Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Centro operacional monitora abastecimento no Estado do Rio

Centro operacional monitora abastecimento no Estado do Rio
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 11 de fevereiro
Núcleo de Imprensa

Centro operacional monitora abastecimento

No local, técnicos controlam informações como níveis de reservatórios e qualidade da água

Instalado desde 2012 na sede da Cedae, na Cidade Nova, o Centro de Controle Operacional (CCO) é responsável por monitorar as operações de todo o sistema de adução – tubulação para transporte da água dos pontos de captação até as Estações de Tratamento de Água (ETAs) e destas até os reservatórios de distribuição – do Grande Rio. No local, engenheiros e técnicos controlam, através de softwares de última geração, informações como níveis de reservatórios, qualidade da água, vazão e variação de tensão elétrica. Tudo isso à distância e em tempo real por meio de telemetria.

- A tecnologia que temos no CCO nos ajuda muito na tomada de decisões, possibilitando que, através das informações obtidas, consigamos operar o sistema com mais qualidade e agilidade. É possível, por exemplo, saber a pressão de alguma adutora sem a necessidade de mandar uma equipe até lá - explicou o diretor de Produção e Grandes Operações da Cedae, Edes Fernandes.

Funcionando 24 horas, o CCO permite que as equipes detectem rapidamente vazamentos nas tubulações e quaisquer anomalias no abastecimento. Com isso, consegue-se diminuir as perdas de água, equilibrando a produção e distribuição do recurso com mais eficiência. O centro dispõe ainda de uma sala de crise, espaço onde gestores e operadores se reúnem no caso de algum problema de abastecimento.

- Com todos os dirigentes concentrados neste prédio, as tomadas de decisão são mais rápidas, evitando o desabastecimento de água para a população. Aqui, também podemos oferecer maior segurança operacional. Conseguimos, por exemplo, abrir e fechar válvulas de algumas das principais adutoras da região do Grande Rio, já que são acionadas por telecomando. O controle do abastecimento é mais seguro e eficaz - disse Fernandes.

O CCO também mantém comunicação constante com a ETA Guandu, maior estação de tratamento de água do mundo, trocando informações importantes para a boa manutenção do abastecimento no estado.

Tecnologia de ponta - Além da utilização de um software americano, em sua versão mais moderna, o CCO é equipado com videowall, uma tela capaz de disponibilizar diferentes dados do sistema adutor, incluindo tabelas e gráficos, que são essenciais ao gerenciamento.

O videowall foi o primeiro com essa moderna tecnologia montado no Brasil. Nele, é possível visualizar diversos sistemas de adução ao mesmo tempo. Já o software, que agrega as informações sobre o sistema, identifica qualquer mudança fora dos parâmetros autorizados e comunica aos operadores por meio do acionamento de um alarme.

Foto: Divulgação
Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário