Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Secretaria de Segurança do Rio intensifica combate à corrupção policial

Secretaria de Segurança do Rio intensifica combate à corrupção policial
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
Núcleo de Imprensa
Rio de Janeiro, 15 de setembro de 2014

Secretaria de Segurança intensifica combate à corrupção policial
Operação Amigos S/A prendeu mais de vinte policiais militares nesta segunda-feira

A Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público deflagrou nesta segunda-feira (15/9) a Operação Amigos S/A, de combate à corrupção policial. No total, 25 mandados de prisão preventiva – dos quais 24 contra policiais militares, seis deles oficiais – e 53 mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça. Os acusados vão responder por formação de quadrilha armada.

Segundo o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, o Governo do Estado continuará investigando casos de corrupção dentro da corporação. Ele destacou o empenho da Subsecretaria de Inteligência na investigação e agradeceu o apoio do Ministério Público Estadual. 

– Trabalhamos externamente e internamente. Temos outras investigações dessa natureza para serem feitas, investigações de milícias, investigações relacionadas às UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Quero parabenizar a todos os envolvidos nesta grande operação, em especial ao Ministério Público e à nossa Subsecretaria de Inteligência – explicou Beltrame na coletiva de imprensa realizada no auditório da Secretaria de Segurança. 

O Ministério Público pedirá reparação de danos morais aos acusados por manchar a imagem da Polícia Militar.

– Pedimos a condenação e a responsabilização penal, mas também a reparação de danos, tanto materiais quanto morais. Na denúncia que formulamos, houve o pedido de reparação por danos morais em respeito à instituição da PM, que é secular – disse o promotor Cláudio Calo Sousa, representante da Gaeco/Ministério Público.

De acordo com o subsecretário de Inteligência, delegado Fábio Galvão, a Secretaria de Segurança está empenhada na investigação.

– Não vamos permitir, não vamos tolerar, de forma alguma, desvio de conduta de policiais. A operação durou aproximadamente um ano, e o período de investigação aconteceu do segundo semestre de 2012 até o fim de 2013. É um desmembramento da operação batizada de Compadre I, que foi responsável na época pela prisão de 78 pessoas, entre eles 60 policiais civis e militares – ressaltou Galvão.
Fotos:Salvador Scofano
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário