Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Abertura de campanha de combate ao câncer em Teresópolis

Outubro Rosa e Novembro Azul: Secretaria da Mulher promove encontro para marcar inicio da campanha contra o câncer
Outubro Rosa e Novembro Azul: Secretaria da Mulher promove encontro para marcar inicio da campanha contra o câncer

Teresópolis, 16 de outubro de 2014 - Um encontro promovido pela Secretaria dos Direitos da Mulher nesta terça-feira, 14, oficializou a abertura da campanha ‘Vamos tocar no assunto – 2ª caminhada de combate ao câncer’. A iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e do Novembro Azul, focado no combate ao câncer de próstata.

A atividade aconteceu nas dependências do Centro Administrativo Municipal, na Várzea, com um bate-papo coordenado pela médica Maria da Conceição Monteiro Salomão, responsável pela Divisão de Programas de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Participaram várias mulheres assistidas pelos programas sociais da Secretaria da Mulher, além de funcionários municipais que trabalham no prédio público.

Doutora Conceição abordou temas relacionados ao assunto, respondeu perguntas, tirou dúvidas e ensinou procedimentos que devem ser tomados na prevenção da doença, como o autoexame das mamas. “Nosso objetivo mais uma vez é alertar para a gravidade do câncer, hoje considerado um grande problema de saúde pública. Se nós não chamarmos a atenção das pessoas elas esquecem, e é isso que vamos fazer durante esses dois meses”, disse a médica, aproveitando a ocasião para convidar todos a participar da caminhada, no dia 1º de novembro.

O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido pelo laço cor de rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. O Novembro Azul, hoje também representado por um laço azul, traz a conscientização sobre o câncer de próstata, de maior incidência na população masculina. Durante os meses de outubro e novembro, várias atividades relacionadas ao tema estarão acontecendo na cidade. 

Cartazes e folhetos explicativos estão sendo distribuídos nas unidades municipais de saúde, nos Centros de Referência de Assistência Social e no comércio. Iluminação especial e decoração com laços nas cores rosa e azul foram colocadas na fachada da Prefeitura e no Centro Administrativo Municipal (antigo Fórum). 

O ponto alto da programação é a 2ª caminhada de combate ao câncer, marcada para o dia 1º de novembro. A concentração será no restaurante Recanto dos Pescadores, com parada na Prefeitura e percurso até a Calçada da Fama, na Várzea, onde será montada uma estrutura para ações de saúde e de esclarecimento sobre a doença. 

A campanha será encerrada em 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, com uma ação de conscientização contra o tabagismo. O evento será realizado na feira de artesanato Espaço Mulher, que funciona nas sextas e sábados na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. 

Também aderiram à iniciativa ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos, Escola de Enfermagem do SENAC, Instituto Chernicharo de Radiologia, a organização não-governamental Amigas da Mama, restaurante Recanto dos Pescadores, além de várias lojas do comércio local. 
 Prevenção: médica Conceição Salomão ensina o autoexame das mamas
Texto – Gisele Barreto
Fotos – Vanusa Lima
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário