Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Vale Social chega aos municípios da Região Serrana

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Vale Social chega aos municípios da Região Serrana

Estado amplia benefício de gratuidade nos transportes a deficientes físicos e doentes crônicos

Bom Jardim, Carmo e Petrópolis são os mais novos municípios beneficiados com o Vale Social, programa do Governo do Estado, que garante isenção de passagem nos transportes públicos intermunicipais a deficientes e doentes crônicos. A vantagem da unificação do benefício é que, desta forma, o usuário poderá utilizar o mesmo cartão para os deslocamentos dentro de sua cidade, assim como em viagens para outros municípios. A partir do convênio, o Estado fica responsável pela elaboração e viabilização do cartão, assim como pelas perícias médicas.

- Os convênios desoneram os municípios e agregam facilidades à vida de quem mais precisa. Todas as cidades fluminenses podem aderir. Nossa meta é atingir o máximo possível de parceiros, para atender a todas as pessoas que se enquadrem no perfil de beneficiário - disse a secretária de Transportes, Tatiana Carius.

Atualmente, 34 municípios têm convênio com o programa, que favorece mais de 128 mil pessoas. Aos portadores de necessidades especiais são concedidas 60 viagens mensais em cada modal, com validade mínima de dois anos – caso a deficiência seja temporária – ou quatro anos, se a lesão for permanente. Pacientes crônicos tratados em instituições conveniadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) têm direito a entre 10 e 60 viagens por mês, nos modais utilizados para o deslocamento entre a residência e o local de tratamento, com validade de um a quatro anos.

Segundo a coordenadora do programa, Dora Nadja Pereira, o objetivo da parceria é dar suporte para que as prefeituras possam realizar todo o procedimento necessário à concessão da gratuidade.

- A partir do convênio, a Secretaria de Transportes disponibiliza tanto a equipe médica, responsável pela perícia que atesta a doença ou deficiência, quanto a tecnologia para operacionalizar o benefício - explicou Dora.

As prefeituras de Bom Jardim e Carmo abriram postos de cadastramento em suas sedes, mas o benefício também pode ser solicitado nos postos de atendimento da secretaria e em outros 200 locais conveniados. Os endereços estão disponíveis no site www.valesocial.rj.gov.br. Em Petrópolis, o benefício começa a valer a partir do dia 1º de dezembro.

Com investimento em novos sistemas e pessoal capacitado, a Secretaria de Transportes reduziu para 30 dias o tempo médio de entrega do cartão, além de zerar as pendências.

Hospitais estaduais investem em mutirões de cirurgias

Duas unidades de referência oferecem procedimentos de média e alta complexidade

O Estado está investindo em mutirões de cirurgias para atender às demandas da população fluminense. Nos dias 22 e 23 deste mês, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, localizado em Paraíba do Sul, realiza a segunda fase do 15º mutirão de cirurgias. Quinze pacientes serão beneficiados com operações de joelho. Outros 15 já passaram pelo procedimento nos dias 8 e 9 deste mês

Desde junho do ano passado, o Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, na Zona norte do Rio, também vem realizando mutirões cirúrgicos em diversas especialidades. Já foram cinco edições nas áreas de cirurgia geral, ortopedia e otoplastia (correção da chamada orelha de abano).

Primeiro hospital especializado no atendimento de ortopedia e traumatologia da rede estadual do Rio de Janeiro, o Dona Lindu, referência em cirurgias de alta e média complexidade, realiza mutirões desde 2012 a fim de zerar a fila por procedimentos no estado. Cirurgias de mão, ombro, pé e quadril já beneficiaram 420 pacientes.

- Em dois anos, já são centenas de pacientes favorecidos por meio destes mutirões. Isto mostra nosso compromisso com a qualidade e eficiência do serviço de saúde pública que prestamos. Temos muito orgulho de fazer parte deste trabalho, que permite a redução das filas de espera e muda a vida das pessoas que passam pelo nosso hospital - disse o diretor-executivo da unidade, Artur Hummel.

Já o Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada para atendimento exclusivamente pediátrico referenciado. A unidade realiza cirurgias de média e alta complexidade, além de tratamento do câncer, em crianças de zero a 19 anos.

- Os mutirões realizados no Hospital da Criança são iniciativas fundamentais para a saúde dos pacientes. Em um esforço concentrado, médicos das especialidades envolvidas na unidade e funcionários agilizam os procedimentos e fazem com que os pacientes da fila de espera possam ter o seu problema resolvido com qualidade e segurança. É, sem dúvida, mais qualidade de vida para a população - afirmou o diretor-médico do hospital, Jason Guida.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário