Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Novo trem nacional entra em operação nos ramais da SuperVia no Rio

Novo trem nacional entra em operação nos ramais da SuperVia no Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2014
Núcleo de Imprensa

Novo trem nacional entra em operação nos ramais da SuperVia

Veículo faz parte da modernização do sistema ferroviário

O último dos dez trens nacionais adquiridos pela concessionária SuperVia entrou em operação assistida nesta quarta-feira (15/10). A aquisição das composições faz parte das obrigações contratuais determinadas pelo Governo do Estado para a renovação da concessão. Após concluir a fase de testes, o novo trem começou a circular entre as estações Central do Brasil e Deodoro, das 10h às 15h. Em breve, ele passará a operar de acordo com a grade regular de viagens.

– Inicialmente a entrega destes trens estava prevista para o ano de 2020. Conseguimos adiantar este compromisso da concessionária em seis anos. Da mesma forma, estamos fazendo com os trens chineses. Dos 70 encomendados, 16 já foram entregues, e 12 já estão em operação nos ramais ferroviários – disse a secretária de Transportes, Tatiana Carius.

Os trens contam com ar-condicionado, passagem interna entre os carros, painéis de LED, circuito interno de câmeras e sistema de travamento de portas. Com as composições em operação, a SuperVia passa a oferecer mais 24 mil lugares aos usuários do serviço. 

– A SuperVia conta com um plano de investimentos de R$ 3,3 bilhões para transformarmos o trem do Rio em um meio de transporte cada vez melhor – afirmou o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.

A renovação da frota do sistema ferroviário foi iniciada em 2012, quando o Governo do Estado comprou o primeiro lote de 30 trens chineses, que já estão em circulação. Outras 70 composições da China, também encomendadas pelo Estado, tiveram o prazo de entrega antecipado e 12 delas já entraram em operação.

Mais conforto na viagem

Morador de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o comerciante Nelson da Costa utiliza os trens dos ramais de Gramacho e Saracuruna pelo menos três vezes na semana. Para ele, a renovação da frota vai trazer mais comodidade às viagens.

– Os novos trens são muito mais espaçosos e o ar-condicionado funciona perfeitamente. É importante investir, porque é um transporte utilizado por milhares de pessoas – disse Nelson.

Fotos: Clarice Castro
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário