Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Teresópolis recebe Agência Alemã de Cooperação Internacional

 Na ordem: Emerson Resende, representante da Cooperação no Brasil; Paulo Sergio Bandeira, responsável pelo Parque Municipal Montanhas; Eduardo Niebus, subsecretário administrativo de Meio Ambiente; e Alberto Aquino Ruiz, representante da GIZ no Peru
Teresópolis recebe Agência Alemã de Cooperação Internacional
Em pauta, visita em áreas atingidas pela tragédia de janeiro de 2011 e implantação do projeto ‘Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica’

Teresópolis, 8 de setembro de 2014 – Nesta segunda-feira, 8, o subsecretário administrativo de Meio Ambiente, Eduardo Niebus, e o responsável pelo Parque Municipal Montanhas, Paulo Sergio Bandeira, acompanharam os representantes daAgência Alemã de Cooperação Internacional – Giz, à visita em áreas atingidas pelas fortes chuvas de janeiro de 2011. A visitação faz farte do projeto “Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica”, projeto que visa mensurar a importância das mudanças climáticas e da biodiversidade na qualidade de vida.

Participaram Alberto Aquino Ruiz, representante da GIZ no Peru e especialista em Gestão de Risco, Emerson Resende, representante da Cooperação no Brasil, e Cláudia Duarte, representante do Mosaico Fluminense, área que se concentra na Região Serrana e Baixada Fluminense.

“Temos como objetivo maior a integração da conservação da biodiversidade em políticas públicas de âmbito nacional, regional e local como fator‐chave para a mitigação e adaptação às mudanças do clima na Mata Atlântica, através da atuação conjunta com parceiros e outros aliados em mosaicos prioritários de unidades de conservação”, explicou Claudia Duarte.

Os representantes da GIZ, acompanhados pelos representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciaram a visita na margem do Rio Imbuí, no Parque do Imbuí, que recebeu ações do Inea – Instituto Nacional do Ambiente, passaram pela Cascata do Imbuí, atrativo turístico que recentemente foi revitalizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, chegando na Posse e no Campo Grande, bairros bastante atingidos pelas chuvas.

Iniciativa do governo brasileiro, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, no contexto da Cooperação Técnica e Financeira Brasil‐Alemanha por encargo do Ministério do Meio Ambiente, da Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, o projeto prevê apoio técnico, através da Agência Alemã de Cooperação Internacional, e financeiro, através do Banco Alemão de Desenvolvimento.

Cooperação alemã em Teresópolis

A cooperação Brasil-Alemanha está presente no município desde 2009, na fase inicial de implantação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. Na ocasião, o Governo Alemão fez a doação de recursos financeiros, através do FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), que foram utilizados na aquisição de equipamentos, como computadores e GPS, bem como na criação da identidade visual do Parque, no levantamento de uso e cobertura florestal e na pesquisa sobre a fauna da unidade de conservação.

Em junho de 2012, aproveitando a passagem ao Brasil para a Conferência Rio+20 sobre desenvolvimento sustentável, o ministro do Meio Ambiente da Proteção da Natureza e da Segurança Nuclear da Alemanha, Norbert Goriben, esteve em Teresópolis, com comitiva. Recebidos pelo prefeito Arlei na Prefeitura, os alemães conheceram as ações de preservação ambiental desenvolvidas no município e seguiram um cronograma de visitas aos locais da cidade afetados pela tragédia de janeiro de 2011, bem como a áreas de preservação, como o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 

Em 2013, entre os meses de julho e outubro, foi realizado no município o estudo intitulado ‘Percepção social de risco associados a fenômenos extremos para identificação de medidas de adaptação às mudanças climáticas baseadas nos ecossistemas da Mata Atlântica’. Encomendado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ Brasil), o projeto foi realizado pelo Centro de Treinamento Avançado em Desenvolvimento Rural, da Universidade Humboldt de Berlim, e por equipe do Curso de Mestrado em Práticas e Desenvolvimento Sustentável da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), com coordenação local da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O objetivo foi alertar para as áreas de vulnerabilidade geográfica no município, segundo a percepção da população local.
 Representantes da GIZ visitaram áreas atingidas pelas chuvas de 2011

Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário