Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Feira Favela Criativa premiará 40 iniciativas culturais de comunidades do Rio

Feira Favela Criativa premiará 40 iniciativas culturais de comunidades do Rio
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de janeiro, 28 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Feira Favela Criativa premiará 40 iniciativas culturais de comunidades
Projeto busca capacitar jovens empreendedores e promover encontros com patrocinadores

Até amanhã, a sede do Rio Criativo, na Praça Onze, recebe 50 iniciativas culturais de comunidades do Rio de Janeiro, como parte da 1ª Feira Favela Criativa. O projeto – criado pela Secretaria de Cultura em parceria com Light, Programa de Eficiência Energética da ANEEL, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Ministério da Cultura – oferece recursos e capacitação a empreendedores culturais dos territórios populares, nas mais diversas áreas criativas, como moda, música, mídia comunitária, literatura, artes cênicas, audiovisual, pensamento e memória, turismo e gestão cultural.

A iniciativa recebeu mais de 100 inscrições. Destas, 50 foram pré-selecionadas e, ao final da feira, 40 serão premiadas.

- Daremos início a uma série de eventos que reunirão jovens empreendedores e empresas interessadas em patrocinar ações de comunidades do estado. O agente cultural da favela sabe como é difícil montar um projeto e obter recursos para realizá-lo e sabe das dificuldades de se chegar a um patrocinador. A Feira Favela Criativa vai ser fundamental nessa interlocução - disse a secretária de Cultura, Eva Doris Rosental.

Nos dois dias de evento, o público poderá participar de palestras, maratonas de consultorias com o Sebrae e encontros com patrocinadores, em que cada empreendedor terá até oito minutos para apresentar seu projeto.

- Sabemos que profissionais e alternativos, quando caminham juntos, geram negócios produtivos. Parabéns à organização desse programa transparente que visa a valorizar o trabalho feito por essas pessoas - afirmou Rita Paes, vice-diretora do RIOSOLIDARIO.

Atividades abertas ao público

Cada um dos 40 selecionados receberá R$ 50 mil da Light, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, para alavancar sua iniciativa, além de obter o selo Favela Criativa, uma chancela institucional a partir da qual o empreendimento passa contar com apoio técnico e operacional para seu desenvolvimento.

- Trabalho com um projeto no Andaraí, atendemos aproximadamente 120 crianças e jovens. Conseguir ser um dos selecionados nessa feira já é uma grande vitória, pois ganhamos visibilidade. Se sairmos daqui vencedores, com certeza o prêmio será revertido para a melhoria de nossa infraestrutura - explicou Fabio Batista, presidente do PoDe-C, Polo de Desenvolvimento Cultural do Andaraí.

A feira terá, ainda, atividades abertas ao público, como palestras, oficinas e shows de funk, bailes charme e samba, ao final de cada dia. Na abertura, a diretora de conteúdo do Instituto de Desenvolvimento e Gestão, Marta Porto, e o rapper Marcelo DuGhettu fizeram apresentação sobre Economia Criativa.

Foto: Bruno Itan
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário