Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Polo de Moda Íntima de Friburgo aposta no turismo para aquecer vendas

Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Polo de Moda Íntima de Friburgo aposta no turismo para aquecer vendas
Arranjo Produtivo Local da Região Serrana conta com apoio do Estado para se fortalecer

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda Íntima de Nova Friburgo conta com novidades para expandir o setor, que hoje emprega mais de 20 mil pessoas, direta e indiretamente. A ideia do Conselho da Moda é associar o segmento ao turismo da Região Serrana para atrair novos compradores.

Criado, inicialmente, em Nova Friburgo, o APL conta com 192 empresas e figura entre os segmentos que mais empregam no Estado do Rio de Janeiro. Fazem parte do arranjo, hoje, empresas dos municípios de Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Cantagalo, Sumidouro, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena.

- O APL existe para fortalecer pequenas e micro empresas. Juntas, elas têm mais força para enfrentar gargalos ou fazer compras de materiais com preço mais em conta. Mas, para isso, é preciso haver uma boa governança, feita com a interação de empresários do setor e instituições como o Governo do Estado, o Sebrae e a Firjan - explicou a subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o conjunto de atividades relacionadas ao setor vestuário, nesse arranjo, envolve mil confecções formais. No último levantamento, feito em 2013, havia 973 confecções de roupas íntimas registradas, o que representa 79% das existentes no estado.

- O que gera resultados são os planos de ação para atrair público. O governo tem participação importante, na medida em que oferece orientações e cursos de capacitação. No caso do Polo de Moda Íntima, o apoio à Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima foi indispensável para fortalecer o setor. O evento é uma vitrine - afirmou Dulce.

Este ano, o Conselho de Moda pretende buscar parcerias com empresas de ônibus da região e rede de hotéis e pousadas. A ideia é envelopar os bancos dos ônibus intermunicipais da região com anúncio do Polo de Moda Íntima, e colocar as mercadorias para serem vendidas nas lojinhas das pousadas.

- A cidade já se consolidou como um Polo de Moda Íntima há anos. Temos qualidade e preços diferenciados. Fidelizamos os clientes, mas a ideia é sempre ir atrás de novos compradores - disse Gabriela Portugal, gerente de uma loja que faz parte do APL, e atualmente conta com mais de cem funcionários.

A dona de casa Neuza Ribeiro, moradora de Duque Caxias, revela preferência pelos produtos do polo de Friburgo.

- As peças são bonitas, baratas e tem durabilidade - afirmou a dona de casa.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário