Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Estado do Rio promove seminário inédito sobre políticas de acolhimento a dependentes químicos

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2014
Núcleo de Imprensa

Estado promove seminário inédito sobre políticas de acolhimento a dependentes químicos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Prevenção à Dependência Química, realiza, nesta sexta-feira (12/12), o 1º Seminário Internacional para debater a atual situação da rede de assistência ao dependente químico. O evento ‘Políticas Públicas sobre drogas: um trabalho em rede’ terá início às 9h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado.

Gestores públicos, pesquisadores, psicólogos, assistentes sociais e representantes da sociedade civil estarão reunidos no evento para avaliar as formas de tratamento e a performance da rede de atenção psicossocial para usuários e dependentes nos municípios fluminenses. Com base em pesquisas recentes sobre o consumo de drogas e as vagas existentes nos equipamentos públicos, será possível articular propostas para incentivar políticas públicas sobre o tema.

O seminário receberá a pesquisadora portuguesa Paula Vale de Andrade, fundadora da Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa, integrante do Conselho europeu Drugs Policy Advisory Training, e uma das referências em prevenção e implantação de ‘consultórios de rua’ na Europa.

Os interessados em participar do seminário ‘Políticas Públicas sobre drogas: um trabalho em rede’ podem fazer as inscrições, gratuitamente, no site da Secretaria de Prevenção à Dependência Química (www.rj.gov.br/web/sepredeq/). Outras informações sobre a programação estão no blog seminariointernacionalsepredeq.wordpress.com.

Ações da Secretaria de Prevenção à Dependência Química

A Secretaria de Prevenção à Dependência Química foi criada em fevereiro de 2013 com o objetivo de promover a redução do consumo de entorpecentes. Com sua equipe técnica, a Secretaria monitora, fiscaliza e regula equipamentos como os CARES’s (Centros de Acolhimento Regionalizados) e CT´s (Comunidades Terapêuticas) contratadas pelo Governo do Estado e/ou Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas), do Ministério da Justiça.

Atualmente, estão em funcionamento cinco CARE’S, dois na capital (Campo Grande e Santa Cruz), um em Nova Iguaçu, um em Cachoeiras de Macacu e um em Casimiro de Abreu. Além disso, a Secretaria mantém contrato com outras cinco entidades, num total de 165 vagas de acolhimento, com previsão de chegar a sete até o final de 2014.

Por meio de parcerias com o Detran-RJ, a Secretaria de Trabalho e Renda, e a Defensoria Pública, a Secretaria de Prevenção à Dependência Química realiza ainda o programa Ação Cidadã, promovendo a emissão de documentos a acolhidos e seus familiares, com ofertas de cursos de capacitação.

Em dezembro, será inaugurada a primeira Unidade Modelo de Acolhimento (UMA) em Valença, equipamento regionalizado que passa a ser referência no acolhimento de dependentes químicos no estado.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário