Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Batalhão de Choque treina com a polícia francesa no Rio

Batalhão de Choque treina com a polícia francesa no Rio
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Batalhão de Choque treina com a polícia francesa
Curso é especializado no monitoramento e controle de multidões

Em preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar participaram, ontem, de treinamento com agentes da Companhia Republicana de Segurança da Polícia Nacional da França, especializada no monitoramento e controle de multidões.

Trinta e dois policiais militares receberam instruções práticas e teóricas sobre técnicas de resistência passiva. Outro grupo de 32 PMs também passou pelo treinamento, que tem duração de uma semana. A ideia é que os 64 militares atuem como agentes multiplicadores de conhecimento na unidade.

- Esse intercâmbio é muito importante para que a gente tenha acesso a novos conhecimentos e tecnologias no monitoramento de grandes multidões. A Polícia da França tem um grande know-how no assunto, e como o Rio sediará as Olimpíadas em 2016, a preparação é essencial, pois agrega conhecimento para as ações - explicou o comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Fabio Souza.

O agente da Companhia Republicana de Segurança da França, Stephane Morisot, destacou que o intercâmbio entre os países já acontece desde 2009, e que a especialização contribui para a preparação dos policiais fluminenses para grandes eventos.

- A Polícia da França já trabalha em parceria com o Estado do Rio há cinco anos, e nesse período, já fizemos treinamentos especiais por conta da Jornada Mundial da Juventude e da Copa do Mundo. É um prazer trocar experiências com a Polícia do Rio - afirmou Morisot.

Além do Choque, outras unidades da PM – como os batalhões de Policiamento em Grandes Eventos e de Policiamento em Áreas Turísticas e as unidades que atuam em áreas próximas a estádios – também já receberam treinamento especial.

Foto: Clarice Castro
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário