Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Revitalização da Praça do Suspiro aquece economia de Nova Friburgo RJ

Revitalização da Praça do Suspiro aquece economia de Nova Friburgo RJ
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 6 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Revitalização da Praça do Suspiro aquece economia de Nova Friburgo
Governo do Estado investe na recuperação da cidade serrana

O sobe e desce de turistas no tradicional teleférico da Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, é um bom termômetro que comprova que a cidade da Região Serrana está entre os principais atrativos fluminenses neste verão. Em junho do ano passado, o Governo do Estado concluiu as últimas obras de drenagem e contenção de encostas no entorno da área de lazer e reativou o principal ponto turístico do local. A revitalização da praça, atingida pelas chuvas de 2011, está aquecendo a economia na região.

As melhorias, realizadas pela Secretaria de Obras, acabaram com o risco de desabamentos nas encostas do local, além de eliminar todos os pontos de alagamento da praça, permitindo ainda a reabertura do teleférico, do anfiteatro e de espaços de lazer. Somente nessas intervenções foram investidos R$ 11,4 milhões.

– A Praça do Suspiro é uma área emblemática em Nova Friburgo. O espaço corresponde a um marco central, é um símbolo da cidade – afirmou o subsecretário extraordinário da Região Serrana, Ricardo Cabral.

Dono do teleférico, o empresário Rodolfo Acri confirma que, após a reinauguração da Praça do Suspiro, a cidade passou a receber mais visitantes.

– Nos últimos seis meses, desde a conclusão das obras da praça, o número de turistas aumentou. Muita gente passou a vir para Friburgo para conhecer o teleférico, ver a cidade em um ponto de vista diferente – disse Acri.

Moradora de Botafogo, a dona de casa Carmem Lúcia Ferreira aproveitou o verão para subir a Serra e conhecer o cartão-postal.

– Foi a primeira vez que andei em um teleférico. Adorei a experiência. A vista é linda – afirmou a dona de casa.

Para os comerciantes, a recuperação foi fundamental para movimentar os negócios.

– O comércio no entorno da praça está em seu melhor momento – disse o comerciante Gilberto Sader.
Tradicional teleférico da Praça do Suspiro, em Nova Friburgo RJ - região serrana do rio

Obras de contenção no município

O Governo do Estado, em parceria com a União, investiu R$ 298,5 milhões em 53 obras de contenção de encostas em Friburgo, que foi o município mais atingido por deslizamentos em 2011. Já foram feitas 42 obras de contenções em pontos mais críticos e emblemáticos da cidade, como a Praça do Suspiro; outras oito estão em andamento; e mais três serão iniciadas no início deste ano, com previsão de entrega no primeiro semestre.

Foram concluídas obras de contenção de encostas nas localidades do Centro; nas ruas Carlos Éboli e Alm. Barroso; no Colégio Miosótis; na Praça do Suspiro; na Rua Dr. Henrique Braune Tingly; Rua Cristina Ziedi; no Clube dos 50; Duas Pedras; no Jardim Ouro Preto (Matacão); na Alameda Eduardo Guinle; no Parque das Flores; na Granja do Céu; na Rua Alexandre; e no Anfiteatro. Ainda foram feitas drenagem na Praça do Suspiro, na Rua São Jorge, no Jardim Califórnia e na Chácara do Paraíso.

Estão em execução obras de contenção e reflorestamento nos bairros Jardinlândia; São Jorge; Floresta; Córrego Dantas; Duas Pedras/Lazareto; Jardim Califórnia II; Jardinlândia II; e Subida Belmonte.

Fotos: Marcelo Horn
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário