Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Nova espécie de primata ganha nome de professor do UNIFESO Teresópolis

O primatólogo Alcides Pissinatti com o professor André Martins, coordenador de Medicina Veterinária do UNIFESO: homenagem por sua contribuição à ciência e à preservação do patrimônio natural
Nova espécie de primata ganha nome de professor do UNIFESO

O primatólogo Alcides Pissinatti, professor do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), recebeu do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente uma homenagem por sua contribuição à ciência e à preservação do patrimônio natural. A cerimônia acorreu no dia 16 de setembro em Guapimirim (RJ), no Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ), instituição chefiada por Pissinatti e administrada pelo INEA. O local abriga 23 espécies e é a primeira instituição mundial voltada exclusivamente à preservação de primatas.

Durante o 25º Congresso Internacional de Primatologia, realizado em agosto no Vietnã, foi anunciada a descoberta de cinco novas espécies de primatas amazônicos, todas do gênero Pithecia (conhecido no Brasil como macaco-parauacu). Uma das espécies foi nomeada em homenagem ao professor Alcides Pissinatti (Pithecia pissinattii). O homenageado explicou que a quantidade conhecida de primatas no mundo corresponde a 77 gêneros e 689 espécies, sendo que no Brasil existem 19 gêneros e 145 espécies, o que faz do país aquele em que o maior número desses animais é encontrado. Segundo o professor, nos últimos 20 anos pelo menos 30 novas espécies foram descritas no Novo Mundo e outro tanto ou um pouco mais no Velho Mundo, em especial Madagascar, pátria dos prossímios (antiga subordem de primatas).

“O reconhecimento internacional e o meu nome sendo homenageado em nova espécie da Amazônia brasileira me trouxe grande alegria e honra, bem como para o UNIFESO e o curso de Medicina Veterinária. É um mérito extensivo a colegas e instituições que muito contribuíram para que pudéssemos desenvolver UM trabalho conservacionista importante para o País”, declarou o professor Pissinatti.

Para o professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO que acompanhou a cerimônia de homenagem no CPRJ, “trata-se do reconhecimento internacional dos valiosos trabalhos e contribuições prestadas pelo professor Pissinatti à conservação e recuperação dos primatas neotropicais, além de ser uma das maiores honrarias concedidas a um pesquisador da área”.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário