Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Bope simula resgate no metrô para as Olimpíadas no Rio de Janeiro

Bope simula resgate no metrô para as Olimpíadas no Rio de Janeiro
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Bope simula resgate no metrô para as Olimpíadas

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizou, nestas terça e quinta-feiras (13 e 15/1), na Estação Estácio do Metrô do Rio, treinamentos com foco na segurança da população e dos turistas durante as Olimpíadas de 2016. Divididos em duas equipes, 60 homens da Unidade de Intervenção Tática (UIT) simularam o resgate de reféns.

Considerado um dos maiores especialistas em negociação de conflitos da polícia fluminense, o sargento do Bope Glebson Ferreira de Lima explicou que, em um primeiro momento, parte da equipe negocia com o sequestrador, enquanto os demais fazem o reconhecimento do local. Se houver necessidade, em seguida são utilizados equipamentos não-letais, como balas de borracha e gás lacrimogêneo. A entrada tática nos veículos de transporte público é a última etapa do processo de resgate.

- Desde 2000 o Bope troca conhecimentos com tropas especiais de todo o mundo. Os equipamentos que usamos são os mesmos. Treinamos mirando os grandes jogos, mas o nosso objetivo maior é salvar vidas - afirmou o sargento Glebson.

No treinamento, os agentes usam equipamento completo, como seria em uma situação real: colete, escudo, capacete, óculos protetor, máscara e armas modernas. A ação no metrô do Rio foi baseada em estudos de casos antigos nacionais ou internacionais, e no intercâmbio feito entre o Bope e polícias táticas de outros estados e países. 

Na próxima semana, os policiais do Bope participarão de um simpósio com policiais de operações especiais de todo o Brasil. Ainda este ano, haverá um intercâmbio com agentes da SWAT (polícia especializada) de Miami, nos Estados Unidos.

Fotos: Clarice Castro
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário