Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

Cerom ( Centro Educacional Roger Malhardes de Teresópolis ) recebe inauguração oficial do projeto Jogando Pro Futuro

Cerom ( Centro Educacional Roger Malhardes de Teresópolis ) recebe inauguração oficial do projeto Jogando Pro Futuro
Cerom recebe inauguração oficial do projeto Jogando Pro Futuro

Teresópolis, 31 de março de 2014 - A equipe multidisciplinar da Instituição do Homem Novo (IHN) e os educadores do Centro Educacional Roger Malhardes (CEROM) realizam na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, às 18h, a inauguração oficial do projeto Jogando Pro Futuro. Durante o evento, haverá uma partida amistosa de futsal entre o time do CEROM e um time convidado da Instituição.

Este é um projeto idealizado pela Instituição do Homem Novo, patrocinado pelo programa Football For Hope da FIFA e apoiado pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação. Conta com atividades direcionadas, como oficinas educativas, para os adolescentes entre 12 e 17 anos, alunos da unidade de ensino que participam do Jogando Pro Futuro.

As aulas de futsal do projeto começaram no dia 17 de fevereiro, com duas turmas de 24 alunos cada. As atividades acontecem às segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 20h30, no CEROM, que fica na Rua São Pedro s/n, no bairro São Pedro.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Programa Bolsa Família em Teresópolis atualiza dados dos beneficiários a partir de 1º de abril

TERESOPOLIS
Programa Bolsa Família atualiza dados dos beneficiários
Atendimento começa nesta terça, dia 1º, pelo Caleme

Teresópolis, 31 de março de 2014 – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social dá início em abril às ações de atualização de dados e de verificação do cumprimento das condicionalidades das famílias inscritas no Programa Bolsa Família. O atendimento começa nesta terça-feira, dia 1º de abril, pelo bairro do Caleme, e acontecerá das 9h às 16h, na Escola Municipal José Gonçalves da Silva.

O objetivo é confirmar se os beneficiários estão cumprindo as exigências nas áreas social e de saúde, determinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. Para tanto, haverá pesagem das crianças entre 0 e 6 anos, bem como das mães e gestantes.

Para atualização dos dados, é necessário que o responsável familiar apresente a seguinte documentação, original e cópia: CPF, título de eleitor, carteira de identidade e carteira de trabalho (de todos os maiores de 18 anos, certidão de nascimento e declaração escolar (de todos os menores de 18 anos) e comprovante de residência atual (conta de luz, água, telefone). Se a carteira de trabalho for assinada, é preciso apresentar cópias da página do contrato e da alteração de salário e/ou contracheque atual. Caso a carteira não seja assinada, deve ser levada cópia de declaração de renda autônoma, prestação de serviço e renda, ajuda financeira ou pensão alimentícia. Se a pessoa receber pensão ou aposentadoria do INSS, deve ser apresentada cópia do extrato bancário.

Para facilitar a vida da clientela, foi montado um cronograma, com equipes de atendimento em escolas, postos de saúde e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Confira o cronograma de atendimento no mês de abril:

DIAS
HORARIO
LOCAL
BAIRROS
01/04, terça
9h às 16h
Escola José Gonçalves da Silva (Estrada Bom Jardim, s/nº)Caleme
10/04, quinta
9h às 16h
CRAS São Pedro
(R. Fileuterpe, 845)
São Pedro, Morro do Tiro, Pimentel,
Perpétuo,
Funcionários e Granja Primor
15/04, terça
9h às 16h
Escola Laura da Conceição Damásio
(Estrada Teresópolis-Friburgo, Vale Alpino)
Vale Alpino, Imbiú
29/04, terça
9h às 16h
PSF Fonte Santa
(Estrada da Fonte Santa, 1448)
Fonte Santa, Quinta Lebrão,
Fischer, Prata


Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis faz abordagem social e recolhe pessoas em situação de rua

Com o objetivo de ressocialização e reintegração familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis tem intensificado operações de abordagem social à população em situação de rua
Prefeitura faz abordagem social e recolhe pessoas em situação de rua

Teresópolis, 31 de março de 2014 - Com o objetivo de ressocialização e reintegração familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Social tem intensificado operações de abordagem social à população em situação de rua nos lugares de maior concentração do município. Na noite da última sexta-feira, 28, uma equipe técnica do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com apoio da Guarda Municipal, percorreu os bairros do Alto, Vale do Paraíso e Várzea, nas praças da Matriz de Santa Teresa e Olímpica. Ao final da operação, três pessoas foram receptivas à entrevista, aceitaram o acolhimento e foram encaminhadas para o abrigo municipal.

O trabalho consiste em uma conversa de cunho convincente, onde eles são convidados a passar a noite no Abrigo Municipal Dr. Sergio Fernandes, mantido pela Associação Beneficente Sopão, com colaboração da Prefeitura, situado no Bom Retiro. A ação é realizada de segunda à sexta, a partir das 22h, sempre em conjunto com a Guarda Municipal.

“A ideia é dar um ordenamento maior a cidade e atender a população de rua que precisa de ajuda, mas só é recolhido quem quer. A maioria já nos conhece e aceita, sem resistência, o acolhimento. Alguns deles, inclusive, pedem tratamento de saúde e são encaminhados aos serviços especializados da rede pública”, comentou a coordenadora do CREAS, Maria Patrícia Falcão da Silva.

O serviço de abordagem social realiza atendimentos sociais aos moradores de rua de forma periódica e programada, não se tratando de ação de recolhimento e sim de reinserção sociofamiliar. O serviço é realizado com ou sem denúncias, seguindo diretrizes da legislação vigente. Após atendimentos sociais em quantidades necessárias, e aceitando a abordagem, os indivíduos são acolhidos no abrigo ou levados para as suas residências; e se não forem de Teresópolis, são encaminhados para o município de origem.

Texto – Gisele Barreto
Fotos - Ascom
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Relatos de estudantes de Medicina do UNIFESO Teresópolis são premiados em Mostra Nacional de Saúde

Os estudantes João Pedro e Pedro Henrique com o Ministro da Saúde Arthur Chioro – formado pelo UNIFESO – na Mostra de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família
Relatos de estudantes de Medicina do UNIFESO são premiados em Mostra Nacional de Saúde

Estudantes e professores do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) participaram e tiveram trabalhos premiados na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil, sendo considerado um dos maiores encontros na área de Saúde do país. A mostra aconteceu entre os dias 12 e 15 de março, em Brasília.

A professora Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, da Assessoria de Desenvolvimento de Projetos Institucionais (ADPI) atuou como curadora do evento, na condição de apoio para as experiências inscritas. “Foram mais de 10 mil participantes e pude vivenciar a grandeza que é o SUS”, comemorou a professora. Os relatos “Mais voz, mais saúde: experiência da estratégia Saúde da Família com rádio comunitária”, apresentado pela estudante Bruna Bruno; e “Vivência de um estudante de Medicina na Atenção Básica teresopolitana”, apresentado pelo estudante Pedro Henrique de Oliveira, ficaram entre os cem relatos premiados da IV Mostra, num total de quatro mil trabalhos.

O relato do estudante Pedro foi fruto do projeto intitulado “Assunção: responsabilizando e cuidando das famílias, crianças e adolescentes moradoras da área de cobertura da UBSF Sítio Assunção – Teresópolis – RJ”, que um grupo de estudantes do UNIFESO desenvolveu a partir da necessidade que sentiram em promover a melhoria das condições de vida e de saúde em localidades de Teresópolis. Entre os que desenvolveram o trabalho, o estudante João Pedro Carvalho explicou que “a tragédia de janeiro de 2011 afetou os moradores destas localidades e trouxe marcas na vida de crianças e adolescentes, que tiveram seus lares atingidos e perderam amigos e parentes. A nossa proposta é reconstruir os pilares da cidadania para eles, a partir do desenvolvimento de ações que promovam a responsabilidade de todos na melhoria da qualidade de vida e de saúde”. João também participou da mostra em Brasília, quando aproveitou a oportunidade para compartilhar experiências com profissionais e estudantes de diversas estados do país.

Ainda em Brasília, no dia 14 de março, Pedro Henrique participou da “Renovação da Política Nacional de Promoção e Prevenção à Saúde” como representante dos estudantes da Região Sudeste, a convite do Ministério da Saúde. “A partir do trabalho que iniciamos no Sítio Assunção fiz a proposta para que estudantes aproveitem mais os espaços e momentos oportunizados durante a prática da graduação. Daí vi a necessidade de criar a Liga de Atenção Básica. Trocar experiências com muitos profissionais da área e da construção do SUS foi muito enriquecedor”, observou o estudante. No dia 15 de março, dentro da programação da IV Mostra, ele falou sobre a sua experiência na atenção básica, “que foi a minha motivação para fundar a liga. Contei sobre a fundação da liga e as atividades promovidas na instituição”.

O próximo compromisso de Pedro e João será no 11º Congresso da Rede Unida, um evento de abrangência internacional a ser realizado em Fortaleza de 10 a 13 de abril, quando vão novamente compartilhar suas experiências da graduação no UNIFESO.

Fonte:Unifeso Clipping (Jornalismo)

sexta-feira, 28 de março de 2014

Secretaria de Cultura de Teresópolis lança projeto Memória Municipal

Na Casa de Cultura, o Secretário Wanderley Peres falou sobre o projeto Memória Municipal
Secretaria de Cultura lança projeto Memória Municipal
Memorial O Guarani e Lei de Tombamento estão entre as ações

Na noite desta quinta-feira, 27 de março, foi realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch o lançamento do projeto Memória Municipal. Composto por diversas e amplas ações a serem realizadas a curto, médio e longo prazo, o projeto visa o resgate e a preservação adequada da memória e da história de Teresópolis. 

O Memória Municipal é composto basicamente por quatro projetos: o memorial O Guarani, a ser construído na Cascata do Imbuí, marcando em definitivo a referência a Teresópolis feita no livro do escritor José de Alencar; o projeto Memória Digital, que vai disponibilizar em formato digital os livros da história local guardados no acervo do Patrimônio Histórico de Teresópolis; a definição dos sítios arqueológicos de Teresópolis, a fim de definir os bens de interesse público para tombamento; e, finalmente, a Lei de Tombamento Municipal, cuja proposta está em fase de avaliação na Procuradoria Municipal, de onde seguirá para aprovação do Prefeito Arlei Rosa e, na sequência, para aprovação e discussão com a sociedade na Câmara Municipal. 

Com projeto gráfico do designer Ricardo Guarilha, o memorial O Guarani tem como objetivo criar um marco na Cascata do Imbuí, com menções ao livro homônimo e um tributo a seu autor, o escritor José de Alencar. A partir de estudos do Secretário de Cultura, Wanderley Peres, e da equipe do Patrimônio Histórico, ficou constatado que Teresópolis e a Serra dos Órgãos são retratadas de forma fiel por Alencar no conhecido romance. “Daí a ideia de um memorial, que deixe registrado este episódio, criando um motivo a mais para a visitação à Cascata do Imbuí”, explica Wanderley Peres, lembrando que a construção do memorial já está garantida e ficará a cargo do Inea, que aprovou a ideia e incluirá o monumento no projeto Rios da Serra – que visa a revitalização das margens dos rios Paquequer e Príncipe, atingidos por conta da tragédia natural de 12 de janeiro de 2011. 

O projeto Memória Digital já está em fase de implantação e consiste na disponibilização do acervo do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis de forma digitalizada. Por enquanto, serão disponibilizados para consulta na Casa da Memória Arthur Dalmasso cerca de 200 livros e 50 revistas, incluindo livros sobre a história de Teresópolis, antologias da Academia Teresopolitana de Letras e obras de escritores teresopolitanos, como Osíris Rahal, João Oscar, Arthur Dalmasso e Gastão Neves, entre outros. 

Além do terminal na Casa da Memória, outros dois serão disponibilizados no Centro Cultural Bernardo Monteverde e ainda na nova sede da Biblioteca Municipal Antônio Capanema de Souza, em Agriões. Mas, a ideia é que, a longo prazo, e após a digitalização de todo o acervo referente a Teresópolis, o conteúdo seja disponibilizado também nas principais escolas do município. 

O terceiro item do projeto Memória Municipal é o estudo e a definição dos sítios arqueológicos de Teresópolis, como casarões, igrejas, escolas e prédios históricos. A ideia é identificar todas as edificações e classificá-las como ‘bens de interesse histórico’. Será uma espécie de filtro, um primeiro passo para um futuro tombamento, dependendo do interesse do município e do proprietário. “É como gerar um alerta para motivar a própria sociedade. Temos inúmeros prédios que merecem ser preservados e até tombados e nem mesmo necessitam de desapropriação por já serem públicos, como o Colégio Hygino da Silveira. Mas, tudo isso depende de estudos, do contexto, do estado de conservação e do interesse público”, explica Wanderley. 

Finalmente, o quarto item do projeto é a criação da Lei de Tombamento Municipal. Iniciativa do próprio Secretário, com auxílio do Subsecretário Arnaldo Almeida, e apreciação da Promotora Pública Anaíza Malhardes, o texto da lei vem sendo estudado há um ano, tendo como base leis de tombamento funcionais e aplicadas em outros municípios. O processo para a criação da lei está em fase de conclusão e logo chegará às mãos do prefeito Arlei Rosa para avaliação, seguindo então para aprovação pela Câmara Municipal. A lei definirá as regras de tombamento, questões fundamentais como os critérios para escolha dos bens, os tipos de tombamento, se há real interesse público e histórico e ainda os benefícios e vantagens para o proprietário. “Com a lei, acaba o tombar por tombar, sem a devida justificativa e responsabilização. Ficarão protegidos os proprietários e os bens, em um processo legítimo e que realmente seja interessante para a preservação da memória do município”, finaliza o Secretário. 

Presente à apresentação do Memória Municipal, a diretora do Casarão José Francisco Lippi – Museu de Venda Nova, Regina Furtado, aprovou o projeto. “Um conjunto de ações relevantes e importantes para a cidade. Adorei. Estou ansiosa para ver o resultado na prática e já começarei na semana que vem, conhecendo o projeto Memória Digital”, comentou.

Foto de Roberto Ferreira 
Texto- Georgia Jahara
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Principais notícias de Teresopolis - Resumo dos releases da semana

TERESOPOLIS
Resumo dos releases da semana

Prefeitura inicia a remodelação da Praça Olímpica-Funcionários da empresa contratada pela Prefeitura, através de licitação, já estão isolando a área para iniciar as obras de remodelação da Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea. A intervenção é realizada com recursos próprios da Prefeitura. A planta prevê novo piso, sistema de drenagem, reforma dos banheiros públicos e novas quadras esportivas com academia ao ar livre.

Teresópolis recebe vans do Governo do Estado para transporte de pacientes-O prefeito Arlei e o secretário de Saúde de Teresópolis, Carlos Otávio Sant’Anna, estiveram em Três Rios nesta quinta-feira, 27, para receber as duas vans, entregues ao município pelo Governo do Estado, para o transporte de pacientes. Cada veículo conta com 16 lugares e ar-condicionado. A verba utilizada para a compra tem origem em emenda parlamentar. As duas vans destinadas a Teresópolis vão entrar em circulação assim que o Detran liberar a documentação.

CBF inaugura novo Centro de Treinamento em Teresópolis-Nesta quarta-feira, 26, o prefeito Arlei participou da inauguração do novo Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Futebol, na Granja Comary, em Teresópolis. Arlei descerrou a placa junto com o presidente da CBF, José Marin. Remodelado e modernizado, o espaço vai abrigar a seleção durante a Copa do Mundo. A Seleção Brasileira chega a Teresópolis no dia 26 de maio e permanece até o fim do Mundial, trazendo consigo turistas e profissionais da imprensa de diversas partes do mundo.

Prédios do Tribunal de Justiça já estão com a Prefeitura-Já estão em posse da Prefeitura de Teresópolis os dois prédios onde funcionavam o Fórum, na Várzea, e o Juizado da Infância, Juventude e Idoso, em Agriões. A cessão de uso dos imóveis cumpre acordo firmado com o Tribunal de Justiça devido a Prefeitura ter cedido parte do terreno, ao lado do Paço Municipal, para a construção do novo Fórum do município. A Prefeitura vai instalar nos prédios cedidos, prioritariamente, algumas das secretarias municipais que funcionam em imóveis alugados, o que vai gerar grande economia para os cofres públicos.

Biblioteca Municipal em novo endereço nos próximos dias-Em breve, a Biblioteca Municipal estará instalada no andar térreo do prédio onde funcionava o Fórum do Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso, em Agriões. De acordo com o secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos, a estimativa é de que a mudança aconteça na primeira quinzena de abril. No mesmo local também serão instalados a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação que, atualmente, funcionam em imóveis alugados.

Teresópolis se prepara para receber Copa Rio de Janeiro de Ciclismo-Representantes da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro e do Instituto Faça Esporte e Cultura estiveram na Prefeitura nesta quinta, 27, para acertar detalhes do evento Copa Rio de Janeiro de Ciclismo. A prova, que acontece pela primeira vez em Teresópolis, está prevista para o dia 13 de abril, com a participação em torno de 300 atletas. A Copa Rio faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo e é uma das disputas mais importantes do calendário esportivo.

Serviços Públicos limpa e asfalta 800 metros de rua-A Secretaria de Serviços Públicos realizou uma série de ações de manutenção nos bairros. Entre elas, o asfaltamento da Rua Manoel Gonzalez, em Paineiras, acima do Posto Bibi. Medindo aproximadamente um quilômetro, toda a via está sendo asfaltada pela Prefeitura. Limpeza de praças e vias públicas e reparos de galerias pluviais foram outras ações realizadas durante a semana.

Programa Bolsa Família atualiza dados dos beneficiários-A Secretaria de Desenvolvimento Social dá início em abril às ações de atualização de dados e de verificação do cumprimento das condicionalidades das famílias inscritas no Programa Bolsa Família. Para facilitar a vida da clientela, foi montado um cronograma, com equipes de atendimento em escolas, postos de saúde e nos Centros de Referência de Assistência Social. Na próxima terça, dia 1º de abril, o atendimento será realizado na Escola José Gonçalves da Silva, no Caleme, das 9h às 16h.

Prefeitura, Unifeso e ONG de proteção animal combatem a leptospirose-Uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis, o Unifeso e a Sociedade Mundial de Proteção Animal promoveu no dia 23 de março, na Beira Linha, uma ação preventiva contra aLeptospirose. Na oportunidade, cerca de 200 cães foram vacinados contra a doença, que é transmitida pelo rato e pode contaminar e matar humanos. O local foi escolhido por indicação do Setor de Zoonoses da Prefeitura por ser uma área baixa, próxima ao rio e sujeita a ocorrências da doença.

Teresópolis/PMT joga mais uma rodada pelo Campeonato Rio Futsal-Neste sábado, 29, todas as categorias de base do Teresópolis/PMT voltam a entrar em quadra pelo Campeonato Carioca da Rio Futsal. Dessa vez, a garotada da serra enfrenta o Marã Tênis Clube. A partida acontece no Ginásio Poliesportivo Pedro Jahara, o Pedrão, na Várzea, a partir das 9h, com entrada franca.

Ação Mulher movimentou Bonsucesso-No dia 22, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Bonsucesso, no 3º Distrito, recebeu o projeto Ação Mulher. As atividades aconteceram na Praça Samuel Macário e na Escola Municipal Francisco Maria Dallia, ambos construídos pelo governo do prefeito Arlei. Por iniciativa da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, a população local aproveitou serviços de beleza e saúde, participou de aulão de ginástica e conheceu o artesanato produzido pela mulher teresopolitana. Houve ainda show do Grupo Bico Seco, atração oferecida pelo Grêmio Musical Paquequer.

Divulgada a lista dos beneficiados com o Auxílio Transporte-A Secretaria de Desenvolvimento Social disponibiliza, desde quinta-feira, 27, em sua sede, na Av. Alberto Torres, 1.148, no Alto, a lista dos beneficiados com o Auxílio Transporte para moradores que estudam fora do município. O candidato não contemplado pode recorrer do resultado até a próxima segunda, 31 de março. O resultado final será divulgado através de Diário Oficial e afixado na seda da Secretaria. Mais informações pelo telefone (21) 2742-3080.

Basquete de Teresópolis é campeão do JAI-No dia 22 de março, o basquete feminino de Teresópolis conquistou a medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior 2013. O basquete, representado pelas jogadoras da Faculdade Universo de São Gonçalo, se sagrou campeão da competição, após vencer a equipe de Nilópolis. Agora, as meninas se preparam para participar dos Jogos Abertos Brasileiros, em maio, tentando levar o esporte de Teresópolis à conquista de mais um campeonato.

Exposição Mulheres na História faz sucesso-Após temporada na Praça Balthasar da Silveira, por conta das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, a versão itinerante da Exposição Mulheres na História chega às escolas do município. Desde a semana passada, a mostra pode ser vista no Colégio Estadual Hygino da Silveira, na Várzea, e tem feito sucesso entre os alunos. Elaborada pela Secretaria de Cultura, a exposição conta com 10 paineis explicativos, com textos e imagens, contando a trajetória da mulher desde a pré-história até os tempos modernos.

Jogo beneficente reúne ‘Amigos do Bebeto’ e veteranos de Teresópolis-No dia 22 de março, ex-craques, convidados do ex-jogador e atual deputado estadual Bebeto, fizeram um jogo beneficente contra os veteranos de Teresópolis. A partida, que terminou em 3 a 1 para os ‘Amigos do Bebeto’, aconteceu no Várzea Futebol Clube e arrecadou cerca de 400 quilos de alimentos. O jogo marcou o lançamento do projeto ‘Embala Rio, Futebol Solidário’ em Teresópolis. Os alimentos arrecadados foram encaminhados para a Secretaria de Desenvolvimento Social para serem entregues a instituições da cidade.

Ação no Dia do Circo movimenta o centro da cidade-Palhaços, malabaristas, pernas de pau, acrobatas e muita alegria. Foi neste clima que a Secretaria de Cultura, em parceria com a Cia Circonflexo e o Grupo Pirueta, comemorou o Dia Nacional do Circo nesta quinta-feira, 27 de março. A ação, que contou com seis momentos de intervenção ao longo do dia, movimentou a Praça Balthasar da Silveira, no centro da cidade, com a presença de artistas e grande público. A atividade teve o patrocínio do Teresópolis Shopping Center, Perfumaria Irene, BomBom, Padaria Império, Hotel Vilanova e Restaurante Sobradinho.

CREAS faz programação em comemoração à Páscoa-Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) preparou uma programação de atividades socioeducativas em comemoração à Páscoa. O objetivo é aproveitar o tema pascal para promover a integração das famílias e indivíduos atendidos pelo serviço. No dia 11 de abril, a ação acontecerá na Associação Beneficente Sopão, no Bom Retiro, e no dia 15, as atividades serão realizadas na sede do CREAS, no bairro São Pedro.

Educação faz convênio com o programa SESI Cozinha Brasil-A Secretaria Municipal de Educação assinou convênio para a realização do programa SESI Cozinha Brasil em Teresópolis. Trata-se de uma das ações de responsabilidade social do Sistema Firjan que tem como objetivo promover a alimentação saudável e o aproveitamento integral dos alimentos, por meio de aulas teóricas e práticas, evitando o desperdício. O público-alvo é formado pelos profissionais que trabalham na produção da merenda escolar. Eles participarão de um curso no mês de julho, receberão certificado, kit didático e livro de receitas.

Teresópolis participa de Encontro Nacional de Municípios em Brasília-Com o objetivo de debater a agenda das cidades brasileiras para 2014, os subsecretários de Meio Ambiente de Teresópolis participaram na última semana, em Brasília, do “Encontro Nacional de Municípios – Desafios e Possibilidades para 2014”. O evento foi realizado pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM), que está abrindo um canal de diálogo entre municípios e Governo Federal para apresentar as demandas de 2014 e obter informações sobre os investimentos e projetos da União.

Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Remodelação da Praça Olímpica de Teresópolis

Prefeitura de Teresópolis inicia a remodelação da Praça Olímpica
Prefeitura inicia a remodelação da Praça Olímpica
Revitalização inclui ampliação do CIT, reforma dos banheiros, novas quadras e academia ao ar livre

Teresópolis, 28 de março de 2014 – Já começaram as obras de remodelação da Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea. Funcionários da empresa contratada pela Prefeitura, através de licitação, já estão executando os trabalhos iniciais de isolamento da área. A intervenção é realizada com recursos próprios da Prefeitura.

A iniciativa do prefeito Arlei visa a revitalização do centro urbano, bem como a preparação de Teresópolis para melhor receber o fluxo de visitantes que a cidade começa a receber por conta da preparação da Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo de 2014.

Elaborada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas, a planta de reformulação da Praça Olímpica prevê uma repaginação total do espaço público, com novo piso, sistema de drenagem, ampliação do prédio onde funcionam o Centro de Informações Turísticas e o Centro de Internet Comunitária e reforma dos banheiros públicos. Novas quadras esportivas com academia ao ar livre e tratamento paisagístico são outros serviços a serem executados.
Trabalhos iniciais para a obra de remodelação da Praça Olímpica já tiveram início

“Estamos trabalhando para melhorar a cidade e a qualidade de vida do cidadão de forma definitiva, além de preparar a cidade para esse período da Copa”, destacou o prefeito Arlei, lembrando que outra obra que está em andamento é a de construção do Centro Municipal de Diálise, na Tijuca, para atender os pacientes que fazem tratamento renal. O recapeamento da Avenida Delfim Moreira é outra intervenção que já passou por processo licitatório.

Fotos  – crédito para Jeferson Hermida
Fonte- Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Ação no Dia Nacional do Circo movimenta o centro da cidade de Teresópolis

A apresentação contou com grande público, formado por crianças e também por adultos
Ação no Dia Nacional do Circo movimenta o centro da cidade

Teresópolis, 27 de março de 2014 - Palhaços, malabaristas, pernas de pau, acrobatas e muita alegria. Foi neste clima que a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Cia Circonflexo e o Grupo Pirueta, comemorou o Dia Nacional do Circo, nesta quinta-feira, 27 de março. A ação, que contou com seis momentos de intervenção ao longo do dia, movimentou a Praça Balthasar da Silveira, no centro da cidade, com a presença de diversos artistas e grande público.

O evento contou com diversas atividades. Pela manhã, foram realizadas oficinas de malabarismo, confecção de malabares e equilibrismo, incluindo a técnica do slack line, que despertou o interesse de muitas crianças. Já na parte da tarde, a movimentação ficou ainda mais intensa com o cortejo de artistas, que agitou a população na Praça Balthasar da Silveira e na Calçada da Fama. Logo depois, foram realizados espetáculos circenses, com números diversificados, utilizando cones, claves e até fogo, exibições de acrobacia com o uso de tecidos e, é claro, muita palhaçaria, transformando a praça em um grande picadeiro.

Participaram da apresentação os artistas Ivo Bernardo, Ozair Furtado, Nara Zeitune, Trupe da Paçoca, Olavo’s Circus, Cecília Viegas e Larissa Cordeiro (de Guapimirim), Thiago Hausen, Fernando Bulhões (Palhaço Peninha), Grêmio Musical Paquequer e o Coletivo de Circo Serrano. As alunas do curso de balé da Casa de Cultura Adolpho Bloch tiveram participação especial, sob o comando da professora Rafaela Ribeiro. Após o evento, os artistas se reuniram na Casa da Memória Arthur Dalmasso para um bate-papo e troca de experiências.

Alunos de diversas escolas estiveram presentes e aproveitaram as atrações, com as crianças do pré-escolar e do 2º ano da Escola Municipal Governador Portela, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), Escola Municipal Lino Oroña e ainda da Associação de Síndrome de Down (Assind), entre outras instituições. Aluna da Escola Governador Portela, Iara Carlos Noé, de nove anos, gostou da festa. “Foi tudo muito legal, especialmente o malabarista”, disse a menina, referindo-se ao artista circense Ivo Bernardo. Além das crianças, muitos adultos também se interessaram e curtiram o espetáculo, dando boas risadas.

“A atividade circense está entre as mais antigas formas de expressão cultural e continua a surpreender o público com sua magia e alegria. No Dia Nacional do Circo, esta foi a forma encontrada por todos nós para homenagear estes genuínos e grandes artistas. E o que é melhor: com a presença do ‘respeitável público’, que se divertiu a valer”, comemorou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

A ação pelo Dia Nacional do Circo foi coordenada pelos artistas Nara Zeitune e Ivo Bernardo e teve o patrocínio do Teresópolis Shopping Center, Perfumaria Irene, BomBom, Padaria Império, Hotel Vilanova e Restaurante Sobradinho.
 Entre as muitas atividades, as acrobacias de Cecília Viegas chamaram a atenção da plateia

Texto: Geórgea Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis se prepara para receber Copa Rio de Janeiro de Ciclismo

 Representantes da Fecierj e do Instituto Faça Esporte e Cultura se reuniram nesta quinta, 27, com secretários do governo municipal para acertar detalhes do evento Copa Rio de Janeiro de Ciclismo
Teresópolis se prepara para receber Copa Rio de Janeiro de Ciclismo
Prova pontua para o ranking nacional e classifica para o Tour do Rio

Teresópolis, 27 de março de 2014 – Representantes da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro (Fecierj) e do Instituto Faça Esporte e Cultura estiveram na Prefeitura nesta quinta-feira, 27, para acertarem detalhes do evento Copa Rio de Janeiro de Ciclismo. A prova, que acontece pela primeira vez em Teresópolis, está prevista para o dia 13 de abril, com a participação de 300 atletas aproximadamente. 

O encontro reuniu os secretários de Governo, Leonardo Vasconcellos, de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, de Turismo, Ronaldo Fialho, e de Administração, José Carlos Cunha. A Procuradora do Município, Rosilda Barbosa, também participou da reunião. 

A Copa Rio faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e é uma das disputas mais importantes do calendário esportivo. O circuito pontua para o ranking nacional do 1º ao 15º lugares de cada categoria. Também é considerado um dos principais caminhos para a classificação de equipes para o Tour do Rio, maior evento de ciclismo da América Latina, e que inclui Teresópolis no percurso pelo quarto ano consecutivo. 

Para o secretário de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira, o momento é bastante propício para os eventos esportivos. “Teresópolis está em evidência com a Copa do Mundo e a inauguração do Centro de Treinamento da CBF, além do jogo Amigos do Bebeto, que aconteceu na última semana. Agora teremos esses dois grandes eventos ciclísticos na cidade. Tudo isso é importante para o município que, além de ganhar visibilidade nacional e internacional, incentiva à prática do esporte pelos nossos jovens”, comentou Carlinhos. 

Segundo o secretario de Turismo, Ronaldo Fialho, os eventos movimentam a economia e o turismo da cidade. “Na verdade, toda a cidade ganha muito com esses eventos. O turismo e a agricultura são as vocações mais fortes que a cidade apresenta e isto tem que ser evidenciado na prática. Hoje o turismo esportivo está em alta, e Teresópolis vem sendo contemplada de várias formas. Além de estabelecer um ciclo de crescimento para a economia, o município ganha uma identidade ainda mais saudável”, argumentou o secretário. 

O produtor executivo do Instituto Faça, Leo Périco, ressaltou a boa parceria entre a organização dos eventos e a Prefeitura de Teresópolis. “Em função da boa parceria que, há três anos, mantemos com a Prefeitura, sempre disposta a ajudar inclusive com hospedagem e alimentação, decidimos contar mais uma vez com o apoio dessa casa e o caloroso acolhimento com que a população recebe os atletas”, disse. 

De acordo com o vice-presidente da Fecierj, Arhtur Castro, Teresópolis foi escolhida pelos seus atrativos turísticos naturais e ótima estrutura para atender os atletas locais. “Queríamos fazer uma prova de circuito dentro da Região Serrana para atender os atletas daqui que sempre estão viajando para participar de competições em outros lugares. E como a cidade já acolhe, muito bem, o Tour do Rio, resolvemos trazer para Teresópolis mais uma importante etapa do esporte nacional”, explicou Arthur. 

Com largada e chegada no pátio da Prefeitura, o evento terá inicio às 8h do dia 13, com circuito pela Reta. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e todos que completarem a prova serão agraciados com medalhas de participação. 

Mais informações sobre a Copa Rio de Janeiro de Ciclismo podem ser obtidas através do site www.fecierj.org.br.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marcos Esteves
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Teresópolis recebe do Governo do Estado vans para transporte de pacientes

 Prefeito Arlei entre o vice-governador Pezão e o governador Sérgio Cabral em Três Rios
Teresópolis recebe do Governo do Estado vans para transporte de pacientes

Teresópolis, 27 de março de 2014 – O prefeito Arlei e o secretário de Saúde de Teresópolis, Carlos Otávio Sant’Anna, estiveram em Três Rios nesta quinta-feira, 27, para receber as duas vans, entregues ao município pelo Governo do Estado, para o transporte de pacientes.

O governador Sérgio Cabral, acompanhado pelo vice-governador Luiz Fernando Pezão, e o secretário estadual de Saúde, Marcos Musafir, entregou as primeiras 21 vans de um total de 180 que serão utilizadas para o transporte de pacientes em tratamento em 91 municípios. Outras 37 serão entregues nesta sexta-feira, dia 28.

As comitivas estadual e dos municípios contemplados foram recebidas pelo prefeito de Três Rios, Vinicius Farah, e o secretário municipal de Saúde, Luiz Alberto Barbosa.

“Mais uma vez Teresópolis é atendida pelo Governo do Estado, permitindo melhorias no atendimento à população”, agradeceu o prefeito Arlei. “Desta forma melhoramos a qualidade dos veículos que transportam nossos pacientes para tratamento fora do município, aumentando o seu conforto e segurança e oferecendo atendimento mais humanizado”, completou o secretário de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna.

Cada veículo conta com 16 lugares e ar-condicionado e custou R$ 98.894,02, totalizando R$ 17.801.103,60 em investimentos do Governo Estadual. A verba utilizada para a compra tem origem em emenda parlamentar.

As duas vans destinadas a Teresópolis vão entrar em circulação assim que o Detran liberar a documentação.
Já estão em Teresópolis as duas vans entregues pelo Governo Estadual nesta quinta-feira em solenidade realizada em Três Rios

Fotos – crédito para Marcos Antônio Nogueira
Fonte-Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quinta-feira, 27 de março de 2014

Exposição Mulheres na História faz sucesso no Colégio Hygino da Silveira de Teresópolis

A exposição Mulheres na História está exposta na entrada do Colégio Estadual Hygino da Silveira
Exposição Mulheres na História faz sucesso no Colégio Hygino da Silveira

Teresópolis, 27 de março de 2014 - Após temporada na Praça Balthasar da Silveira, por conta das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, a versão itinerante da Exposição Mulheres na História chega agora às escolas do município. Desde a semana passada, a mostra, que narra a trajetória das mulheres ao longo do tempo, pode ser vista no Colégio Estadual Hygino da Silveira, na Várzea, e tem feito sucesso entre os alunos.

“A proposta de criar a versão itinerante é justamente para facilitar o acesso do público às informações, permitindo que a mostra seja vista pelo maior número possível de pessoas. Começamos pela Praça Balthasar da Silveira e agora chegamos ao Hygino da Silveira, onde professores e alunos poderão explorar o conteúdo. Outras escolas também receberão a mostra dependendo apenas da demonstração do interesse”, comentou o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

No Hygino da Silveira, diversas turmas já viram de perto e observaram atentamente a exposição, entre elas, a turma do 2º ano do Ensino Médio do turno da tarde. Orientados pela professora de literatura Nathalia França, os alunos puderam conhecer melhor a evolução da mulher ao longo dos anos e, a partir daí, aplicar as informações ao conteúdo da disciplina.

“O romantismo é um dos temas trabalhados no 2º ano e usei a exposição exatamente como ponto de partida para dar início ao conteúdo. Além disso, trabalhar a mulher dentro dos contextos históricos é importante para mostrar a transformação feminina. Uma exposição com esta, que apresenta o conteúdo de forma mais lúdica, sempre é interessante e facilita a aprendizagem”, comentou a professora.

A aluna Isabela Maia, de 17 anos, aprovou a mostra. “Achei ótimo. Uma exposição bem interessante e informativa. Eu já sabia de alguns dos fatos apresentados aqui, mas ver desta forma é sempre melhor e ajuda na assimilação”, elogiou.

Sobre a exposição

Elaborada pela Secretaria de Cultura, a partir de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, a mostra Mulheres na História fez sucesso em 2013 e agora foi remodelada, sendo apresentada em novo formato, mais amplo e itinerante.

Com design do coordenador de exposições, Ricardo Guarilha, a mostra conta com 10 paineis explicativos, com textos e imagens, contando a trajetória da mulher desde a pré-história até os tempos modernos. As dificuldades enfrentadas, as conquistas e os avanços nos mais diversos setores estão evidenciados na mostra. E, da mesma forma, são lembradas mulheres de renome internacional que tiveram destaque na história política e social do mundo, como Condoleezza Rice, Hillary Clinton, Coco Chanel, Margaret Thatcher e Dilma Roussef.

Sem deixar de lado a memória municipal, também estão retratadas as pioneiras, mulheres que tiveram destaque na história de Teresópolis, como a primeira vereadora, Madalena Rucker, a primeira prefeita, Afaf Ribeiro, e as primeiras secretárias de Cultura e de Educação do município.
Alunos do 2º ano do Ensino Médio observam atentamente a mostra

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Eleições Conselho e Fórum de Cultura de Teresópolis- 16 de abril 18h30 às 20h30

Fórum de Cultura de Teresópolis
CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA DE TERESÓPOLIS PARA ELEIÇÕES DOS REPRESENTANTES NO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA E ELEIÇÕES DOS COORDENADORES EXECUTIVOS DO FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA DE TERESÓPOLIS - RJ

A Comissão Eleitoral do Fórum Municipal de Cultura de Teresópolis, no uso de suas atribuições regulamentares, e em obediência ao Inciso III do Art. 4º do Regulamento Eleitoral, CONVOCA, por meio deste EDITAL, todos os membros inscritos no FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA DE TERESÓPOLIS (FMCT), incluindo os membros representantes das organizações culturais e da sociedade civil, bem como todas as pessoas físicas e jurídicas interessadas, para a Assembléia Geral Extraordinária do FMCT com o fim de ELEGER SEUS REPRESENTANTES PARA O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE TERESÓPOLIS E ELEGER A CHAPA PARA A COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA DE TERESÓPOLIS-RJ, ambas, para o biênio 2014/2015 a realizar-se na seguinte conformidade :

Data : 16 DE Abril de 2014 - quarta-feira
Horários: Início da votação às 18h30
Término da votação às 20h30, impreterivelmente.
Local: Casa da Memória, Praça Balthasar da Silveira, 91 -Várzea

Para participação:
  • Qualquer pessoa física e/ou jurídica que tiver seu nome na lista de aptos a votar
  • Ordem do Dia, obrigatoriamente nesta sequência:
  • Cada membro eleger até 5 (cinco) candidatos para o CONSELHO ;
  • Cada membro eleger 01 (uma) Chapa para a Coordenação Executiva do Fórum ;
  • Apuração dos Votos.
Teresópolis, 03 de Abril de 2014. 

_______________________________________

Comissão Eleitoral : Jeanette Botelho Cavalcanti de Albuquerque, Richela Silva Amaral, Fernando Mello e Tiago Branco de Castro

Fonte:FMCT

CBF inaugura novo Centro de Treinamento, em Teresópolis

José Maria Marin, acompanhado do prefeito Arlei, entrega chave do novo CT nas mãos do Felipão
CBF inaugura novo Centro de Treinamento, em Teresópolis
Prefeito Arlei descerrou a placa a lado do presidente da CBF, Jose Maria Marin

Teresópolis, 26 de março de 2014 – Nesta quarta-feira, 26, o prefeito Arlei participou da inauguração do novo Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Futebol, na Granja Comary, em Teresópolis. O descerramento da placa foi feito pelo prefeito Arlei e pelo presidente da CBF, José Maria Marin, acompanhado de sua esposa, Neusa Marin, e do vice-presidente da Confederação, Marco Polo Del Nero. Após dez meses de reforma, o novo CT será a casa da Seleção Brasileira durante o período da Copa do Mundo 2014.

Destacando a importância do centro para a cidade, o Prefeito Arlei falou sobre a relação do teresopolitano com a Seleção Brasileira. “Hoje é um dia que vai ficar na história de Teresópolis, pois a cidade estava com um vazio muito grande quando perdemos os treinos da seleção em 2009”, disse Arlei, lembrando que a Prefeitura já está se organizando para o período do Mundial. “Estamos com vários projetos que vão entrar em execução agora, como a reforma da Praça Olímpica e o recapeamento da Avenida Delfim Moreira e da Rua Prefeito Sebastião Teixeira, entre outras ações, para receber a seleção”, finalizou.
 Descerramento de placa marca inauguração do novo Centro de Treinamento, na Granja Comary
 Durante discurso, presidente Marin enfatizou a importância da sede em Teresópolis
CBF inaugura novo Centro de Treinamento, em Teresópolis
 Acompanhado do técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari, prefeito Arlei conheceu as dependências da Granja Comary
Em momento de descontração, prefeito Arlei e presidente Marin
 Na foto, Carlos Alberto Parreira, Roberto Dinamite, Felipão e Murtosa
Após o descerramento da placa, Marin discursou e enfatizou a importância da sede em Teresópolis, destacando o conforto, a segurança e a privacidade que o local oferece para os jogadores e comissão técnica. O presidente, agradeceu ao prefeito Arlei, e aos representantes do poder público, legislativo e judiciário presentes.

Na placa de inauguração estão os nomes do presidente da CBF, José Maria Marin, dos vice-presidentes Marco Polo Del Nero, Fernando José Macieira Sarney, Fábio Nogueira Marcel, Marcos Antônio Ferreira e Weber Magalhães, do secretário geral Julio Avelleda, dos diretores, do prefeito de Teresópolis, Arlei de Oliveira, do vice-prefeito, Marcio Catão, do presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Lopes, e de todos os presidentes antecessores desde a fundação da entidade.

Logo após seu discurso, o presidente Marin, em um gesto simbólico, entregou a chave do novo CT nas mãos do técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari, que, ao receber o objeto, chamou para si toda a responsabilidade da conquista do Mundial da FIFA.

“A responsabilidade já foi assumida, já nos foi dada. Agora, a responsabilidade é nossa. Nós temos que fazer nosso papel, atingir, assim, o que todos desejamos, que é ser campeão mundial”, enalteceu Felipão.

Novo Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Futebol

Após a cerimônia, o presidente da CBF, José Maria Marin, apresentou as áreas internas do novo Centro de Treinamento aos repórteres fotográficos e cinematográficos presentes. Durante o tour, sempre bem humorado, o mandatário mostrou todas as dependências à imprensa.

A nova estrutura conta com uma área aberta, onde uma pequena arquibancada foi restaurada. O espaço vai servir para abrigar a imprensa que acompanhará a preparação da Seleção. Nesta área, serão quatro campos de treinamento, com o mesmo tipo de grama dos estádios do Mundial.

O novo Centro de Treinamento conta ainda com piscina coberta, academia, restaurante, centro médico, salas de jogos e de fisioterapia, além de auditório e 39 suítes individuais à disposição dos jogadores e comissão técnica, com cama de casal, TV de última geração dispostas em um ambiente de completa privacidade. Ainda há uma área exclusiva para que os jogadores recebam parentes nas horas de folga.

Alexandre Gallo, treinador das categorias de base da Seleção, aprovou o novo centro de treinamento. “Ficamos extremamente honrados em poder participar de um local de excelência de trabalho e que, tecnicamente, possamos dar sequência e conforto para os atletas. Só temos a agradecer ao presidente por essa reforma. O Brasil ganha muito com isso”, declarou.

A Seleção Brasileira chega a Teresópolis no dia 26 de maio e permanece até o fim do Mundial 2014, trazendo consigo turistas e profissionais da imprensa de diversas partes do mundo.
O técnico da Seleção, Felipão, ao lado do prefeito Arlei, do vice-prefeito, Márcio Catão, do presidente da Câmara, Maurício Lopes, e do secretário municipal de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Oliveira
 Novo Centro de Treinamento oferece conforto, comodidade e lazer aos jogadores e comissão técnica
Texto: Heliny Quintanilha
Fotos: Marco Esteves e Jeferson Hermida
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Cultura planta árvores no Dia da Água realizado em Teresópolis

A funcionária Zélia Pereira e o secretário de Cultura, Wanderley Peres
Cultura planta árvores no Dia da Água
Mais de 100 mudas de árvores serão plantadas nas margens do Paquequer, em Araras

Teresópolis, 26 de março de 2014 - No sábado, 22 de março, foi comemorado o Dia Mundial da Água. Para marcar a data, a Prefeitura realizou ação de conscientização na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, com o plantio de mais de 100 mudas de árvores. Marcado para 10h, o plantio contou com a participação dos alunos dos cursos gratuitos oferecidos pela Secretaria de Cultura.

“Trata-se de uma ação de comemoração pelo Dia da Água, e ao mesmo tempo, de conscientização sobre a importância da mata ciliar para a natureza. Além disso, o plantio de árvores vai embelezar o entorno da Casa de Cultura e garantir o livre acesso do pedestre sobre a calçada, assim como aconteceu na Casa da Memória Arthur Dalmasso”, destaca o secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Durante a ação, foi realizado o plantio das árvores de diversas espécies cultivadas no Horto Municipal, contando com a participação da equipe de Parques e Jardins, chefiada pelo subsecretário Tião Corrêa. Nas margens do Rio Paquequer, no trecho que passa pelo local, serão plantadas mudas de angico, espatódea, ipês, paineiras, abacateiros, sibipirunas e pau-brasil, entre outras espécies apropriadas ao reflorestamento da mata ciliar - que protege a margem do rio. E, na calçada em frente à Casa de Cultura, serão plantadas mudas de resedá, dando prosseguimento ao trabalho de arborização da calçada, iniciado em 2 de março com o plantio das primeiras árvores.

Vale lembrar que, no fim de fevereiro, seis mudas de resedá também foram plantadas na calçada frontal da Casa da Memória Arthur Dalmasso, sede administrativa da Secretaria de Cultura, onde resedás nas cores branco, rosa e roxo já enfeitam o espaço. E assim como aconteceu na Casa da Memória, a primeira etapa do plantio na Casa de Cultura, no dia 2 de março, foi realizado por funcionários e professores da casa: Regina Tavares, Fernanda de Abreu, Rosa Cristina Mattos, Paulo Maurício Gomes, Zélia Pereira, Regina Lima e Geremias Cruz apadrinharam as árvores.

A ação deste sábado, 22, tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e integra a programação da Prefeitura em comemoração ao Dia Mundial da Água.
Fernanda de Abreu durante o plantio, acompanhada pelo secretário Wanderley Peres e Janaína Mavignier
Maurício Gomes realiza o plantio, com a ajuda da pequena Janaína Mavignier

Texto: Geórgia Jahara
Fotos: Roberto Ferreira
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

quarta-feira, 26 de março de 2014

Alunos da EJA e Mais Educação em Teresópolis participam da Rio Artes Manuais

Alunos e professores de Teresópolis participam do 8° Rio Artes Manuais
Alunos da EJA e Mais Educação participam da Rio Artes Manuais

Teresópolis, 26 de março de 2014 - No último sábado, 22, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do programa Mais Educação da Rede Municipal de Ensino participaram da oitava edição da feira Rio Artes Manuais. Voltado para profissionais e fornecedores que atuam no mercado de artesanato e trabalhos manuais, o evento teve como tema a Copa do Mundo. A feira contou com 50 expositores para um público de mais de 30 mil pessoas durante cinco dias. O grupo de Teresópolis participou de oficinas e entrou em contato com todas as novidades do setor.

“Acreditamos na escola que enriquece, transforma vidas, cria vínculos, traz alegria. Atividades como a de sábado proporcionam isso tudo e ainda trazem bons momentos, novas histórias e oportunidades para nossos estudantes e professores”, analisou a professora Ana Paula Coutinho, coordenadora da EJA nas escolas municipais.

Ao todo foram 68 pessoas, entre alunas, professoras e funcionárias dos quatro polos da Educação de Jovens e Adultos no município e participantes do programa Mais Educação. O sábado letivo também fez parte das comemorações do Dia da Mulher, proporcionando momentos de aprendizagem e confraternização.

“Sentimos durante todo o dia grande empolgação e alegria do grupo por estar participando desse momento. Ao retornar para Teresópolis, já estavam fazendo planos para o próximo passeio”, conta a professora Marcia Maria, coordenadora do Programa Mais Educação nas escolas da Rede Municipal.

O grupo teve a oportunidade de participar de várias oficinas de artesanato no sistema “faça e leve”, além de conhecer as mais novas técnicas e máquinas utilizadas na produção das peças artesanais. O evento aconteceu no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, e ofereceu mais de 25 mil vagas em diversos cursos e oficinas.
No Rio, o grupo de Teresópolis participou de diversas atividades e oficinas
Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Divulgação EJA
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis