domingo, 14, às 9h, acontece o ‘Energy Tour’, circuito de corrida de rua, com largada e chegada na Av. J. J. de Araújo Regadas, também no centro.

O projeto abrange cidades fluminenses que fazem parte da cobertura da InterTV no estado e visa despertar as cidades para a prática da cidadania, a busca pela qualidade de vida e a necessidade do desenvolvimento econômico regional. Em Teresópolis, a iniciativa conta com a parceria da Prefeitura, que vai apresentar atrações culturais e esportivas durante o evento.

Serão oferecidos três tipos de atividades: ‘Desenvolvimento e Cidadania’, que trará aulas de reciclagem e informática, além de biblioteca itinerante, contos de histórias, apresentação musical e cinema ao ar livre; ‘Cidadão Fluminense’, direcionado a prática jurídica; e o ‘Energy Tour’, que incentiva a prática esportiva, com dois circuitos de corrida de rua. 

No sábado, 13, a programação acontece na Praça Balthazar da Silveira, entre 9h e 20h​30​, e contará com tendas temáticas nas quais a população terá diversas atividades voltadas para saúde, inclusão digital, cidadania, cultura, reciclagem e empreendedorismo, entre outras ações.

Em reunião ocorrida na Prefeitura, nesta terça, 2, os secretários municipais de Administração, José Carlos Cunha, de Cultura, Arnaldo Almeida, de Esportes, Carlos Oliveira, de Turismo, Ronaldo Fialho, de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Antônio Carlos Moura, e de Segurança Pública, Marco Antonio da Luz, e a representante da comissão organizadora do evento, Christiane Armond, definiram a participação de grupos de projetos culturais e esportivos da Prefeitura.

Na parte da manhã, a Secretaria de Esportes vai apresentar os grupos de dança sênior e de capoeira; e a Secretaria de Cultura vai mostrar as performances dos grupos de dança de rua, rap e de circo da Casa de Cultura.

Às 13h30, haverá apresentação do grupo de danças folclóricas de Petrópolis; às 15h, tem Jazz e, às 17h, terá show de Blues e Rock. Às 19h, começa a exibição do filme Minhoca, primeiro stop motion brasileiro, com distribuição de pipoca e refrigerante para a criançada.

No domingo, 14, a partir das 9h, com largada e chegada na Av. J. J. de Araújo Regadas, no centro, acontece o ‘Energy Tour’, que é um circuito de corrida com percursos de 2 e 5 km, nas modalidades masculina e feminina. A intenção não é promover uma competição, mas sim incentivar a prática esportiva como forma de manter a saúde, melhorando a qualidade de vida. A pré-inscrição pode ser feita pelo site www.projetoriointerior.com.br.

Para garantir a participação e pegar o kit de corrida, a pessoa deve imprimir o formulário de inscrição, preencher os dados à mão, assinar e entregar à organização do evento na tenda de Confirmação de Inscrições da Corrida, na Praça da Matriz de Santa Teresa, no sábado, dia 13, entre 10h e 14h.

Lançado em 30 de maio, o projeto ‘Rio Interior: O Futuro em Nossas Mãos’ é idealizado pela Actual BR, com apoio da InterTV e patrocínio da Petrobras. A ação itinerante vai percorrer dez cidades do interior fluminense e já passou Petrópolis, Itaperuna e Macaé.
Secretários e representante da comissão organizadora do ‘Rio Interior’ definem participação de grupos de projetos esportivos e culturais da Prefeitura no evento

Atividades promovidas:

Desenvolvimento e Cidadania

A etapa ‘Desenvolvimento e Cidadania’ tem como objetivo destacar oportunidades irão surgir até 2017, em função, principalmente, das Olimpíadas e do planejamento estratégico da Petrobras. Alinhar as vocações do interior do estado do Rio de Janeiro com essas chances de negócios em prol do crescimento é missão do projeto.

Nessa etapa, os desafios para alcançar o desenvolvimento também serão mapeados para que sejam transformados em oportunidades com o olhar técnico e especialista dos parceiros do ‘Rio Interior – O Futuro em Nossas Mãos’.

Três das cidades das dez visitadas pela caravana vão receber fóruns que agregam municípios da região em discussões, paineis sobre a economia fluminense e rodadas de negócios, que vão aproximar grandes compradores dos fornecedores do interior.

Cidadão Fluminense

A etapa ‘Cidadão Fluminense’ é itinerante. Vai passar por dez municípios do estado do Rio: Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Maricá, Búzios, Macaé e Rio das Ostras. Com uma estrutura de cinco tendas, um cinema ao ar livre e um caminhão palco, movimentando as cidades que recebem o projeto durante um sábado inteiro. As atividades começam às 9h e terminam por volta das 20h.

Os espaços foram criados para acolher o público, especialmente crianças e jovens, motivando a população para as mais diversas atividades. Conheça mais cada módulo do Cidadão Fluminense:

Espaço Digital

Uma tenda, com oito computadores e dois profissionais de informática, vai estar disponível para os participantes conhecerem a importância da interação com o mundo virtual; as oportunidades que o conhecimento de informática gera; e os cuidados com o relacionamento com desconhecidos na web.

Espaço Reciclagem

É destinado aos participantes que quiserem conhecer a importância de preservar o meio ambiente. Monitores darão informações sobre economia de água e energia, preservação de nascentes e ainda ensinarão aos presentes artes feitas com materiais reaproveitados.

Espaço Livro Livre

Espaço voltado para o incentivo à leitura. Aproximadamente 900 livros vão compor esta biblioteca itinerante que conta, também, com uma reserva de títulos para distribuição aos participantes. Ao longo do dia, haverá oficinas de leitura e contos de histórias para mostrar à criançada o quanto ler é prazeroso.

Espaço Cidadania

Nesta tenda, as pessoas poderão tirar dúvidas jurídicas, aprender mais sobre saúde e prevenção de doenças, e entender como formalizar a atividade que exercem, etc. Monitores de variadas áreas vão fazer da informação uma importante ferramenta para o exercício da cidadania.

Espaço Imagem

É aqui que todo mundo que aproveitou as atividades oferecidas durante o dia vai fazer uma foto sua de lembrança levar para casa. Neste espaço também acontecem as entrevistas com os participantes do projeto, parceiros e as autoridades.

Espaço Cultural

Um cinema montado ao ar livre, com capacidade para 150 pessoas, faz parte das ações de praça do Cidadão Fluminense. Os sábados de cada rodada do projeto terminarão com uma sessão de cinema, censura livre. Para a família inteira aproveitar.

Caminhão Palco

Uma carreta de 15 metros de comprimento foi especialmente customizada para o Rio Interior. Ela vai ser utilizada como palco durante as atrações musicais do projeto e comporta também um estúdio de vidro para a apresentação do jornal do meio dia da Inter TV, o RJ InterTV 1ª edição, direto da praça de onde estiver estacionada. O público vai participar, ao vivo, e conhecer de perto os bastidores da notícia.

Energy Tour

Este é o circuito de corridas do Rio Interior para não deixar ninguém parado. As manhãs de domingo vão ser de muita atividade física, feita de forma responsável e divertida. Os corredores receberão acompanhamento de monitores da área de Educação Física e Enfermagem para entrarem no clima e desafiarem o sedentarismo sem ultrapassar os próprios limites.

Com as modalidades masculina e feminina, e percursos de 2 km e 5 km, a ‘Energy Tour’ está preparada para levar para as ruas até 300 corredores por etapa. A intenção não é promover uma competição, mas sim incentivar a prática esportiva como forma de manter a saúde, melhorando a qualidade de vida. Todos os inscritos que completarem a prova vão ganhar medalhas de participação. E os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada modalidade ainda levam um troféu para casa.

Texto: Mara Lúcia
Fotos: Marcelo Rosa
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário