Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Estado do Rio incentiva criação de novos núcleos de Defesa Civil

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 2015
Núcleo de Imprensa

Estado incentiva criação de novos núcleos de Defesa Civil
Regiões Serrana e Metropolitana, Costa Verde e Baixada estão incluídas na expansão do projeto

O Estado vai incentivar a criação de novos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Estas unidades reúnem voluntários que agem na implementação de ações para reduzir os riscos de desastres, além de organizar o apoio às vítimas em momentos de emergência.

Atualmente, existem 193 núcleos no estado. A previsão é a criação de novos Nudecs nos municípios da Região Serrana, da Baixada Fluminense, da Região Metropolitana e em Angra dos Reis, na Costa Verde. Estas áreas são consideradas as mais vulneráveis, segundo mapeamento feito pela Secretaria de Defesa Civil, em parceria com o Escritório de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia e a Organização Não-Governamental Care Brasil.

Participação comunitária

Segundo o coronel Marcelo Hess, da Superintendência Operacional da Secretaria de Defesa Civil, a ideia é ampliar o apoio emergencial em situações de desastre e intensificar a participação comunitária na prevenção de catástrofes em todo o Estado do Rio.

- Mapeamos as áreas que apresentam maior risco de desastres. Paralelamente a isso, estamos fazendo um trabalho de incentivo para que as comunidades se organizem e criem seus próprios Nudecs. É necessária a participação dos municípios e da população na prevenção de tragédias. É importante ter comunidades organizadas, que saibam como agir em situações de emergência - explicou o superintendente.

Capacitação de mais de 1,7 mil agentes comunitários

A Escola de Defesa Civil, organizada pelo Estado, já promoveu a capacitação de cerca de 1.764 agentes comunitários escolares e também contribuiu para a formação da primeira rede de Radioamadores do Rio de Janeiro.

- Vamos investir cada vez mais na preparação de agentes comunitários e trabalhar para aumentar o número de Nudecs nos municípios fluminenses. Queremos também criar multiplicadores, além de atuar com as Defesas Civis municipais para que elas acessem as comunidades de risco. Em 2014, a Escola de Defesa Civil ofereceu um curso específico para a formação de núcleos comunitários. Vamos abrir outras turmas este ano - afirmou o coronel Hess.

Atuação de voluntários

O projeto dos núcleos comunitários teve como inspiração a atuação de grupos de voluntários nos municípios serranos em 2011, após as fortes chuvas que afetaram a região. Na época, o envolvimento da comunidade – com o apoio da ONG Care Brasil – ajudou no mapeamento de locais seguros para abrigar vítimas e também na execução de atividades para diminuição de ameaças em calamidades.

Fonte:Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário