Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Prefeitura apoia projeto artístico-cultural para Teresópolis

Secretário de Turismo Ronaldo Fialho com Carlos Alberto Botelho e Josiane Fonseca, idealizadores do projeto ‘Caminho em Artes’
Prefeitura apoia projeto artístico-cultural para Teresópolis
‘Caminho em Artes - O grito cultural da cidade’ terá participação do segmento artístico

Teresópolis, 21 de novembro de 2014 – Apresentado no último domingo, 16 de novembro, o projeto ‘Caminho em Artes - O grito cultural da cidade’, idealizado pelo paisagista e turismólogo Carlos Alberto Botelho, com a participação da artista plástica Josiane Fonseca. A iniciativa, que visa disponibilizar cultura e arte à população de forma democrática e com amplo e fácil acesso, tem o apoio da Prefeitura de Teresópolis, através das secretarias municipais de Cultura, de Turismo e de Educação.

Realizado no auditório do Hotel Athos, em Araras, o encontro contou com a presença do secretário de Turismo, Ronaldo Fialho, além de um grupo de pessoas do segmento artístico de Teresópolis. “Considero esta iniciativa da maior importância para o município e para população. Se temos a intenção de fazer de Teresópolis uma cidade mais interessante, com maior visibilidade, então toda ação espontânea da sociedade civil organizada na intenção de construir algo melhor para o município é sempre bem-vinda. Fico feliz com essa mobilização no interesse de produzir mais. Para mim, que faço parte da atual gestão municipal, é motivo de orgulho e alegria”, disse Fialho

De acordo com o idealizador do projeto, o paisagista e turismólogo Carlos Alberto Botelho, o ponto positivo do plano está no envolvimento da população com os turistas, aliado à divulgação das belezas naturais e da produção artística da cidade. “Esse projeto tem essa vocação, de fazer uma cidade feliz pela arte, e Teresópolis tem um grande talento para isso. A ideia é exatamente essa: integrar nossos artistas com as experiências de fora”, disse Botelho.

Para a artista plástica Regina Reis, o projeto vem ao encontro dos anseios da classe artística. “Acho fundamental, principalmente para a população local e os visitantes que vêm com mais frequência a Teresópolis, porque a arte em geral produz alegria nas pessoas, levando o espírito a um estágio mais feliz. O dinheiro vem como consequência, mas o que o artista gosta é de transmitir sentimento às pessoas. Isso é felicidade”, comentou a artista.
Lançamento do projeto reúne autoridades, parceiros e artistas

Caminho em Artes

Com a finalidade de levar cultura e arte para as ruas e espaços públicos, disseminando a formação cultural e artística, a iniciativa consiste na definição e institucionalização de um território, onde ruas, praças, pontes, residências, estabelecimentos comerciais e instituições estarão integrados a ele. Nessa área será promovido todo tipo de expressão cultural e artística, como música, dança, artes cênicas e visuais, literatura, pintura, cinema, fotografia, esculturas e outras.

O primeiro território demarcado, a princípio, é o bairro do Alto, com percurso começando pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, passando pela Galeria Mosaico das Artes, na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis e seguindo até o Centro Cultural Feso ProArte. Dali continuará até a Casa de Cultura Adolpho Bloch, chegando a Praça Dom Quixote, em Araras. No total, o trajeto tem aproximadamente 2,5km de extensão.

Todo o caminho será sinalizado por totens artísticos, com interferência paisagística, e pelo uso de um guarda-sol amarelo identificando o local de cada atividade do projeto. As apresentações artísticas acontecerão nos finais de semana, de acordo com calendário planejado mensalmente para o ano de 2015.

Além do apoio da Prefeitura, o projeto conta ainda com as parcerias do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, UERJ, Soarte, Academia Teresopolitana de Letras, Núcleo de Artes Visuais de Teresópolis e vários artistas de todos os segmentos.

As atividades do ‘Caminho em Artes’ terão inicio nos dias 29 e 30 de novembro, e nesta quarta-feira, 19, haverá uma apresentação do projeto para a sociedade, às 14h, no Centro de Informações Turísticas, no Soberbo.
Para a artista plástica Regina Reis, o projeto vem ao encontro dos anseios da classe artística

Texto- Gisele Barreto
Fotos – Marcelo Rosa
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário