Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Carmo e Bom Jardim RJ assinam convênio com o Vale Social

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2014
Núcleo de Imprensa

Carmo e Bom Jardim assinam convênio com o Vale Social

Governo do Estado amplia benefício de gratuidade nos transportes públicos a deficientes físicos e doentes crônicos

Bom Jardim e Carmo são os mais novos municípios beneficiados com o Vale Social, programa da Secretaria de Transportes que garante isenção de passagem nos transportes públicos intermunicipais a deficientes e doentes crônicos. A vantagem da unificação do benefício é que dessa forma, o usuário poderá utilizar o mesmo cartão para os deslocamentos dentro de sua cidade, assim como em viagens para outros municípios. A partir do convênio, o Estado fica responsável pela elaboração e viabilização do cartão, assim como pelas perícias médicas.

Atualmente 34 municípios têm convênio com o programa, que beneficia mais de 128 mil pessoas. Aos portadores de necessidades especiais são concedidas 60 viagens mensais em cada modal, com validade mínima de dois anos - caso a deficiência seja temporária - ou quatro anos, se a lesão for permanente. Pacientes crônicos tratados em instituições conveniadas ao SUS têm direito entre 10 e 60 viagens por mês, nos modais utilizados para o deslocamento entre a residência e o local de tratamento, com validade de um a quatro anos.

Segundo a coordenadora do programa, Dora Nadja Pereira, o objetivo da parceria é dar suporte para que as prefeituras possam realizar todo o procedimento necessário à concessão da gratuidade. 

- A partir do convênio, a Secretaria de Transportes disponibiliza tanto a equipe médica, responsável pela perícia que atesta a doença ou deficiência, quanto a tecnologia para operacionalizar o benefício – explica Dora.

As prefeituras de Bom Jardim e Carmo abriram postos de cadastramento em suas sedes, mas o benefício também pode ser solicitado nos postos de atendimento da Setrans e em outros 200 locais conveniados. Os endereços estão disponíveis no site www.valesocial.rj.gov.br

Até 2007, o programa beneficiava cerca de 25 mil pessoas e tinha mais de 22 mil pedidos em atraso - que levavam até um ano para serem expedidos. Com investimento em novos sistemas e pessoal capacitado, a Secretaria de Transportes reduziu para 30 dias o tempo médio de entrega do cartão, além de zerar as pendências. 

Além de Bom Jardim e Carmo, outros 32 municípios são conveniados ao programa: Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Japeri, Iguaba Grande, Itaboraí, Itaocara, Laje do Muriaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Miguel Pereira, Miracema, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paty do Alferes, Queimados, Rio Bonito, Rio das Flores, São Gonçalo, Sapucaia, Saquarema, Seropédica, Trajano de Moraes, Três Rios, Valença e Vassouras.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário