Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

​Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber o Pronatec Cultura

Marcos fez a apresentação cursos Pronatec na Casa de Cultura dia 22-12-14
​Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber o Pronatec Cultura - Cursos começam na próxima segunda-feira, 12

Teresópolis, 7 de janeiro de 2015 - Tem início na próxima segunda-feira, 12 de janeiro, as aulas dos dois cursos do Pronatec na área cultural que serão realizados em Teresópolis. As aulas para assistente de produção cultural e auxiliar de conservação de acervos acontecerão na Casa da Memória Arthur Dalmasso e no Centro Cultural Bernardo Monteverde. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Cultura de Teresópolis e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Teresópolis é a primeira cidade da Região Serrana a receber cursos profissionalizantes do Pronatec, programa do Ministério da Educação (MEC), na área cultural.

Serão atendidos de forma imediata 60 alunos, 30 na turma de assistente de produção cultural e outros 30 na turma de auxiliar de conservação de acervos. Devido a algumas desistências, ainda há cinco vagas disponíveis para o curso de conservação de acervos.

Quem estiver interessado, deve efetuar sua inscrição online, através do site http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro, até esta sexta-feira, dia 9 de janeiro. Mas, atenção! Além da inscrição online, é preciso também que o participante se dirija à sede da Secretaria de Cultura (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro), até sexta, das 13h às 17h, onde preencherá a ficha de inscrição e apresentará os documentos necessários: original e cópia do CPF; documento de Identidade (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista); comprovante de residência; atestado de reservista (para homens); título de eleitor (para maiores de 18 anos); comprovante de escolaridade; e certidão de nascimento ou casamento.

O candidato deverá ainda apresentar o número da Identidade Social (NIS), caso possua, e laudo médico, caso seja portador de necessidades especiais. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (21) 99404-7933 (Nara Zeitune).

“Esta é, sem dúvida, uma das grandes conquistas na área da cultura em Teresópolis. Sempre apostamos na aprendizagem e na capacitação como fator fundamental para o desenvolvimento dos cidadãos, a exemplo dos cursos gratuitos que a Secretaria de Cultura oferece anualmente. Agora, a partir da parceria firmada com o IFRJ, teremos condições de nos aprimorar, oferecendo cursos com a chancela do Pronatec e que com certeza muito vão contribuir para a formação de profissionais qualificados em nossa cidade”, comemora o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.

Os cursos serão gratuitos, com duração aproximada de pouco mais de três meses. As aulas serão realizadas na Casa da Memória Arthur Dalmasso e no Centro Cultural Bernardo Monteverde e cada aluno receberá ainda auxílio de custo no valor R$ 12,00/dia, além de uniforme. Os cursos terão carga-horária de 160 e 200 horas, divididas em três aulas por semana, com duração de quatro horas cada.

A iniciativa é uma realização do MEC, através do Pronatec e do IFRJ, em parceria com o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura.

Descrição dos cursos:

Auxiliar de Conservação de Acervos: Exerce cuidados básicos de conservação preventiva de acervos bibliográficos e filmográficos, bem como a confecção de materiais para acondicionamento para guarda de livros, além de discutir técnicas de conservação de materiais bibliográficos e elaborar formatos de acondicionamento de livros.

Assistente de Produção Cultural: Auxilia na implementação de projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, ópera, exposições e outros), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia.

Curso
Local
Dias
Horários
Duração
Auxiliar de Conservação de Acervos
Casa da Memória Arthur Dalmasso
Segundas, quartas e sextas
14h às 18h
200 horas
Assistente de Produção Cultural
Centro Cultural Bernardo Monteverde
Segundas, terças e quartas
18h às 21h
160 horas

Texto: Geórgia Jahara
Fonte:Assessoria de Comunicação de Teresópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário