Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

SEASDH pretende convocar movimentos sociais para gestão colaborativa no Rio

SEASDH pretende convocar movimentos sociais para gestão colaborativa no Rio
Governo do Estado do Rio de Janeiro 
Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 2015
Núcleo de Imprensa

SEASDH pretende convocar movimentos sociais para gestão colaborativa - Nova secretária afirma que vai priorizar políticas de acessibilidade e de atenção aos direitos das crianças e dos adolescentes

A nova secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado, Teresa Cristina Cosentino, afirmou, nesta segunda-feira (12/1), que vai realizar uma gestão participativa. Uma das primeiras medidas da pasta estadual será a criação de um plano de ação que contará com a colaboração de representantes de movimentos sociais e de pessoas ligadas à temática dos Direitos Humanos. Em evento realizado na sede da secretaria, no prédio da Central do Brasil, a gestora foi apresentada a funcionários e membros de entidades. A nova secretária também empossou seus subsecretários.

- Esta será uma gestão colaborativa. Os movimentos sociais, a Alerj e as pessoas que trabalham com estes temas serão convocados para que possamos fazer um plano de ação conjunta que dê conta da complexidade da pasta estadual – afirmou a secretária.

Ainda de acordo com Teresa Cristina Cosentino, a política para pessoas com deficiência será um dos temas discutidos em curto prazo, já que a cidade do Rio de Janeiro sediará uma Paraolimpíada em 2016.

- Temos que dotar este estado e, especialmente, a capital fluminense de equipamentos e de uma política para pessoas com deficiência. Pretendo já em fevereiro traçar um plano em parceria com a Prefeitura para termos toda a parte cultural e esportiva absolutamente acessível. E não só para cadeirantes, mas também para deficientes visuais, auditivos, para todo o tipo de portadores de deficiência. Esta será uma pauta de curtíssimo prazo – explicou Teresa Cristina.

Criado pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) com o objetivo de executar ações de proteção a este público nos grandes eventos, o Comitê de Proteção Integral para Megaeventos Esportivos também será uma das prioridades da pasta neste primeiro semestre de 2015.

- Vamos incrementar, em um curto prazo, o comitê infantil para os grandes eventos, que reúne membros do governo e da sociedade civil. Além disso, queremos chamar os municípios e apresentar a eles mais conteúdo em relação às políticas de Assistência Social – disse a secretária. 

Ex-presidente da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), Teresa Cristina Cosentino afirmou também que vai intensificar o serviço SOS Crianças Desaparecidas.

- A FIA tem como missão o fortalecimento da promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes e um dos programas é o SOS Crianças Desaparecidas, que será intensificado neste verão, porque as crianças acabam ficando em ambientes de multidão como praias, locais turísticos. É um programa de muito êxito, que serviu de parâmetro para todo o Brasil, tendo 85% de taxa de sucesso em encontrar crianças desaparecidas no Estado do Rio de Janeiro - concluiu. 

Fotos: Salvador Scofano
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário