Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

São Pedro da Aldeia RJ ganha primeira usina de biogás do país

São Pedro da Aldeia RJ ganha primeira usina de biogás do país
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 09 de novembro de 2014
Núcleo de Imprensa

São Pedro da Aldeia ganha primeira usina de biogás do país
Previsão é de que empreendimento entre em operação comercial este mês

O município de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, ganhou a primeira usina de biogás do país. Integrante do programa Rio Capital da Energia, do Governo do Estado, a Usina de Tratamento de Biogás do Aterro Dois Arcos está prevista para entrar em operação comercial este mês. O empreendimento contou com investimentos de R$ 18 milhões.

A estimativa é de que a produção diária seja de 6 mil metros cúbicos de gás e, em oito anos, o volume suba para 20 mil metros cúbicos. Por ano, serão cinco milhões de metros cúbicos de biogás purificado. A produção inicial diária da nova usina conseguirá, por exemplo, abastecer o equivalente a 375 carros com Gás Natural Veicular (GNV) ou dois postos de GNV.

- A nova usina trará expressivo ganho ao meio ambiente, evitando o lançamento de cerca de 470 mil toneladas de dióxido de carbono até 2020. Com isso, poderão ser gerados créditos de carbono que serão emitidos pela Organização das Nações Unidas - disse a coordenadora do programa Rio Capital da Energia, Maria Paula Martins. 

O Aterro Dois Arcos existe desde 2008 e processa em torno de 600 toneladas de lixo diariamente, provenientes de São Pedro da Aldeia, Búzios, Iguaba Grande, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Araruama. Com o novo empreendimento, o lixo armazenado no aterro será transformado em gás natural renovável e está em negociação para ser comprado e distribuído pela CEG (Companhia Estadual de Gás).

- O lixo que fica nos aterros naturalmente já se transforma em biogás. Com a tecnologia de ponta usada na nova planta de purificação, este material será captado e encaminhado para a usina, onde será processado, transformando-se em gás natural renovável - explicou o diretor da GNR Dois Arcos Valorização de Biogás, Marcio Schittini.

Está prevista ainda a construção de um gasoduto de quatro quilômetros.

Eficiência energética no Rio

O Rio Capital da Energia completou o terceiro ano de existência com quase o dobro de projetos lançados em 2012.

O número de iniciativas visando à eficiência energética, inovação tecnológica e energia verde passou de 34 para 65 em dois anos. Onze ações já foram finalizadas. No total, estão sendo investidos R$ 2,2 bilhões em projetos.

Iniciativas como o Maracanã Solar – sistema de geração e utilização de energia solar já lançada em parceria com empresas privadas – e o GT Veículos Elétricos, grupo que estuda a instalação de uma fábrica de carros elétricos, estão entre os beneficiados.

Outra novidade é o Atlas Solar do Rio, que vai revelar o potencial de geração solar do estado. Já o projeto Búzios Cidade Inteligente pretende transformar a cidade em referência de sustentabilidade.

Fotos de Salvador Scofano
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário