Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Secretaria de Cultura de Teresópolis lança exposição pelos 75 anos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Além dos paineis, uma cenografia especial foi montada, com som que reproduz os sons da Mata Atlântica
Secretaria de Cultura lança exposição pelos 75 anos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Teresópolis, 3 de setembro de 2014 - Lançada na última semana, já pode ser visitada pelo público na Casa da Memória Arthur Dalmasso a exposição Parque Nacional da Serra dos Órgãos – 75 anos. Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a mostra é uma homenagem ao Parnaso pela comemoração histórica.

“Parte importante das nossas atividades, as exposições promovidas pela Secretaria de Cultura visam à preservação da memória e da história do município de Teresópolis. Além de informar moradores e turistas que nos visitam, as mostras atuam também como fonte de pesquisa e material de apoio para a aprendizagem nas escolas. Desta vez, estamos abordando a história do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com dados, fotografias e curiosidades que, com certeza, irão despertar o interesse do público”, analisa o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Montada no primeiro piso da Casa da Memória, a mostra é composta por paineis ilustrados, com textos e imagens que narram a história do Parque Nacional da Serra dos Órgãos ao longo do tempo. Inclui desde as primeiras informações sobre sua área de que se tem conhecimento, ainda na época do descobrimento, até as obras e reformas mais recentes, com ênfase também nas instalações da subsede do parque.

Também compõem a exposição cartões postais com motivos do parque, fotografias e matérias jornalísticas produzidas por jornais e revistas acerca do tema. Destaque ainda para a cenografia especial, criada pelo artista plástico e coordenador de exposições, Ricardo Guarilha. Com som ambiente que reproduz sons da Mata Atlântica, a cenografia retrata parte da flora do parque, e ainda espécies de alguns dos muitos animais silvestres que formam a fauna da reserva protegida, como o macaco muriqui, o tatu e a capivara.
Cartões postais com motivos do parque integram a mostra
Fotografias originais de época também podem ser vistas
Matérias jornalísticas sobre o tema fazem parte da mostra
A mostra é resultado de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, com orientação da chefe do Patrimônio, Regina Rebello, e supervisão de Ricardo Guarilha. Para a exposição, foram utilizados materiais dos acervos do Patrimônio Histórico de Teresópolis, do próprio Parque Nacional da Serra dos Órgãos, do historiador Romildo Pires e da professora Romilda Gomes.

Visitação até 27 de dezembro, de segunda a sábado, das 13h às 17h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro). Entrada franca. Vale lembrar que, além desta, pode ser vista também no mesmo local a mostra permanente ‘Teresópolis, um passeio pela história’, que narra a história do município, também através de paineis ilustrados.
Paineis ilustrados narram a história do Parque Nacional - PARNASO

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário