Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Programa de Bibliotecas Parque será ampliado em 2015 no Estado do Rio

Programa de Bibliotecas Parque será ampliado em 2015  no Estado do Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Programa de Bibliotecas Parque será ampliado em 2015
Previsão é de que mais 15 unidades sejam construídas no Estado do Rio

O programa de Bibliotecas Parque, do Governo do Estado, será ampliado no ano que vem. Formada por unidades no centro do Rio, Manguinhos, Rocinha e Niterói, a rede passará a contar com 15 novas bibliotecas. A previsão é de que sejam inauguradas unidades no Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio, e em São Gonçalo. Está em estudo a implantação de bibliotecas em Caxias, Paraty, Cabo Frio, Vassouras, Teresópolis, Campos dos Goytacazes e Itaperuna.

Reinaugurada no centro do Rio em março, a Biblioteca Parque Estadual se prepara para entrar em 2015 como símbolo do espaço mais democrático de acesso gratuito à cultura do estado. A matriz do programa ocupa uma área de 15 mil metros quadrados e já atrai mil visitantes por dia. Em feriados, o número chega a 4 mil frequentadores. A unidade tem um acervo de mais de 200 mil livros, biblioteca infantil, 20 mil filmes, três milhões de músicas digitalizadas, além de contar com auditório, teatro e estúdio de música, que em breve será aberto ao público. 

O prédio abriu as portas pela primeira vez em 1873. Após uma ampla reforma e reestruturação do local, concluída este ano, a Secretaria de Cultura investiu R$ 71 milhões e deixou a cargo da Diretoria de Conteúdo e Programação a função de selecionar as atrações do espaço para estimular, não somente o acesso às artes, mas transformar a biblioteca em um espaço para formar e educar leitores.

- O legado da biblioteca é se transformar em um espaço de educação continuada para o cidadão fluminense. Na unidade do Centro, experimentamos metodologias para a programação das outras unidades - afirmou a diretora da Biblioteca Parque Estadual, Vera Saboya.

A universitária Taísa Nogueira já incluiu o espaço em sua rotina diária. A jovem aproveita os intervalos de almoço em seu estágio para explorar a biblioteca.

- Adoro a calmaria deste espaço para estudar, e o acervo é ótimo. Estou esperando as férias para curtir mais as atrações - disse a estudante.

Unidade de Niterói atrai 400 leitores por dia

Reformada e transformada em Biblioteca Parque há dois anos, a sede da Biblioteca Pública de Niterói também trabalha a programação com foco em ampliar o acesso à informação nos diversos suportes. Com atrações diversas, o principal objetivo é atrair novos leitores. A média diária de visitação é de 400 pessoas. 

A nova atração em Niterói é o I Seminário de Histórias em Quadrinhos, que vai mexer com o imaginário do público apaixonado pelo gênero até sexta-feira (28/11). O evento contará com a participação de cosplays, terá mesas de debates, palestras e uma oficina infantil. 

- A Biblioteca Pública de Niterói era um espaço onde o leitor não tinha contato direto com livros. Agora, o novo conceito é de total acesso às informações. Toda a programação é para dinamizar o acervo - explicou a diretora do local, Claudia Ricci. 

Situada em um prédio histórico e tombado pelo Inepac (Instituição Estadual do Patrimônio Cultural), no centro da cidade, a unidade conta com um acervo de cerca de 60 mil itens, incluindo livros, jornais, DVDs, músicas digitalizadas e equipamentos em Braile.

Foto de Natasha Montier
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário